Questões de Língua Portuguesa

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Texto I – itens de 1 a 15

Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto

A oração " que terá profundo impacto sobre nossa vida" (L.21) poderia estar entre parênteses ou entre travessões, mas não sem as vírgulas, porque, neste caso, assumiria um caráter explicativo, o que acarretaria incoerência textual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na narrativa, ao longo da questão, encontram-se adjetivos destacados. Assinale a alternativa que indica a flexão correta de gênero desse adjetivo.

  • A.

    "Era uma tarde de setembro, em Recife. A Boa Vista repleta de gente. Turistas de vários países circulando. Uma sandéia olhava o Capibaribe, despreocupada. Crianças abandonadas seguiam, de longe, o grupo de visitantes."

  • B.

    "E foram se chegando, lentamente, sem serem vistas. No meio delas, havia uma valentoa a quem se dobravam as outras crianças. Os turistas demonstravam possuir muito dinheiro."

  • C.

    "Enfim, aconteceu o confronto entre menores abandonados e turistas. De início, pergunta vai, resposta vem, uma belgaasiática notou o interesse das crianças pelas bolsas. Era tarde. A investida começou violenta."

  • D.

    " Chamem a polícia! Gritava uma loira luso-espanhola toda descontrolada ao ver as crianças correndo pelo cais da Aurora com as bolsas."

  • E.

    "Uma tabaréia, que passava por perto, ficou assustada. Nunca tinha visto algo semelhante em plena luz do dia. Benzeu-se. E foi embora."

Considerando as idéias e estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.

Nas linhas 6, 25 e 26, sem que se altere o sentido do texto, a palavra “como” pode ser substituída, respectivamente, por: tal qual; enquanto; na forma de.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue, nos itens abaixo, a grafia e a adequação das palavras para preencherem as respectivas lacunas do texto I.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com referência às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do texto ao se substituir a forma verbal “viviam” (l.10) por moravam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia atentamente o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

A ilusão é a percepção deformada de um objeto real e presente. Por si mesma, a ilusão não constitui sintoma de doença mental. Em determinadas condições, entre as quais se incluem os estados emocionais mais ou menos intensos e a falta de atenção, podem ser observadas ilusões até mesmo em pessoas normais. A emoção tem o poder de transformar ilusoriamente nossas percepções. Diz-se comumente que não há lobos pequenos, todos são enormes, porque o medo intervém na apreciação das dimensões. Um estado emocional patológico pode intensificar ao máximo a tendência às ilusões. Nos doentes mentais, as ilusões são devidas à perturbação da atenção, a influências emocionais e a alterações da consciência. No meio hospitalar, observase que certos pacientes têm uma tendência acentuada para apresentar fenômenos ilusórios. Exemplos: às vezes, um cobertor abandonado sobre o leito, uma toalha pendurada são percebidos como figuras humanas. O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador. Muitos enfermos angustiados não permitem que se tome a pressão arterial, porque vêem no tensiômetro um instrumento perigoso, que pode ocasionar a morte. Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, pois nelas vêem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos. Entre os equívocos sensoriais relacionados com o aparelho auditivo, observa se com freqüência o seguinte: numa conversação entre pessoas que se encontram próximas do doente, especialmente se realizada em voz baixa, este ouve frases relacionadas com a sua pessoa; também é comum que, no ruído da rua, o doente ouça injúrias e ameaças.

(Adaptado de PAIM, Isaias. Curso de psicopatologia. 3 ed. São Paulo, Editora Grijalbo, 1976, p. 31.)

"O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador."

Em voz ativa, essa frase do texto seria escrita da seguinte maneira:

  • A.

    Confunde-se o martelo de percussão com um instrumento ameaçador.

  • B.

    Um instrumento ameaçador confundiu-se com o martelo de percussão.

  • C.

    Confundem o martelo de percussão com um instrumento ameaçador.

  • D.

    Um instrumento ameaçador é confundido com o martelo de percussão.

A partir do trecho de entrevista transcrito acima, julgue os itens subseqüentes.

Na linha 6, a forma verbal "distingue" está empregada no singular para concordar com o sujeito da oração, "ele".

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas idéias e nas estruturas gramaticais do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A retirada da vírgula que precede “que” (l.5) não provoca erro de pontuação, mas altera o sentido do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O termo “como” (l.3) está empregado no período para estabelecer uma relação comparativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que NÃO haja erro de grafia das palavras.

  • A.

    sanguíneo − bávaro − qüinqüênio − hábitat

  • B.

    quinquagésimo − cangica − monje − excessão

  • C.

    ascensão − qüinquagésimo − pretensão − extender

  • D.

    berinjela − avaro − íbero − atravéz

  • E.

    paralização − análise − jeito − fúcsia

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