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A "autoridade competente" a que se refere o texto é a autoridade que:
tem formação própria para um cargo;
demonstra eficiência na atividade;
tem competência para o exercício do cargo;
tem a responsabilidade de determinada tarefa;
foi aprovada em concurso público.
Julgue os seguintes itens quanto à sua correção gramatical e quanto à adequação às idéias gerais do texto II.
Se a pessoa de quem o documento se opor aceitá-lo, o documento será válido.
A partir da análise da estrutura sintática dos períodos do último parágrafo do texto III, julgue os seguintes itens.
A substituição de "temos que procurar mostrar" (L.20-21) por temos de procurar mostrar não altera as relações sintáticas entre os termos.
O significado de Estado, na segunda linha do texto, é:
modo de ser ou estar, condição;
país soberano;
divisão territorial e administrativa de certos países;
conjunto das instituições públicas de um país;
governo de poderes excepcionais.
Assinale a opção que preenche as lacunas de forma gramaticalmente correta.
à – a – a – à
a – à – à – a
à – a – à – a
a – a – a – a
a – a – à – a
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Assinale o item em que foi corretamente indicado um sinônimo da palavra presente no texto:
expressivos (l. 4) - graves
intento (l. 8) - objetivo
episódio (l. 8) - fracasso
complexo (l. 12) - singelo
As questões de números 16 a 23 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância nas frases adaptadas do texto está feita em desrespeito à norma culta na frase:
Esses tipos de organização eram mais conhecidos nos presídios do Rio de Janeiro.
São fenômenos que não causam surpresa, pois resultam da concentração de criminosos num só lugar.
Tratam-se de organizações de criminosos, que atuam livremente nos presídios paulistas.
É necessário controlar a atuação dessas organizações, contra as quais nada se pode fazer.
Espera-se que não ocorram mais essas rebeliões, organizadas por criminosos, dentro dos presídios.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Em relação ao texto IV, julgue os itens subseqüentes.
O acento gráfico em "têm" (.22) justifica-se pela concordância com "direções" (.22).
Com referência às idéias e à estrutura do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego da conjunção "mas" (L.2) indica que "corrigir essa excessiva carga fiscal" (L.2-3) contraria a expectativa de que "um item importante para as finanças públicas" (L.1-2) seja sempre positivo.
Julgue os itens a respeito do texto acima.
O sinal indicativo da crase em "à estatística" (l.15) deve ser retirado se a estrutura sintática for modificada para empregar o verbo somar sem o pronome se.
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