Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a construção morfossintática, semântica e discursiva do texto II, julgue os itens a seguir.
A substituição da parte sublinhada em têm costumes (l.14) pelo pronome oblíquo correspondente está correta em tê-los.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
A partir do texto acima e considerando o assunto ali tratado, julgue os itens subseqüentes.
O emprego da forma verbal do pretérito perfeito no lugar do presente em "acumulam queda" (L.8-9) prejudicaria a correção gramatical e a concordância do período.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
... – controvérsias que tanto empecem o progresso da nossa cultura literária, científica e filosófica. (última linha do 3o parágrafo)
O uso do travessão indica
uma pausa maior, para retomar, sob outro aspecto, um dos argumentos que fundamentam seu pedido.
início de um novo parágrafo, que sintetiza as idéias que vêm sendo expostas no parágrafo anterior.
interrupção do fluxo lógico das idéias anteriormente desenvolvidas.
uma citação exata da opinião do autor do texto.
hesitação em concluir o pensamento que, exposto, iria causar polêmica.
Atenção: As questões de números 9 a 17 referem-se ao texto que segue.
... vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.
A relação entre os tempos e modos verbais dessa frase permanecerá correta, se as formas sublinhadas forem substituídas, respectivamente, por
vem pedir - decretaria.
virá pedir - decretará.
vinha pedir - tinha decretado.
veio pedir - decretasse.
viria pedir - tenha decretado.
Atenção: As questões de números 18 a 21 referem-se ao texto que segue.
– Você viu, Helena, que a Universidade está oferecendo um curso de extensão para professores de Português? Vamos se inscrever nele?
– Não sei se vai dar para mim freqüentá-lo.
Caso se queira transpor a linguagem informal do diálogo acima para o padrão da língua culta escrita, será preciso substituir os segmentos sublinhados por, respectivamente,
Vamos inscrever-se nele - eu freqüentá-lo
Vamos inscrevermo-nos nele - mim freqüentar-lhe
Vamos inscrever-nos nele - eu freqüentá-lo
Vamo-nos inscrever nele - eu freqüentar-lhe
Vamos-nos inscrever nele - mim o freqüentar
Julgue se as substituições sugeridas para elementos do texto provocam erro gramatical.
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
II, III, V e VI
III, IV, V e VI
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
Identifique o enunciado em que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em:
O emprego que lhe ofereceram é tão bom quanto qualquer outro naquela empresa.
Tenho tudo quanto quero.
Ela era tão bonita, que todos pararam para olhá-la.
Conhecia a cidade tão bem quanto eu.
O garoto mostrou-se tão esforçado, que todos gostaram dele.
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Assinale a opção em que o trecho do texto abaixo apresenta problema de construção sintática.
Um grande projeto estratégico ligado à luta em torno do futuro do Brasil já aparece esboçado nas teses dos ''industrialistas'', presentes na Constituinte de 1891. Mas sua verdadeira história começa na década de 30 e responde pelo nome de ''nacional-desenvolvimentismo'', ou ''desenvolvimentismo conservador''.
Inicialmente, foi uma reação defensiva e pragmática à crise econômica de 1929, mas essa reação foi se transformando aos poucos — durante o Estado Novo — num projeto de construção de uma economia nacional, apoiado por uma parte da intelectualidade modernista, por amplos segmentos das burocracias civis e militares e por um grupo de empresários industriais.
Programa desenvolvimentista e industrializante que adquiriu maior consistência e velocidade nos anos 50, durante os governos de Vargas e JK, prolongando-se no regime militar, em particular na gestão do general Geisel.
Durante esse período, cujo Estado brasileiro teve um papel decisivo para o sucesso econômico do desenvolvimentismo conservador.
Primeiramente, quando se viu isolado da economia internacional pela crise de 30 e pela II Guerra Mundial. E, depois, porque contou com uma margem de manobra e de iniciativa que lhe foi viabilizada pelos Acordos de Bretton Woods e pelo apoio norteamericano às políticas desenvolvimentistas.
As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
Regimes de exceção usam meios repressivos e autoritários para dominar minorias subjugadas, em flagrante desrespeito a seus direitos.
Pessoas famosas, que gozam de uma situação privilegiada, colocam-se na defesa de populações abandonadas à própria sorte.
Associações civis organizadas são indispensáveis na defesa dos direitos humanos e da paz, em qualquer lugar do planeta.
Encontram-se espalhados pelo mundo contingentes de expatriados, que fogem dos maus tratos impostos por governantes autoritários.
A expanção das comunicações por todo o globo estabelece um controle, nem sempre eficaz, dos horrores a que populações estão sugeitas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...