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Julgue, nos itens abaixo, a grafia e a adequação das palavras para preencherem as respectivas lacunas do texto I.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que não completa a lacuna do texto com coesão, coerência e correção gramatical
Advogados, juristas e estudiosos do assunto não hesitam em afirmar que é certamente o mais promissor campo do Direito contemporâneo
A invasão do sistema de uma empresa mina totalmente a credibilidade da companhia frente aos seus clientes e ao mercado, passando a clara imagem de falta de segurança no arquivamento de informações e bases de dados envolvendo transações comerciais e pessoais de milhares de pessoas
Uma invasão de sistema numa empresa não pode ser simplesmente tratada como uma brincadeira de um adolescente ou hacker, pois as conseqüências podem ser muito mais danosas para o negócio.
Desde então, esse diploma legal vem sendo aperfeiçoado para acompanhar a vertiginosa evolução tecnológica do setor digital
Ataques ao sistema de uma empresa não são apenas questões ligadas ao departamento de tecnologia da empresa, como tende a concluir a maioria, mas, sim, uma questão jurídica muito séria.
Com base nas idéias e nos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens.
Ao se substituir a forma verbal conseguia (l.15) por conseguiria, a correção gramatical do período seria mantida, mas o sentido pretendido seria alterado.
Marque a opção em que a lacuna pode ser adequadamente preenchida com uma forma simples flexionada do verbo entre parênteses.
É provável que muitas empresas _____ com as novas medidas econômicas. (falir)
Atualmente, todos se _____ contra as oscilações decorrentes de planos mal sucedidos. (precaver)
Nós _____ todos os documentos e contrato perdidos durante a mudança, na semana passada. (reaver)
É uma pena que o vice-presidente da empresa _____ por causa de pequenos problemas. (explodir)
Os funcionários ficarão mais bem dispostos caso a firma _____ as salas de cores claras. (colorir)
Há predicado verbo-nominal em:
"...ele e a mulher deveriam fazer declaração em separado."
"...ele estava francamente desconfiado."
"...ela faz tudo certinho."
"Em segundo lugar, ela tinha duas fontes de renda."
"...deixou-o estarrecido."
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, a respeito das idéias e da organização do texto acima.
A forma verbal "estavam" (R.9) está empregada no plural para concordar com seu sujeito, "cidadãos" (R.8).
As questões de números 13 a 19 referem-se ao texto que segue.
A matança KK estão sujeitas as baleias é preocupação da Comissão Baleeira Internacional, KK atuação se iniciou em 1946 e KK participam mais de 50 países.
As formas que preenchem corretamente as lacunas na frase acima são, respectivamente:
a que - cuja - de que
que - cujo - de que
à que - cuja - com que
à que - cuja a - com que
a que - cuja a - de que
Em relação as idéias e às estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Pelos sentidos do texto, se a expressão antes de tudo for inserida, entre vírgulas, após a forma verbal é (l.7), confere-se mais ênfase à informação, sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Com respeito ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego do advérbio Ainda (l.17) sugere que a carência de atitudes de nossa sociedade (l.17-18) é um empecilho praticamente intransponível para oferecer condições dignas para nossos idosos (l.18-19).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
As falas citadas abaixo sugerem as concepções de linguagem de seus autores. Correlacione-as e assinale a INCORRETA.
Eu ensino português porque acredito que a gente aprende é para comunicar. Por isso eu mando escrever muitas cartas e redações. (Linguagem é instrumento de comunicação)
Eu penso que nós escrevemos para os outros lerem. Peço para que meus alunos escrevam para os outros. (Linguagem é discurso)
Eu peço para meus alunos decodificarem as mensagens do texto porque acredito que a língua é instrumento de comunicação. (Linguagem é código)
Eu acredito que o aluno deve aprender a gramática para aprender a falar e escrever bem. (Linguagem é discurso)
Eu acredito que meus alunos são capazes de escrever tudo o que pensam. Faço da expressâo escrita o registro livre do pensamento. (Linguagem é expressão do pensamento)
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