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Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - OFFICIUM Assessoria, Seleção, Habilitação - 2003
As questões de números 12 a 24 referem-se ao texto abaixo.
As questões de 53 a 55 referem-se ao texto Vidas Secas:
No período "As contas do patrão eram diferentes, arranjadas a tinta e contra o vaqueiro, mas Fabiano sabia que elas estavam erradas e o patrão queria enganá-lo" (l. 1/2), a conjunção mas:
assume exatamente o mesmo sentido de oposição e restrição que o mas usado no período "Mas as contas de Sinhá Vitória deviam ser exatas" (l. 3);
é empregada para mudar a seqüência do enunciado anterior, que ficou suspenso;
pode ser substituída por outra conjunção coordenativa adversativa, como porém;
é empregada com o mesmo sentido de embora, que pode substituí-la no mesmo contexto;
tem valor de retificação, além de exprimir oposição e contraste.
Língua Portuguesa - Pontuação - Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (COMVEST) - 2003
No terceiro parágrafo, o uso abundante da vírgula é empregado para
As questões de números 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Só assim poderá elevar o número de profissionais. (meio do 4o parágrafo)
A expressão grifada na frase pode ser substituída, sem alterar o sentido original, por
Apesar disso...
Apenas dessa forma...
Exceto esse fato...
Sem esse aspecto...
Embora dessa maneira...
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com relação ao texto acima e às idéias nele contidas, julgue os itens que se seguem.
Os termos "eficiente", "bem-sucedido" e "infra-estrutura" são formados pelo processo de composição vocabular.
Leia o texto abaixo e responda em seguida às questões propostas.
Dentre os trechos do texto abaixo selecionados, o que expressa claro valor pleonástico é:
O dragão usaria o seu rabo serrilhado para tentar cortar o cavalheiro ao meio.
O cavalheiro não teve que ser convencido da maldade do dragão.
Entraria na caverna com o discurso pronto.
Horas, dias, meses de silêncio.
Língua Portuguesa - Semântica - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
No texto, a expressão "calcular na ponta do lápis" significa o mesmo que:
determinar de boa fé.
avaliar sem complicação.
definir com cautela.
estimar com precisão.
reconhecer publicamente.
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção em que o período apresenta problema sintático
Para nosso futuro cotidiano, os discursos de análise crítica do progresso continuam sendo enunciados truncados, que negam conflitos entre as diversas visões do mundo e entre interesses diferenciados dos segmentos sociais.
A perfeição técnica é apenas um belo conto infantil, por que a carapaça de invulnerabilidade com que se pretende nos envolver está esburacada por imperfeições, insuficiências, falhas, fracassos, frustrações
Não se trata de contestar a competência e a seriedade dos idealizadores dos artefatos técnicos nem a qualidade de suas criações, que se tornaram imprescindíveis no mundo moderno.
Sabemos que esforços consideráveis são empreendidos periodicamente pelos centros de estudo para incorporar o ponto de vista e as necessidades reais dos destinatários do desenvolvimento técnico.
Entretanto, estamos muito longe do que seria desejável: a verdadeira "co-invenção" de cada aplicação técnica, ou seja, a participação dos futuros usuários na concepção dos artefatos.
Língua Portuguesa - Ortografia - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas de acordo com a ortografia oficial.
anti-coagulante; anti-hipertensivo.
rítmo cardíaco; tomografia computadorisada.
maça óssea; tecido das coronarias.
anciedade precoce; prejuisos cauzados.
dosagem perniciosa; diretrizes acessíveis.
15) A pontuação na escrita é a entonação na fala, portanto analise cada uma das opções e assinale a que não justifica a explicação entre parênteses.
a) As leis brasileiras, explicava o juiz, vão sendo modificadas gradualmente. (oração intercalada precisa de vírgulas).
b) Casa de ferreiro, espeto de pau. (idéias opostas necessitam separação assindética).
c) O carnaval, que é festa popular, é bem comemorado no Nordeste (oração adjetiva explicativa tem que ser separado por vírgulas).
d) Quer aceitemos, quer não aceitemos, a violência se instalou entre nós (a vírgula separa orações alternativas).
e) Já bateu o sino, logo podemos ir à missa (a vírgula separa oração conclusiva).
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