Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens seguintes.
O tempo empregado nas formas verbais enviaria (l.4), seria transformado (l.6), ficaria (l.7) e seriam instituídas (l.8) dá a entender que as ações correspondentes a essas formas verbais não se concretizaram, de fato, no ano de 1880.Com relação às estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens seguintes.
Na linha 26, as vírgulas empregadas após os vocábulos provincial e geral evitam a repetição da expressão tinham apenas de comprovar, já expressa na linha 24.Com relação às estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens seguintes.
Caso a vírgula que sucede o vocábulo eleitoral (l.12) fosse suprimida, o sentido do texto seria preservado, mas não a sua correção gramatical.Leia o trecho a seguir para responder as duas próximas questões.
Por que não pergunta àquela turma que ficou rindo do bolso traseiro rasgado das calças dele?
Observe a crase empregada no trecho citado. Agora escolha a alternativa em que deveria, obrigatoriamente, aparecer o sinal de crase para que estivesse de acordo com a norma padrão.Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2015
Leia o trecho a seguir para responder as duas próximas questões.
Por que não pergunta àquela turma que ficou rindo do bolso traseiro rasgado das calças dele?
O emprego dos porquês exige atenção, pois há diferença entre as formas que pode assumir. Assinale a alternativa em que, como no trecho acima, apresenta emprego correto da forma escolhida.Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
Todos os documentos oficiais da Universidade de Brasília (UnB) devem ser publicados no link Transparência UnB, no portal da instituição.Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
O trecho JS/mg/ UnB Doc 0023/2011 identifica, respectivamente, as iniciais do nome da pessoa que elaborou o documento e as de quem o digitou, além do número do UnBDoc.Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
No que diz respeito à estrutura do ato administrativo, é correto afirmar que, no caso do texto apresentado, não há ementa.Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
Se o referido ato fosse constituído de apenas um parágrafo, este deveria ser denominado parágrafo único.Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
Os documentos ato e ofício compartilham da mesma estrutura textual, apesar de serem usados para diferentes finalidades.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...