Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa correta quanto à concordância verbal:
Haviam centenas de pessoas esperando para entrar no teatro.
Foi dado como certa a demissão do gerente de marketing.
NAS QUESTÕES DE 08 A 10, ASSINALE A ALTERNATIVA EM QUE A PALAVRA DESTACADA TENHA SIDO EMPREGADA INCORRETAMENTE.
Questão
Os erros na carta eram muitos: o professor pediu aos alunos que ratificassem o texto para melhorar a nota.
O tráfego era intenso no final da tarde; esperava-se que os engenheiros pudessem providenciar uma solução.
Todos nós agimos mal ao considerarmos que os alunos não haviam estudado para as provas bimestrais.
Só pudemos arrear os cavalos quando o dono da fazenda nos convidou para conhecer detidamente a sua propriedade.
No enunciado "A TV comercial e a TV Pinel contrastam entre si em vários pontos: _____ nos mostra apenas sexo e violência, _____ é um canal de expressão (e de inclusão social); _____ mais parece um festival de surtos psicóticos, _____ representa uma luz de saúde mental em meio à doideira desgovernada", os demonstrativos que preenchem corretamente as quatro lacunas que nele se observam são, pela ordem:
aquela, esta / aquela, esta;
esta, aquela / esta, aquela;
aquela, esta / esta, aquela;
esta, aquela / aquela, esta;
essa, aquela / aquela, essa.
Todas as formas verbais abaixo possuem a mesma predicação, EXCETO:
Marque a alternativa que NÃO SE ADEQUA à norma culta.
Haja vista os livros desse autor.
Hajam vista os livros desse autor
Haja vista aos livros desse autor.
Haja visto os livros desse autor.
Haja vista todos estes livros, não pude lê-los
Considerando o seguinte requisito: A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, formalidade e uniformidade (Manual de Redação da Presidência da República, 2002), cada um dos itens a seguir apresenta um fragmento de texto que deve ser julgado certo se atender ao citado requisito, ou errado, em caso negativo. Vimos informar aos usuários do nosso sistema que, conforme a legislação em vigor sobre o tema, o plano de saúde XYZ sofrerá reajuste de 10% a partir do mês de dezembro de 2010.
Este é o livro _____ me referi. Fui procurado por um amigo de infância _____ nome não me lembrei. Aqueles são os parentes _____ lhe falei.
Complete as lacunas acima com a alternativa correta:
a que – de cujo – dos quais
que – cujo o – de que
a que – do cujo – cujos
que – de cujo – que
Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
Justifica-se o emprego da vírgula logo após mas (l.18) para enfatizar o sentido de contraste introduzido por essa conjunção, razão por que a supressão desse sinal de pontuação não acarretaria prejuízo gramatical ao texto.Em relação ao texto, assinale a opção correta
O uso da voz passiva em "é vista"(l.1) é um recurso que torna o agente da ação mais evidente.
A expressão "do tamanho"(l.2) funciona como complemento nominal de "processo"(l.2).
O pronome relativo em "que envolve"(l.3) representa, na oração que inicia, seu antecedente imediato "Estado".
A expressão "pelos socialistas"(l.7) exerce a função de complemento nominal de "nele" (l.7).
O emprego da preposição "de" em "de que o Estado afinal foi vítima"(l.8) é uma necessidade ditada pela regência nominal de "vítima".
Analise as frases a seguir e marque a opção INCORRETA quanto à concordância verbal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...