Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto I – itens de 1 a 15
Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto
A oração " que terá profundo impacto sobre nossa vida" (L.21) poderia estar entre parênteses ou entre travessões, mas não sem as vírgulas, porque, neste caso, assumiria um caráter explicativo, o que acarretaria incoerência textual.
Na narrativa, ao longo da questão, encontram-se adjetivos destacados. Assinale a alternativa que indica a flexão correta de gênero desse adjetivo.
"Era uma tarde de setembro, em Recife. A Boa Vista repleta de gente. Turistas de vários países circulando. Uma sandéia olhava o Capibaribe, despreocupada. Crianças abandonadas seguiam, de longe, o grupo de visitantes."
"E foram se chegando, lentamente, sem serem vistas. No meio delas, havia uma valentoa a quem se dobravam as outras crianças. Os turistas demonstravam possuir muito dinheiro."
"Enfim, aconteceu o confronto entre menores abandonados e turistas. De início, pergunta vai, resposta vem, uma belgaasiática notou o interesse das crianças pelas bolsas. Era tarde. A investida começou violenta."
" Chamem a polícia! Gritava uma loira luso-espanhola toda descontrolada ao ver as crianças correndo pelo cais da Aurora com as bolsas."
"Uma tabaréia, que passava por perto, ficou assustada. Nunca tinha visto algo semelhante em plena luz do dia. Benzeu-se. E foi embora."
Considerando as idéias e estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.
Nas linhas 6, 25 e 26, sem que se altere o sentido do texto, a palavra como pode ser substituída, respectivamente, por: tal qual; enquanto; na forma de.
Julgue, nos itens abaixo, a grafia e a adequação das palavras para preencherem as respectivas lacunas do texto I.
Com referência às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do texto ao se substituir a forma verbal viviam (l.10) por moravam.
Leia atentamente o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A ilusão é a percepção deformada de um objeto real e presente. Por si mesma, a ilusão não constitui sintoma de doença mental. Em determinadas condições, entre as quais se incluem os estados emocionais mais ou menos intensos e a falta de atenção, podem ser observadas ilusões até mesmo em pessoas normais. A emoção tem o poder de transformar ilusoriamente nossas percepções. Diz-se comumente que não há lobos pequenos, todos são enormes, porque o medo intervém na apreciação das dimensões. Um estado emocional patológico pode intensificar ao máximo a tendência às ilusões. Nos doentes mentais, as ilusões são devidas à perturbação da atenção, a influências emocionais e a alterações da consciência. No meio hospitalar, observase que certos pacientes têm uma tendência acentuada para apresentar fenômenos ilusórios. Exemplos: às vezes, um cobertor abandonado sobre o leito, uma toalha pendurada são percebidos como figuras humanas. O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador. Muitos enfermos angustiados não permitem que se tome a pressão arterial, porque vêem no tensiômetro um instrumento perigoso, que pode ocasionar a morte. Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, pois nelas vêem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos. Entre os equívocos sensoriais relacionados com o aparelho auditivo, observa se com freqüência o seguinte: numa conversação entre pessoas que se encontram próximas do doente, especialmente se realizada em voz baixa, este ouve frases relacionadas com a sua pessoa; também é comum que, no ruído da rua, o doente ouça injúrias e ameaças.
(Adaptado de PAIM, Isaias. Curso de psicopatologia. 3 ed. São Paulo, Editora Grijalbo, 1976, p. 31.)
"O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador."
Em voz ativa, essa frase do texto seria escrita da seguinte maneira:
Confunde-se o martelo de percussão com um instrumento ameaçador.
Um instrumento ameaçador confundiu-se com o martelo de percussão.
Confundem o martelo de percussão com um instrumento ameaçador.
Um instrumento ameaçador é confundido com o martelo de percussão.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do trecho de entrevista transcrito acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 6, a forma verbal "distingue" está empregada no singular para concordar com o sujeito da oração, "ele".
Com base nas idéias e nas estruturas gramaticais do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A retirada da vírgula que precede que (l.5) não provoca erro de pontuação, mas altera o sentido do período.
Em relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo como (l.3) está empregado no período para estabelecer uma relação comparativa.
Assinale a alternativa em que NÃO haja erro de grafia das palavras.
sanguíneo − bávaro − qüinqüênio − hábitat
quinquagésimo − cangica − monje − excessão
ascensão − qüinquagésimo − pretensão − extender
berinjela − avaro − íbero − atravéz
paralização − análise − jeito − fúcsia
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...