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Leia o texto para responder às questões 02 e 03.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O sinal de dois pontos(L.2) pode ser substituído por vírgula e o período permanece correto.
Em "O que se convencionou..."(L.5) "O" pode ser substituído por Aquilo, sem prejuízo para a correção gramatical.
A próclise do "se"(L.5 e 6) ocorre indicada pela presença do "que" e do "não", respectivamente.
O uso de vírgula após "pão de cada dia"(L.9) transforma a oração que se segue em restritiva.
A forma verbal "continuarão"(L.12) admite a substituição por vão continuar, sem alteração do significado.
Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro de pontuação.
A Organização das Nações Unidas - ONU é organismo multilateral constituído pelos aliados logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Reflete, portanto, a preocupação dos vencedores do conflito armado em não permitir o ressurgimento de regimes nazistas que haviam sido esmagados na Europa.
Ruíram regimes outrora fortes. A Alemanha Comunista virou história, e a poderosa União Soviética deixou de existir. A realidade de hoje é substancialmente, diferente da geografia política dos anos setenta.
A bipolaridade, que caracterizou a política internacional até o final dos anos oitenta, ajudou a manter estável o papel da ONU e das agências a ela ligadas. No entanto, um dia o Muro de Berlim caiu. Em seguida, os países do leste redescobriram a liberdade.
A Segunda Guerra Mundial, em termos políticos, demorou a terminar. Restaram dois protagonistas, ambos superpotências, dotados de arsenais capazes de destruir o planeta várias vezes: União Soviética e Estados Unidos.
A ONU, contudo, permanece a mesma. Não mudou. Seus integrantes não dão sinais de perceber a nova realidade.
(Adaptado do Correio Braziliense, 08/10/2000)
A respeito do texto I, julgue os itens a seguir.
De acordo com o desenvolvimento das idéias no texto, o advérbio daí (l.11) marca o momento do debate.
Marque a opção em que um dos vocábulos NÃO se completa corretamente com a(s) letra(s) dos parênteses.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2000
Julgue os itens seguintes, acerca do emprego das palavras e expressões no texto LOP-II.
Na linha 30, o uso da crase em "às doenças" e "à escassez" indica que tais complementos são regidos por "relação" (l. 29), do mesmo modo que "trabalho" (l. 30).
Com relação ao emprego das palavras e expressões no texto LP-I, julgue os itens que se seguem.
A posição do pronome átono "me" (l. 1), antecedendo o verbo, constitui uma violação às regras da colocação pronominal da norma culta e, por isso, ele deveria ser usado posposto a "pediram" (l. 1).
Assinale a opção que apresenta erro de morfologia ou de concordância verbal.
A diferença entre as taxas de crescimento dos Estados Unidos, do Japão e da Europa, no longo prazo, é um indício do descompasso da economia global. Apesar das alegações européias de que os mercados estão subestimando o euro, a moeda continua flutuando pouco acima de sua mais baixa cotação, 93 centavos de dólar.
O iene está pouco abaixo de seu pico diante do dólar e permanece próximo de seu teto histórico ante o euro. Com resultados aquém dos desejados, Japão e Europa vêm a exuberância econômica dos Estados Unidos como uma ameaça - o que não é errado.
Em 98 e 99, a economia dos Estados Unidos cresceu cerca de 4% ao ano, enquanto as três principais economias da zona do euro - Alemanha, França e Itália - atingiram 2%, 3% e 2% ao ano, respectivamente, no período. O Fundo Monetário Internacional prevê que os três países cresçam cerca de 3% este ano.
Com esse resultado, a Europa não é mais vista como causa de debilidade. Agora o ritmo do crescimento europeu é tão rápido que uma intervenção do Banco Central Europeu - elevando as taxas de juros - é apenas uma questão de tempo.
Isso deixa o principal fardo da remoção dos desequilíbrios econômicos aos cuidados do EUA, que precisam reduzir o ritmo de seu crescimento (hoje perto de 6% ao ano). A diferença entre os ciclos econômicos na Europa, Estados Unidos e Japão traz o fantasma da crise mundial.
Indique as ocorrências do pronome se, destacadas abaixo, que estão todas em desacordo com as normas gramaticais.
A respeito do texto I, julgue os itens a seguir.
Pelo tema, impessoalidade e clareza, o texto poderia constituir parte de um documento oficial como, por exemplo, um relatório ou um parecer , mas o emprego das aspas lhe confere uma coloquialidade que o torna inadequado às normas da redação oficial.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2000
O termo sublinhado foi identificado de modo INCORRETO em:
"Parecia inatingível, tão distante era (...)" (predicativo)
"(...) como sinônimo de conquista do impossível." (complemento nominal)
"Só de guerras mundiais, envolvendo as grandes potências," (objeto direto
"Chegou-se a inventar uma forma moderna e cínica de paz: a Guerra Fria." (vocativo)
"(...) trazendo também um ar de vitória (...)" (adjunto adnominal)
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