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Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Analise as afirmativas.
I. O motorista que dirige bêbado não apresenta dificuldade em _______________ as imagens que vê.
II. Uma das funções dos policiais rodoviários é a de combater o _______________ de drogas.
III. O motorista pego sem habilitação será autuado porque _______________ a lei.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores
Língua Portuguesa - Semântica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Leia a charge a seguir.
Na charge lida, pode‐se identificar que:
I. A expressão tomar um táxi foi empregada no sentido denotativo.
II. A expressão tomar um táxi foi interpretada da mesma maneira pelos personagens.
III. O verbo tomar é transitivo e exige como complemento um objeto direto.
IV. O verbo tomar não pertence a mesma conjugação do verbo misturar.
Estão corretas apenas as afirmativas
Língua Portuguesa - Sintaxe - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Pedro trabalha no DETRAN e quer pedir um documento ao chefe para ler. Então ele dirá:
I. Chefe, preciso do documento para mim ler.
OU
II. Chefe, preciso do documento para eu ler.
A respeito das frases anteriores, assinale a afirmação correta:
Língua Portuguesa - Ortografia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Esta semana, uma revista de automóveis trouxe o lançamento de um novo modelo de carro e publicou o seguinte comunicado: Ele pode ser adquirido na cor verde-clara, já vem com porta-copo e alto-falante de série. Marque a alternativa que apresenta corretamente o plural dos substantivos compostos.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Relacione adequadamente a classificação das orações subordinadas substantivas às respectivas orações.
A sequência está correta em
Língua Portuguesa - Crase - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Geralmente, as pessoas confundem o uso do acento grave, indicativo de crase, com o fenômeno linguístico. Em qual das situações o acento NÃO deveria ter sido utilizado, visto que não ocorre crase?
Língua Portuguesa - Morfologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Observe o emprego das palavras destacadas nas frases a seguir.
Quando elas dirigem, ficam meio nervosas.
As crianças estavam sós no carro.
Ela mesma se dirigiu ao DETRAN.
Os carros custam caro.
Acerca das regras de concordância que justificam o emprego dos termos anteriores, analise.
I. A palavra meio é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.
II. A palavra sós é um adjetivo, por isso concorda com o sujeito.
III. A palavra mesma sempre concorda com o substantivo e o pronome a que se refere.
IV. A palavra caro é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.
Estão corretas as afirmativas
Língua Portuguesa - Pontuação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Algumas pessoas não atribuem a vírgula à sua devida importância e pensam que empregá-la em um texto é, apenas, um mero detalhe. No entanto, a sua colocação, supressão ou deslocamento pode alterar o sentido daquilo que se deseja comunicar. Analise as seguintes orações.
I. Os motoristas, que são violentos, partem para a agressão no trânsito e são desrespeitosos.
II. O bom motorista respeita a faixa de segurança, os pedestres, o sinal e as leis de trânsito em geral.
Assinale a alternativa que justifica corretamente o emprego da vírgula em cada uma dessas orações.
Língua Portuguesa - Conjunções - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Os especialistas são unânimes em afirmar que elas poderiam evitar os pequenos acidentes se treinassem um aspecto no qual apresentam grande deficiência o reflexo. E se prestassem mais atenção aos trajetos. Muitos dos acidentes envolvendo mulheres acontecem porque as motoristas tentam virar à direita ou à esquerda repentinamente, sem dar chance ao carro de trás de frear a tempo. Além disso, elas estão abusando do telefone celular enquanto dirigem o que é uma infração prevista no Código Nacional de Trânsito. Conhecer as características gerais de homens e mulheres ao volante só tem sentido se um estiver disposto a copiar o que o outro tem de melhor. Do contrário, a discussão cairá no vazio sexista. O piloto Luiz Carreira Junior, colega de competições de Valéria Zoppello, é quem dá a receita. Os homens teriam a ganhar se fossem tão prudentes quanto as mulheres. E elas seriam melhores motoristas se fossem mais atentas ao que acontece à sua volta, diz ele.
No último parágrafo do texto, os conectores destacados representam, respectivamente,
Língua Portuguesa - Morfologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Relacione adequadamente as classes gramaticais às respectivas classificações das palavras destacadas.
A sequência está correta em
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