Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 10 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A frase do texto que está corretamente substituída por outra, sem alteração do sentido original, é:
elas sobrevivem intactas, indiferentes ao progresso = elas continuam desconhecidas, apesar dos estudos.
começaram a vida num patamar inferior = iniciaram sua vida profissional com muita dificuldade.
mas é uma inserção global = é, porém, um problema internacional.
para tentar de vez minorar esse problema = para que se consiga equacionar essa situação.
que servem de referência mundial = que são exemplo para o mundo todo.
Em relação ao texto LP-I, julgue os itens seguintes.
O texto é típico de uma ata.
Julgue se os itens subseqüentes estão corretamente pontuados.
A iniciativa — afirma Cézar Ramos — permitiu a avaliação do quadro necessário para que o trabalho se torne contínuo.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Nas questões de números 14 e 15, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das frases dadas.
Haverá bons resultados se as empresas _____ os cálculos, ________-se a renegociar a dívida e não ________ nas bolsas de valores. dadas.
refizerem; disporem; intervirem.
refazerem; dispuserem; intervierem.
refizerem; dispuserem; intervierem.
refazerem; disporem; intervirem.
As questões de números 16 a 23 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Que não se propague o temível exemplo de motim organizado ...
O emprego da forma verbal grifada confere à frase a idéia dedesejo de que a ação se realize.
dúvida a respeito de um fato real.
certeza da realização de um fato futuro.
finalidade de uma ação presente.
explicação de um fato passado.
Julgue se os itens subseqüentes estão corretamente pontuados.
O trabalho tornou-se necessário e urgente segundo Cézar Ramos, chefe do Arquivo Geral, tendo em vista que o Arquivo Geral do TRT/6.ª, encontra-se com sua capacidade praticamente toda preenchida.
Quanto aos aspectos coesivos de referência no texto LP-I, julgue os itens que se seguem.
O advérbio "Talvez" (v.15) admite que a forma verbal "Consinta" (v.16) seja alterada para Consente, no modo indicativo.Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Leia o texto abaixo para responder às questões de números 01 a 10.
"Muitas especulações, um parto complicado, que requer veterinários e curiosos. Todos darão palpites (...)." A versão adaptada deste trecho, que apresenta correta correlação dos tempos verbais, é:
É possível que haja muitas especulações, um parto complicado, que talvez requeira veterinários e curiosos. Talvez todos dêem palpites.
Quem sabe foram muitas especulações, um parto complicado, que já requeria veterinários e curiosos. Talvez todos têm dado palpites.
Pode ser que se fazem muitas especulações, um parto complicado, que requererá veterinários e curiosos. Todos vêm dando palpites.
Quem sabe ocorreram muitas especulações, um parto complicado, que talvez requeria veterinários e curiosos. Talvez todos tinham dado palpites.
É possível que fizeram muitas especulações, um parto complicado, que talvez vinha requerendo veterinários e curiosos. Todos vinham dando palpites.
Julgue se os itens subseqüentes estão corretamente pontuados.
O mutirão deu início, à primeira etapa, do Programa de Gestão de Documentos.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Leia o texto abaixo para responder às questões de números 01 a 10.
Assinale a alternativa em que há correta equivalência entre as formas verbais simples e compostas no período.
eu faria o mesmo / tinha feito o mesmo.
meu cunhado viajara / haveria viajado.
eu ainda não gostava de cachorro / tinha gostado.
todos darão palpite / haveriam dado.
tivera alguma nobreza / tinha tido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...