Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V V F V.
  • B. F F V V.
  • C. V F V F.
  • D. F V V F.

Assinale a alternativa que apresenta análise INCORRETA das estruturas sintáticas frequentemente produzidas por estudantes brasileiros.

  • A.

    O problema da inflação no Brasil é o fato de os cidadãos não serem informados diretamente dos fatores causadores do aumento do preço ao consumidor, de maneira que são passíveis de manipulação pelo governo.

    (Ambiguidade motivada pelo uso de elipse do sujeito do verbo ser na 3ª pessoa do plural “são”).

  • B.

    A solução estaria em aumentar a produção de bens, possibilitando o acesso de toda a população ao dinamismo do mercado consumidor.

    (Ambiguidade, motivada pela oração reduzida de gerúndio).

  • C. Medidas como o aumento de juros pode se recorrer a elas, mas acabam gerando novos problemas. (Sujeito topicalizado, que foi retomado depois por pronome pessoal, motivado pela influência da fala na escrita).
  • D.

    Esse é um tema no qual devemos começar a pensar nele.

    (Sujeito topicalizado, retomado por dois pronomes, repetição motivada por influência da oralidade na escrita).

As alternativas apresentam grupos de palavras (com asterisco) grafadas INCORRETAMENTE, em decorrência da influência da oralidade.

Assinale a alternativa em que o processo fonológico responsável pela escrita dessas palavras está identificado INCORRETAMENTE entre parênteses.

  • A. *corre/correr, *luta/lutar, *diverti/divertir. (Apagamento de consoante na coda).
  • B. *dodo/doido, *bobera/bobeira, *loco/louco. (Monotongação).
  • C. *derrepente/de repente, *concerteza/com certeza, *emcima/em cima. (Junção do clítico em uma única palavra morfológica).
  • D. *útima/última, *utra/ultra, *penútimo/penúltimo. (redução de encontro consonantal).

Assinale a alternativa em que se apresentam elementos corretamente analisados dessa letra de música que o professor precisa trabalhar em sala de aula a fim de fazer com que o aluno compreenda os efeitos de sentido pretendidos com o neologismo Cedotardar.

  • A. O neologismo Cedotardar foi formado por justaposição do advérbio “cedo”, mais o advérbio “tarde”, transformado em um verbo na desinência do infinitivo do verbo de tema-a. Esse neologismo gera efeitos de sentido antitéticos, confirmados pela leitura da letra de música, que apresenta um sujeito com sentimentos contraditórios de amor.
  • B. O neologismo Cedotardar foi formado por aglutinação do advérbio “cedo”, mais o advérbio “entardecer”, que perdeu os afixos. Esse neologismo gera efeitos de sentido metonímicos, confirmados pela leitura da letra de música, em que o sujeito é representado apenas por sentimentos dele.
  • C. O neologismo Cedotardar foi formado por justaposição do advérbio “cedo”, mais o advérbio “tarde”, transformado em um verbo na desinência do infinitivo do verbo de tema-a. Esse neologismo gera efeitos de sentido de angústia, confirmados pela leitura da letra de música, em que o sujeito se desespera diante do fim da vida, que para ele chegou cedo.
  • D. O neologismo Cedotardar foi formado por aglutinação do advérbio “cedo”, mais o advérbio “entardecer”, que perdeu os afixos. Esse neologismo gera efeitos de sentido de indecisão, confirmados pela leitura de letra de música, em que o sujeito abruptamente muda de opinião ao dizer que mentiu.

Leia esta passagem de A língua de Eulália: novela sociolinguística.

Considerando as regras de português padrão e as regras de português não padrão, assinale a alternativa que apresenta o procedimento de ensino e aprendizagem que o professor precisaria usar para ensinar a norma padrão para a personagem Eulália.

  • A. O professor identifica em “percurá os home” falada por Eulália uma regra de concordância de português não padrão, mas não intervém, para não a constranger; em um segundo momento, ele expõe a ela a regra de norma padrão de concordância e aplica exercícios de fixação para que Eulália a pratique.
  • B. O professor identifica em “os probrema” falada por Eulália o fenômeno do rotacismo, informa a ela que falou uma variedade do português que existe, porém o professor a conscientiza de que existe a variedade “problema”, usada em outras situações, que Eulália precisa aprender. Para isso o professor utiliza exercícios que contrastam as duas variedades.
  • C. O professor identifica em “môio ingrês” falada por Eulália o fenômeno fonético da assimilação, informa a ela que deve evitar essa variedade, preferindo a variedade padrão, que será ensinada por ele com exercícios que contrastam as duas variedades, substituindo a variedade não padrão pela variedade padrão, melhorando o repertório linguístico de Eulália.
  • D. O professor identifica em “os fósfro” falada por Eulália uma contração de proparoxítona para paroxítona como um problema de ortografia, mas não intervém, porque é uma variedade presente na cultura dela e iria constrangê la; após o diagnóstico, o professor ensina as regras de ortografia para Eulália com exercícios de fixação.

Leia este texto.

Esse anúncio foi produzido para comemorar o Dia Mundial da Propaganda.

Empregaram-se no modo imperativo os seguintes verbos:

  • A. investir e ver.
  • B. ser e aparecer.
  • C. esconder e ter.
  • D. enfrentar e anunciar.

Os termos destacados nos enunciados do texto 1 exercem a função sintática de objeto direto, EXCETO em

  • A. Preocupava-se apenas em produzir e vender bons cachorros-quentes.
  • B. Ele também sabia divulgar como ninguém seu produto [...]
  • C. A situação é crítica, o país vai quebrar. Depois de ouvir isso, o homem pensou [...]
  • D. Você estava certo filho, estamos no pior momento de todos os tempos.

Assinale a alternativa em que o termo destacado remete a um termo sem referência explícita, anteriormente, no texto 2.

  • A. “a chuva molha mais quem está parado”
  • B. “deu-lhe uma tremenda bronca.”
  • C. “o pequeno comerciante deu razão”
  • D. "ele tinha estudado [...] era o orgulho da família”.

Nos trechos a seguir, extraídos do texto 1 e do texto 2, há termos do registro informal, evidenciando a presença de linguagem coloquial, EXCETO em

  • A. “O negócio, como não podia ser diferente, prosperava.”
  • B. “Pra economizar, parou de fazer seus cartazes.”
  • C. “E não deu outra: os clientes não apareceram mais.”
  • D. “O sitiante então concluiu que de fato havia uma baita crise no país.”

Entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta os vocábulos na ordem substantivo + adjetivo é:

  • A. baixa porcentagem;
  • B. vias asfaltadas;
  • C. crescente construção;
  • D. novas rodovias;
  • E. grandes proporções.
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