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Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens subseqüentes.
A concordância verbal permaneceria correta se, em lugar de "sou eu que ofereço" (L.10), estivesse expresso sou eu quem oferece.
Com base nas idéias do texto ao lado, nas normas de concordância e de regência e no significado das palavras, julgue os itens subseqüentes.
Perceber analogias entre adolescentes e "algozes da violência" (L.19) significa lhes julgar como mentores, vigilantes e cúmplices de crimes hediondos.
Julgue os itens subseqüentes, relativos à redação de expedientes e à situação hipotética apresentada acima.
O funcionário atenderia com objetividade ao que lhe foi solicitado se finalizasse o texto da seguinte maneira: Esperando estar cumprindo com meu dever, com todo respeito, alerto V.S.ª de que o indivíduo Y parece falsear os fatos, como concluí ao ouvir várias vezes e com bastante atenção, esta fita.
Assinale a opção gramaticalmente correta.
O Ministério Público encontra-se atento aos menores deslises no que se refere a observância das leis ambientais.
Os próprios organismos financeiros, cada vez mais, exigem padrões ambientais adequados para à concessão de empréstimos.
O licenciamento ambiental é a exigência mínima estabelecida como requisito prévio para liberação de empréstimos.
No caso de sociedades anônimas, a existência de licenças ambientais constituem fato relevante na vida das empresas, visto que poderá ter repercussão no preço das ações da companhia.
Valorizar uma licença ambiental é extremamente importante para as empresas que prezam o seu bom nome e que buscam dar cumprimento as normas legais em suas atividades.
Julgue a grafia e a pontuação das reescrituras de trechos do texto Merenda escolar falta e aumenta a evasão de alunos, indicados entre aspas e presentes nos seguintes itens.
As escolas (...) desses estabelecimentos (l.3-7): As escolas da sede e da zona rural, há mais de noventa dias com as suas quotas esgotadas, sendo que até o momento, não se tem notícia de quando serão abastecidas; vem-se constituindo em um problema para as diretoras.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima.
Não haveria prejuízo para a concordância verbal se, em vez de "projetado" (L.3), estivesse expresso projetadas.
Leia o texto abaixo para responder às questões 08 e 09.
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2
3
4
5
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando as relações morfossintáticas, semânticas e discursivas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
Seria sintática e semanticamente correta a substituição de "cujo" (L.2) e "sobre" (L.3) por de que e a cerca de, respectivamente.
Com base nas idéias do texto ao lado, nas normas de concordância e de regência e no significado das palavras, julgue os itens subseqüentes.
Cerca de 12,5% dos jovens é impedido de terminar a educação básica, bem como de usufruir com lazer, de cultura, além de outras distrações próprias de cada idade.
Assinale a alternativa que contenha a melhor interpretação para o trecho
"enquanto não se acha o jeito de fazer o ovo de Colombo ficar de pé" (L.17-18).
Os bancos continuam a aplicar seus recursos da mesma forma que vinham fazendo antes enquanto não se lhes apresentam as vantagens e facilidades de outras formas de investimento.
Os bancos continuarão a investir em títulos do governo até que apareça uma solução mágica para suas perdas.
Os bancos só continuam a investir em títulos do governo porque outras formas de investimento serão sempre inviáveis.
Os investimentos feitos pelos bancos só se deslocarão para outros ramos se o governo oferecer garantias, como aumento da taxa-Selic, por exemplo.
Uma vez que não se ofereceu ainda segurança para os bancos investidores, eles preferem partir para formas arriscadas de investimento em detrimento da estabilidade oferecida pelos títulos do governo.
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