Questões de Língua Portuguesa

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Considerando a construção morfossintática, semântica e discursiva do texto II, julgue os itens a seguir.

A substituição da parte sublinhada em “têm costumes” (l.14) pelo pronome oblíquo correspondente está correta em tê-los.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima e considerando o assunto ali tratado, julgue os itens subseqüentes.

O emprego da forma verbal do pretérito perfeito no lugar do presente em "acumulam queda" (L.8-9) prejudicaria a correção gramatical e a concordância do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

... – controvérsias que tanto empecem o progresso da nossa cultura literária, científica e filosófica. (última linha do 3o parágrafo)

O uso do travessão indica

  • A.

    uma pausa maior, para retomar, sob outro aspecto, um dos argumentos que fundamentam seu pedido.

  • B.

    início de um novo parágrafo, que sintetiza as idéias que vêm sendo expostas no parágrafo anterior.

  • C.

    interrupção do fluxo lógico das idéias anteriormente desenvolvidas.

  • D.

    uma citação exata da opinião do autor do texto.

  • E.

    hesitação em concluir o pensamento que, exposto, iria causar polêmica.

Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.

... vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

A relação entre os tempos e modos verbais dessa frase permanecerá correta, se as formas sublinhadas forem substituídas, respectivamente, por

  • A.

    vem pedir - decretaria.

  • B.

    virá pedir - decretará.

  • C.

    vinha pedir - tinha decretado.

  • D.

    veio pedir - decretasse.

  • E.

    viria pedir - tenha decretado.

Atenção: As questões de números 18 a 21 referem-se ao texto que segue.

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Não sei se vai dar para mim freqüentá-lo.

Caso se queira transpor a linguagem informal do diálogo acima para o padrão da língua culta escrita, será preciso substituir os segmentos sublinhados por, respectivamente,

  • A.

    Vamos inscrever-se nele - eu freqüentá-lo

  • B.

    Vamos inscrevermo-nos nele - mim freqüentar-lhe

  • C.

    Vamos inscrever-nos nele - eu freqüentá-lo

  • D.

    Vamo-nos inscrever nele - eu freqüentar-lhe

  • E.

    Vamos-nos inscrever nele - mim o freqüentar

Julgue se as substituições sugeridas para elementos do texto provocam erro gramatical.

Estão gramaticalmente corretas as substituições sugeridas em

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    II, III, V e VI

  • E.

    III, IV, V e VI

Identifique o enunciado em que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em:

O emprego que lhe ofereceram é tão bom quanto qualquer outro naquela empresa.

  • A.

    Tenho tudo quanto quero.

  • B.

    Ela era tão bonita, que todos pararam para olhá-la.

  • C.

    Conhecia a cidade tão bem quanto eu.

  • D.

    O garoto mostrou-se tão esforçado, que todos gostaram dele.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2

Ao lado de cada vocábulo extraído do texto, registrou-se o seu parônimo. É visível o equívoco na determinação do significado deste último em:

  • A. voracidade (linha 33) / veracidade (qualidade de veraz; verdade);
  • B. inflação (linha 80) / infração ((transgressão de uma lei, de uma norma);
  • C. previsão (linha 44) / provisão (situação aflitiva; provação);
  • D. prescrição (linha 87) / proscrição (banimento, desterro);
  • E. celebração (linha 59) / cerebração (constituição do cérebro).

Assinale a opção em que o trecho do texto abaixo apresenta problema de construção sintática.

  • A.

    Um grande projeto estratégico ligado à luta em torno do futuro do Brasil já aparece esboçado nas teses dos ''industrialistas'', presentes na Constituinte de 1891. Mas sua verdadeira história começa na década de 30 e responde pelo nome de ''nacional-desenvolvimentismo'', ou ''desenvolvimentismo conservador''.

  • B.

    Inicialmente, foi uma reação defensiva e pragmática à crise econômica de 1929, mas essa reação foi se transformando aos poucos — durante o Estado Novo — num projeto de construção de uma economia nacional, apoiado por uma parte da intelectualidade modernista, por amplos segmentos das burocracias civis e militares e por um grupo de empresários industriais.

  • C.

    Programa desenvolvimentista e industrializante que adquiriu maior consistência e velocidade nos anos 50, durante os governos de Vargas e JK, prolongando-se no regime militar, em particular na gestão do general Geisel.

  • D.

    Durante esse período, cujo Estado brasileiro teve um papel decisivo para o sucesso econômico do desenvolvimentismo conservador.

  • E.

    Primeiramente, quando se viu isolado da economia internacional pela crise de 30 e pela II Guerra Mundial. E, depois, porque contou com uma margem de manobra e de iniciativa que lhe foi viabilizada pelos Acordos de Bretton Woods e pelo apoio norteamericano às políticas desenvolvimentistas.

As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:

  • A.

    Regimes de exceção usam meios repressivos e autoritários para dominar minorias subjugadas, em flagrante desrespeito a seus direitos.

  • B.

    Pessoas famosas, que gozam de uma situação privilegiada, colocam-se na defesa de populações abandonadas à própria sorte.

  • C.

    Associações civis organizadas são indispensáveis na defesa dos direitos humanos e da paz, em qualquer lugar do planeta.

  • D.

    Encontram-se espalhados pelo mundo contingentes de expatriados, que fogem dos maus tratos impostos por governantes autoritários.

  • E.

    A expanção das comunicações por todo o globo estabelece um controle, nem sempre eficaz, dos horrores a que populações estão sugeitas.

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