Questões de Língua Portuguesa

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Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.

Os objetos diretos do verbo haver (l.1) representam exemplos em que a contagem do tempo se faz necessária.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto abaixo, assinale a opção em que a regência verbal está incorreta.

  • A. As capitanias hereditárias eram verdadeiras possessões de desmandos e, sem contar com um mínimo degrau de contenção do arbítrio, foi realmente penoso construirmos qualquer anteparo de cidadania.
  • B. Talvez em face mesmo desse início de História, do berço enviesado em que nasceu nossa pátria, o público, paradoxalmente, sempre nos pareceu pertencer a ninguém, ao invés de ser de todos, e, como tal, nunca mereceu consideração maior.
  • C. O lixo jogado na rua e a garrafa vazia arremessada do automóvel em trânsito têm explicação na incorreta percepção (de grande maioria dos brasileiros) de que pouco importa o que não se situa no âmbito da própria morada.
  • D. Desafortunadamente, por estas paragens sempre vingou a mentalidade segundo a qual "se não é meu, não me diz respeito nem demanda de mim cuidado algum".
  • E.

    Assim é que o descaso com a coisa pública vicejou, soberano, grassando na ineficiência, apesar desse tão forte aparato institucional voltado ao controle e à fiscalização dos atos públicos.

    (Adaptado de Marco Aurélio Farias de Mello)

 

Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.

A palavra “intangível” (l.3) tem seu significado aclarado pelo trecho entre travessões, que traz exemplos de elementos que não são perceptíveis pelo tato, portanto, incorpóreos.

  • C. Certo
  • E. Errado

NÃO é afirmação relacionada à coerência textual:

  • A.

    Está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto.

  • B.

    É o que faz com que o texto faça sentido para os usuários.

  • C.

    É um princípio de interpretabilidade ligado à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação.

  • D.

    Resulta de uma complexa rede de fatores de ordem lingüística, cognitiva e interacional.

  • E.

    Permite recuperar ligações lingüísticas entre elementos da superfície textual.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Preserva-se a correção gramatical do período, embora, em alguns casos, com alteração de sentido, se a expressão "ao estabelecer" (L.13) for substituída, sem outras modificações no texto, por qualquer uma das seguintes: quando estabeleceu, por estabelecer, porque estabeleceu, estabelecendo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

No alusivo à transparência, esta será boa para a magistratura. (4o parágrafo) O segmento grifado acima está corretamente substituído, sem alteração do sentido original, por

  • A.

    À medida que se busca a transparência...

  • B.

    Quanto à transparência...

  • C.

    Exceto a alusão à transparência...

  • D.

    Segundo a transparência, no entanto,...

  • E.

    Conquanto se refira à transparência...

Considerando as relações morfossintáticas, semânticas e discursivas presentes no texto, julgue os itens a seguir.

O vocábulo "diferença" (L.1) está empregado com o sentido de distinção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à concordância verbal,

  • A. apenas I está certa.
  • B. apenas II está certa.
  • C. apenas III está certa.
  • D. I e II estão certas.
  • E. II e III estão certas.

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.

No primeiro e segundo parágrafos, a costura e a ficção aparecem isoladamente. No terceiro, esses dois tópicos são relacionados: a narradora fala ao personagem sobre sua inserção na narrativa e sobre o fato de ele ser feito de fios. No quarto parágrafo, o personagem é comparado a outros meninos da escola. Lendo o último pode-se, então, estabelecer relações entre costura, ficção, escola e vida. Tal procedimento garante a

  • A.

    existência de fatores de contextualização.

  • B.

    recorrência de recursos fonológicos segmentais.

  • C.

    progressão temática.

  • D.

    justaposição sem partículas seqüenciadoras.

  • E.

    coesão lexical demonstrativa.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Pelos sentidos do texto, a substituição de "à época" (L.4) seja por nessa época, seja por naquela época preserva a coesão textual e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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