Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“...na qual não haveria, entre outros atrasos, violência e religião”. Assinale a forma verbal que substitui erradamente a forma verbal sublinhada.

  • A. deveria haver
  • B. deveria existir
  • C. poderiam haver
  • D. poderiam existir
  • E. poderia haver

“...Marx e Engels e outros pensadores previram um futuro redentor...”. Nesse segmento o verbo irregular prever é conjugado de forma correta no pretérito perfeito do indicativo. Assinale a frase em que a forma desse mesmo verbo está conjugada de forma errada.

  • A. Quando ele prever o resultado, todos se espantarão.
  • B. Elas preveem coisas impossíveis.
  • C. Espero que elas prevejam boas coisas.
  • D. Ela já previra o resultado, antes de a partida terminar.
  • E. Se todos previssem a vida, ela seria diferente.

Assinale a alternativa em que o sinônimo da palavra sublinhada está indicado corretamente.

  • A. “...e mais especificamente no Brasil...” / regionalmente.
  • B. “...se mostrasse alguma tendência para a tirania...” / desonestidade.
  • C. “Morus prescrevia dois escravos para cada família...” / recomendava.
  • D. “Platão imaginou uma república idílica...” / democrática.
  • E. “...pensadores imaginaram um futuro redentor...” / divino.

“Platão imaginou uma república idílica em que os governantes seriam filósofos, ou os filósofos governantes”. Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa incorreta.

  • A. o pronome relativo “que” se refere ao antecedente “república”.
  • B. o termo “em que” não pode ser substituído por “onde”.
  • C. a forma verbal “seriam” indica uma possibilidade.
  • D. a conjunção “ou” indica uma alternativa.
  • E. os termos “filósofos” e “governantes” devem ser separados por vírgula.

“Quando surgiu e se popularizou o automóvel anunciou-se uma utopia possível”.

Nesse segmento do texto, a conjunção e une

  • A. duas ações simultâneas.
  • B. duas ações de mesmo sentido.
  • C. duas ações que se contrariam.
  • D. duas ações que mostram causa/consequência.
  • E. duas ações que se seguem.

“Dizem que ele se inspirou nas descobertas recentes do Novo Mundo, e mais especificamente do Brasil, para descrever sua sociedade ideal, que significaria um renascimento para a humanidade, livre dos vícios do mundo antigo”. A forma reduzida “para descrever” poderia ser adequadamente substituída por

  • A. para que fosse descrita.
  • B. para ser descrita.
  • C. para que descrevesse.
  • D. para que descreva.
  • E. para que tivesse sido descrita.

“O governo seria exercido por um príncipe eleito”. Assinale a alternativa que indica a forma de reescrever-se essa frase do texto que modifica o seu sentido original.

  • A. Um príncipe eleito exerceria o governo.
  • B. O governo, esse seria exercido por um príncipe eleito.
  • C. Eleito, um príncipe exerceria o governo.
  • D. O governo, um príncipe eleito o exerceria.
  • E. Quem exercia o governo era um príncipe eleito.

Assinale a alternativa em que os vocábulos sublinhados apresentam o mesmo valor semântico.

  • A. “Todas as utopias imaginadas até hoje acabaram em distopias, ou tinham na sua origem um defeito que as condenava”. / “Até John Lennon, na canção “Imagine”, propôs sua utopia, na qual não haveria, entre outros atrasos, violência e religião...”.
  • B. “A primeira, que deu nome às várias fantasias de um mundo perfeito que viriam depois, foi inventada por sir Thomas Morus em 1516”. / “O governo seria exercido por um príncipe eleito, que poderia ser substituído se mostrasse alguma tendência para a tirania...”
  • C. “Dizem que ele se inspirou nas descobertas recentes do Novo Mundo, e mais especificamente do Brasil, para descrever sua sociedade ideal, que significaria um renascimento para a humanidade, livre dos vícios do mundo antigo”.
  • D. “Mas para que tudo isso funcionasse Morus prescrevia dois escravos para cada família, recrutados entre criminosos e prisioneiros de guerra”.
  • E. “Quando surgiu e se popularizou o automóvel anunciou-se uma utopia possível”.

Assinale a alternativa em que se deixou de empregar uma vírgula, contrariando as regras de pontuação.

  • A. “Quando surgiu e se popularizou o automóvel anunciou-se uma utopia possível”.
  • B. “No futuro previsto os carros ofereceriam transporte rápido e lazer inédito em estradas magnetizadas para guiá-los mesmo sem motorista”.
  • C. “Isso se os carros não voassem, ou se não houvesse um helicóptero em cada garagem”.
  • D. “Nada disso aconteceu”.
  • E. “Foi outra utopia que pifou”.

As frases a seguir apresentam exemplos de voz passiva, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. “A primeira, que deu nome às várias fantasias de um mundo perfeito que viriam depois, foi inventada por sir Thomas Morus em 1516”.
  • B. “Na Utopia de Morus o direito à educação e à saúde seria universal, a diversidade religiosa seria tolerada e a propriedade privada, proibida”.
  • C. “O governo seria exercido por um príncipe eleito, que poderia ser substituído se mostrasse alguma tendência para a tirania, e as leis seriam tão simples que dispensariam a existência de advogados”.
  • D. “Além disso, o príncipe deveria ser sempre homem e as mulheres tinham menos direitos que os homens”.
  • E. “Quando surgiu e se popularizou o automóvel anunciou-se uma utopia possível”.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...