Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à regência verbal e de acordo com a normapadrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Após o sinal, não entre nem saia do trem.
  • B. Aquela mulher não esquecia dos favores recebidos.
  • C. A empresa já pagou os profissionais que trabalharam no evento.
  • D. Com raiva, a moça não perdoou a amiga.
  • E. Os empresários procederam aos demais tópicos do contrato.

Em relação à concordância verbal e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Começou a haver tumultos na região por causa da chegada do artista famoso.
  • B. Os Estados Unidos é o grande aliado do Brasil nesta nova empreitada.
  • C. Fui eu que pagou a conta ontem na pizzaria.
  • D. Analisou-se os planos referentes ao novo negócio.
  • E. Precisam-se de homens com experiência na área administrativa.

Em relação à acentuação e de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Minha mãe me preparou um cházinho para amenizar minha dor de cabeça.
  • B. O nascimento de seu filho foi motivo de júbilo e satisfação.
  • C. Ela precisa de tratamento uma vez que é alcóolatra.
  • D. Encontrar esta pessoa foi apenas mais um caso fortuíto.
  • E. Os homens trabalharam incansávelmente para construir as casas populares.

Em relação à pontuação e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Cultura afro-brasileira, é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam, em diversas expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária.
  • B. Cultura afro-brasileira, é o resultado, do desenvolvimento da cultura africana no Brasil incluindo as influências recebidas, das culturas portuguesa e indígena que se manifestam em diversas expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária.
  • C. Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana, no Brasil, incluindo as influências recebidas, das culturas portuguesa e indígena que se manifestam, em diversas expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária.
  • D. Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam em diversas expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária.
  • E. Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil: incluindo as influências, recebidas das culturas portuguesa e indígena, que se manifestam, em diversas expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária.

Em relação à ortografia e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Os novos procedimentos rerpecutiram muito na empresa.
  • B. O funcionário queria reinvindicar o cargo perdido.
  • C. A enchente assolou a aldeia de pescadores.
  • D. Os materiais cirúrgicos foram esterelisados pela Enfermeira.
  • E. O acidente ocorreu porque os parafusos não estavam muito bem atarrachados.

De acordo com o contexto e quanto a conjunções, assinale a alternativa em que a conjunção destacada exprime a mesma classificação que a conjunção destacada abaixo.

“Portanto, combater a intolerância religiosa é um dever de todos.”

  • A. Todavia, combater a intolerância religiosa é um dever de todos.
  • B. No entanto, combater a intolerância religiosa é um dever de todos.
  • C. Logo, combater a intolerância religiosa é um dever de todos.
  • D. Contudo, combater a intolerância religiosa é um dever de todos.
  • E. Porquanto, combater a intolerância religiosa é um dever de todos.

Leia a oração abaixo, retirada do quinto parágrafo, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta um sinônimo da palavra destacada.

“Solo fértil do patrimônio afro-brasileiro, as comunidades tradicionais de terreiro guardam as reminiscências culturais e religiosas dos bantus, yorubás, gegês e malês.”

  • A. Resquícios.
  • B. Peculiaridades.
  • C. Características.
  • D. Traços.
  • E. Recordações.

A fala do menino inclui a frase “Eu quero ir para esse lugar aí...”. Nesse caso, emprega-se a forma esse do demonstrativo porque

  • A. se refere a algo distante no tempo.
  • B. se refere a algo distante no espaço.
  • C. se refere a algo socialmente distante.
  • D. se refere a algo anteriormente expresso.
  • E. se refere a algo dito ironicamente.

“Ele mesmo foi vítima da violência...”

Assinale a frase em que se repete o mesmo sentido do vocábulo sublinhado na frase do texto.

  • A. Mesmo assim, John Lennon foi morto.
  • B. A violência existe, mesmo que combatida.
  • C. Todos acreditam no mesmo sonho utópico.
  • D. Tudo foi escrito pelo mesmo autor.
  • E. O livro mesmo já denuncia isso.

Assinale a alternativa em que a troca de posição entre os termos sublinhados altera o sentido do segmento.

  • A. “Mais uma vez, deu distopia”.
  • B. “...que significaria um renascimento para a humanidade...”
  • C. “...o direito à educação e à saúde seria universal...”
  • D. “...Morus prescrevia dois escravos para cada família...”
  • E. “Quando surgiu e se popularizou o automóvel...”
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...