Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe.
As empresas do setor imobiliário que deixaram de prestar contas das transações realizadas em 2002 vão ser alvo de investigação da Receita Federal. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras tinham prazo limitado para entregar a Declaração de Informação sobre Atividades Imobiliárias- Dimob.
A estimativa é de que metade das empresas não declarou, mas o coordenador-geral de Fiscalização da Receita acredita que muitas delas ainda vão cumprir a exigência. Até o prazo foram entregues 21.395 declarações, mas nos registros da Receita constam em cerca de 40 mil empresas que estariam obrigadas a declarar.
O coordenador diz que os dados da Dimob serão confrontados com as informações da declaração das empresas e das pessoas físicas. O coordenador afirma ainda que as informações serão cruzadas com os dados da CPMF, que têm sido instrumento indispensável ao trabalho de fiscalização do órgão.
Na declaração, as imobiliárias só devem informar as operações realizadas no ano passado. As empresas que não tiveram atividades em 2002 estão desobrigadas de prestar contas. Quem deixou de entregar a declaração no prazo pagará multa mínima de R$ 5 mil por mês-calendário. Em caso de omissão ou informação de dados incorretos ou incompletos, a multa será de 5% sobre o valor da transação.
Essa declaração foi criada em fevereiro de 2003 para identificar as operações de venda e aluguel de imóveis. A Receita quer saber, por exemplo, a data, o valor da transação e a comissão paga ao corretor. No ano passado, foram fiscalizadas 495 empresas do setor, cujas autuações somaram R$ 1,2 bilhão.
(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 5/06/2003)
As questões de números 1 a 11 referem-se ao texto que segue.
Estão corretamente grafadas todas as palavras da frase:
Um jornalista deve abster-se de julgar o que noticia, afim de que seu público possa ter assesso às várias posições e emitir, ele sim, seu próprio julgamento.
Alberto Dines é um notório crítico da imprensa; o fato de ser jornalista não o impede de polemisar com vários colegas, quando cometem algum deslise.
A dúvida suscitada por uma manchete poderia ser evitada caso o redator não se eximisse da responsabilidade de mostrar os dois lados de um mesmo fato.
A repercusção das primeiras manchetes deveu-se ao fato de que elas destorceram a declaração do Ministro, reproduzindo-a apenas parcialmente.
A virtude jornalística não está em previlegiar a face sensacionalista de um fato, mas em abranjê-lo em toda a sua complexidade.
Nas questões 10 e 11, marque o item sublinhado que corresponda a erro gramatical, de grafia ou configure uma impropriedade vocabular
Pelo ângulo da eficiência econômica, a reforma tributária visa desonerar(1) a produção e o investimento; aumentar a competitividade dos produtos nacionais; reduzir a guerra fiscal entre os Estados; e eliminar incentivos para a verticalização(2) ineficiente das empresas. O estudo promete a reforma constitucional do ICMS, com a(3) adoção de um sistema de tributação que unifique(4) a legislação, as normas, e alíquotas da incidência do tributo no País, mantendo a carga tributária e elimina( 5) os incentivos à guerra fiscal entre os Estados.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
... por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem... (meio do 3o parágrafo)
O segmento acima exprime, no contexto,
conclusão
cnseqüência
condição
temporalidade
causa
Leia o texto para responder às questões de 01 a 03.
Analise as seguintes alterações propostas para as estruturas lingüísticas do texto e assinale a opção correta.
Preserva-se a correção gramatical e a coerência textual ao usar o pronome relativo que em lugar de "quais"(l.1), desde que precedido da preposição por.
Preserva-se a correção gramatical e os sentidos do texto ao retirar "de abrangência"(l.12).
Preserva-se a correção gramatical mas altera-se a coerência textual ao usar a forma verbal flexionada faz no lugar da forma nominal "fazendo"(l.13), desde que se insira antes dela a conjunção e.
Preservam-se a correção gramatical e os sentidos do texto ao inserir o diante de "que"(l.24), desde que seja retirada a vírgula após "possibilitam"(l.26).
Preserva-se a correção gramatical, mas prejudica-se a coerência textual ao substituir a forma nominal "atravessando"(l.31) por e atravessa.
Julgue os itens a seguir, referentes a correspondências.
O memorando é um tipo de correspondência interna de uma instituição oficial ou de uma empresa.
Considerando a construção morfossintática, semântica e discursiva do texto II, julgue os itens a seguir.
As observações com o e longo (l.6) e com o e curto (l.18) revelam que, em grego, as alterações de pronúncia produziam mudanças de sentido nas palavras.Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
A única afirmação que NÃO justifica o fato de o texto apresentar-se sob a forma de um requerimento é:
É dirigido aos órgãos competentes, a Câmara e o Senado, para decidir sobre o acatamento do pedido.
O assunto é de extrema relevância, pois envolve interesse de toda a nação brasileira.
Seu autor é um único cidadão que, na defesa de interesses pessoais, busca o apoio de vários legisladores.
A linguagem é formal e respeitosa, como convém a alguém que se dirige aos mais altos representantes do País.
Apresenta argumentos que embasam, com propriedade, sua solicitação.
Julgue os itens a seguir, referentes a correspondências.
Considera-se como correspondência oficial aquela que faz referência às ações das instituições.
Estão certos apenas os itens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...