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Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.
Os objetos diretos do verbo haver (l.1) representam exemplos em que a contagem do tempo se faz necessária.
No texto abaixo, assinale a opção em que a regência verbal está incorreta.
Assim é que o descaso com a coisa pública vicejou, soberano, grassando na ineficiência, apesar desse tão forte aparato institucional voltado ao controle e à fiscalização dos atos públicos.
(Adaptado de Marco Aurélio Farias de Mello)
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.
A palavra intangível (l.3) tem seu significado aclarado pelo trecho entre travessões, que traz exemplos de elementos que não são perceptíveis pelo tato, portanto, incorpóreos.
NÃO é afirmação relacionada à coerência textual:
Está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto.
É o que faz com que o texto faça sentido para os usuários.
É um princípio de interpretabilidade ligado à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação.
Resulta de uma complexa rede de fatores de ordem lingüística, cognitiva e interacional.
Permite recuperar ligações lingüísticas entre elementos da superfície textual.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Preserva-se a correção gramatical do período, embora, em alguns casos, com alteração de sentido, se a expressão "ao estabelecer" (L.13) for substituída, sem outras modificações no texto, por qualquer uma das seguintes: quando estabeleceu, por estabelecer, porque estabeleceu, estabelecendo.
As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
No alusivo à transparência, esta será boa para a magistratura. (4o parágrafo) O segmento grifado acima está corretamente substituído, sem alteração do sentido original, por
À medida que se busca a transparência...
Quanto à transparência...
Exceto a alusão à transparência...
Segundo a transparência, no entanto,...
Conquanto se refira à transparência...
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando as relações morfossintáticas, semânticas e discursivas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
O vocábulo "diferença" (L.1) está empregado com o sentido de distinção.
Quanto à concordância verbal,
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
No primeiro e segundo parágrafos, a costura e a ficção aparecem isoladamente. No terceiro, esses dois tópicos são relacionados: a narradora fala ao personagem sobre sua inserção na narrativa e sobre o fato de ele ser feito de fios. No quarto parágrafo, o personagem é comparado a outros meninos da escola. Lendo o último pode-se, então, estabelecer relações entre costura, ficção, escola e vida. Tal procedimento garante a
existência de fatores de contextualização.
recorrência de recursos fonológicos segmentais.
progressão temática.
justaposição sem partículas seqüenciadoras.
coesão lexical demonstrativa.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Pelos sentidos do texto, a substituição de "à época" (L.4) seja por nessa época, seja por naquela época preserva a coesão textual e a correção gramatical do texto.
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