Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 5, preservam-se a coerência textual e a idéia de pluralidade ao se substituir "As estruturas" por Cada uma das estruturas; mas, para que seja também preservada a correção gramatical, será necessário grafar o vocábulo "mantêm" sem acento gráfico.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Nas linhas 12 e 13, o emprego da preposição em ao processo mostra que esse termo é um dos complementos da forma verbal passaram, junto com a entender.
No período "Os banqueiros já puderam comemorar o investimento, pois o índice de risco e de instabilidade do Brasil caiu", a conjunção pois estabelece uma relação de:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2004
"...por causa da atenção, dedicada ao país devido às Olimpíadas,...". Nesse segmento do texto ocorre o seguinte problema gramatical:
emprego inadequado do conectivo "por causa de"
mau emprego da letra maiúscula em "Olimpíadas"
uso indevido do acento grave indicativo de crase
erro no emprego do acento gráfico em "país"
erro de emprego da vírgula após "atenção"
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com o texto acima, julgue os itens que se seguem.
A palavra depósitos (l.9) está sendo empregada com o sentido de resíduos prejudiciais.
No último parágrafo do texto, o autor declara chegar a uma conclusão e, para isso, utiliza a conjunção conclusiva portanto; a relação entre conectivo e valor semântico corretamente colocada, entre os itens abaixo, é:
tal qual = comparação;
mesmo que = adversidade;
onde = tempo;
para que = direção;
à proporção que = lugar.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Na primeira linha do texto, seriam enfatizados "os direitos", preservando-se a coerência textual, a correção gramatical e a idéia de não-totalidade de "direitos", se a oração inicial fosse substituída por: Os direitos, em sua maioria é formal.
A partir da análise do emprego das classes de palavras e da sintaxe das orações e dos períodos do texto I, julgue os itens que se seguem.
No segundo período do texto, a relação entre as orações dá-se por coordenação.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia este texto, para responder às questões 14 e 15.
Uma das formas de ensinar o aluno a compreender melhor um texto, desenvolvendo habilidades de análise lingüística e textual importantes para a leitura, é fazê-lo perceber que os sinais de pontuação não são empregados aleatoriamente. Ao contrário, a pontuação busca representar, na linguagem escrita, os recursos expressivos da linguagem oral, como pausas, entoações, interrupções bruscas, silêncios, etc. Lembrando isso, assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação do texto acima.
As aspas simples foram empregadas, nas linhas 7 e 10, para identificar o início e o fim de uma citação que se encontra dentro de outra citação.
O travessão, na linha 2, destaca do contexto a mudança de interlocutor.
Os parênteses, na linha 2, colocam em destaque palavras explicativas, relacionadas ao termo antecedente; nas linhas 11 e 12, separam uma indicação bibliográfica.
O ponto-e-vírgula, na linha 6, separa orações da mesma natureza, enfatizando as idéias contidas no período.
Leia o fragmento do texto para as questões de 01 a 07.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta em cada questão. Lembre-se de que os termos destacados devem ser analisados, baseando-se unicamente no texto acima.
Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta sobre a acentuação das palavras herói, consciência, país e pé, respectivamente.
Ditongo aberto, proparoxítona, monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente.
Proparoxítona, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, oxítona terminada em E.
Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, proparoxítona, monossílabo tônico.
Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, hiato, monossílabo tônico.
Monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, hiato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...