Questões de Língua Portuguesa

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Tendo por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na linha 5, preservam-se a coerência textual e a idéia de pluralidade ao se substituir "As estruturas" por Cada uma das estruturas; mas, para que seja também preservada a correção gramatical, será necessário grafar o vocábulo "mantêm" sem acento gráfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

Nas linhas 12 e 13, o emprego da preposição em “ao processo” mostra que esse termo é um dos complementos da forma verbal “passaram”, junto com “a entender”.

  • C. Certo
  • E. Errado

No período "Os banqueiros já puderam comemorar o investimento, pois o índice de risco e de instabilidade do Brasil caiu", a conjunção pois estabelece uma relação de:

  • A. explicação
  • B. oposição
  • C. condição
  • D. causa
  • E. comparação

"...por causa da atenção, dedicada ao país devido às Olimpíadas,...". Nesse segmento do texto ocorre o seguinte problema gramatical:

  • A.

    emprego inadequado do conectivo "por causa de"

  • B.

    mau emprego da letra maiúscula em "Olimpíadas"

  • C.

    uso indevido do acento grave indicativo de crase

  • D.

    erro no emprego do acento gráfico em "país"

  • E.

    erro de emprego da vírgula após "atenção"

De acordo com o texto acima, julgue os itens que se seguem.

A palavra “depósitos” (l.9) está sendo empregada com o sentido de resíduos prejudiciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No último parágrafo do texto, o autor declara chegar a uma conclusão e, para isso, utiliza a conjunção conclusiva portanto; a relação entre conectivo e valor semântico corretamente colocada, entre os itens abaixo, é:

  • A.

    tal qual = comparação;

  • B.

    mesmo que = adversidade;

  • C.

    onde = tempo;

  • D.

    para que = direção;

  • E.

    à proporção que = lugar.

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

Na primeira linha do texto, seriam enfatizados "os direitos", preservando-se a coerência textual, a correção gramatical e a idéia de não-totalidade de "direitos", se a oração inicial fosse substituída por: Os direitos, em sua maioria é formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da análise do emprego das classes de palavras e da sintaxe das orações e dos períodos do texto I, julgue os itens que se seguem.

No segundo período do texto, a relação entre as orações dá-se por coordenação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia este texto, para responder às questões 14 e 15.

Uma das formas de ensinar o aluno a compreender melhor um texto, desenvolvendo habilidades de análise lingüística e textual importantes para a leitura, é fazê-lo perceber que os sinais de pontuação não são empregados aleatoriamente. Ao contrário, a pontuação busca representar, na linguagem escrita, os recursos expressivos da linguagem oral, como pausas, entoações, interrupções bruscas, silêncios, etc. Lembrando isso, assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação do texto acima.

  • A.

    As aspas simples foram empregadas, nas linhas 7 e 10, para identificar o início e o fim de uma citação que se encontra dentro de outra citação.

  • B.

    O travessão, na linha 2, destaca do contexto a mudança de interlocutor.

  • C.

    Os parênteses, na linha 2, colocam em destaque palavras explicativas, relacionadas ao termo antecedente; nas linhas 11 e 12, separam uma indicação bibliográfica.

  • D.

    O ponto-e-vírgula, na linha 6, separa orações da mesma natureza, enfatizando as idéias contidas no período.

Leia o fragmento do texto para as questões de 01 a 07.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta em cada questão. Lembre-se de que os termos destacados devem ser analisados, baseando-se unicamente no texto acima.

Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta sobre a acentuação das palavras herói, consciência, país e pé, respectivamente.

  • A.

    Ditongo aberto, proparoxítona, monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente.

  • B.

    Proparoxítona, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, oxítona terminada em E.

  • C.

    Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, proparoxítona, monossílabo tônico.

  • D.

    Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, hiato, monossílabo tônico.

  • E.

    Monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, hiato.

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