Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no texto I, responda as questões de 01 a 08.
Assinale a alternativa incorreta.
O verbo "passa" (L.2) está flexionado na 3ª pessoa do singular, do Presente do Indicativo e concorda com o "Ministério Público".
O verbo "foram" (L.20) é irregular e está flexionado na 3ª. pessoa do plural.
Em "o número de denúncias que chegam ao Ministério Público" (L. 14 e 15), o pronome destacado funciona como conjunção subordinativa.
Em "O lançamento da série de cartões será realizado" (L. 10 e 11), a forma verbal "será" concorda com a expressão "O lançamento".
O "que" (L. 13) é uma conjunção integrante.
Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à
tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e
discursivas do texto acima.
A conjunção "ou" (l.3) liga dois termos que se alternam sem se excluírem: "a do politicamente correto" e "como aspiração".Assinale a alternativa em que, passando a primeira estrofe para o discurso indireto, se encontre correção gramatical.
Ele perguntou quando seria que tantas almas duras haveriam de ficar bem puras.
Ele perguntou quando será que tantas almas duras haverão de ficar bem puras.
Ele perguntou quando era que tantas almas duras haviam de ficar bem puras.
Ele perguntou quando seria que tantas almas duras haviam de ficar bem puras.
Ele perguntou quando é que tantas almas duras haverão de ficar bem puras.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está clara e correta a redação da frase:
Nada se garante quanto a justiça, graças ao excesso de burocracia onde caracteriza-se o andamento dos processos.
Através de recursos baixos, evita-se que um notório corrupto se distingua de um homem honesto, embora a recíproca não seja verdadeira.
A reincidência do réu em atos de corrupção nada significou para o juiz, que se mostrou mais preocupado com minúcias técnicas do processo.
Tanto mais burocracia, quanto maior a possibilidade de que se ofereça entraves para um julgamento proveitoso e com isenção de um caso.
Pode ocorrer má-fé e oportunismo, nos casos aonde existem brechas para que esses venham a imperar, desde que a burocracia lhes facilite.
Ainda considerando o texto I, julgue o emprego do ponto-e-vírgula nos itens subseqüentes.
Quem conhece as regras de pontuação sabe que, com relação ao ponto-e-vírgula, poucos têm conhecimento para usá-lo; assim, e talvez por isso, são raros os que o fazem.
Assinale o trecho que apresenta erro na grafia de palavra.
O filme justiça mostra situações à beira da explosão, que de alguma maneira já conhecíamos por meio de filmes como Carandiru e O Prisioneiro da Grade de Ferro. O diferencial aqui é o acesso à intimidade de cinco casos específicos, flagrados no cenário ascéptico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Por intermédio deles, o filme tenta construir uma metonímia da sociedade brasileira, na qual a Justiça funcionaria como elemento de reafirmação de uma ordem social fundamentalmente injusta
Antes de mais nada, Maria Augusta desvenda um pequeno mundo solenemente ignorado pela grande maioria dos espectadores. A frieza do ambiente nas salas de audiência e o caráter altamente ritualístico dos procedimentos de interrogatório favorecem o método da diretora.
A câmera comporta-se como um olho neutro, fixo, quase ausente. Mas o uso de várias câmeras permite uma montagem que sublinha os jogos de olhares, as reações contidas, as dissimulações. E sobretudo a rigidez de um dispositivo em que o juiz todo-poderoso e o réu intimidado se confrontam sem qualquer sentido de proporção, ante o silêncio quase total dos demais circunstantes.
O diálogo impossível – porque na verdade não é buscado – ressalta a impessoalidade dos julgamentos em ritmo industrial. Os longos corredores do tribunal, imersos em sua típica iluminação indistinta, materializam o labirinto sem saída de um sistema penal alienado das condições do país. O que o filme consegue captar desse "teatro" absurdo é simplesmente admirável
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do período abaixo. O _________ de desconfiança fez com que o marido _________ em _________ a honestidade da esposa.
excesso – pusesse – xeque
excesso – puzesse – cheque
exceço – puzesse – xeque
exceço – pusesse – cheque
ecesso – pusesse – xeque
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização e das idéias do texto acima.
Para que o texto respeitasse completamente as normas da língua culta exigidas em um relatório, atestado ou ofício, o pronome átono em identificá-las (l.15) deveria ser empregado antes do verbo: Quem as identificar.
Em cada item marque o seqüenciador pertinente à lacuna correspondente no texto e, depois, escolha a seqüência correta.
y,x,x,y,y
x,y,x,y,x
y,x,y,x,x
x,x,y,y,x
x,y,x,y,y
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os trechos abaixo quanto à concordância verbal.
A cada ano, mais pessoas clamam por seu direito aos recursos hídricos da Terra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...