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Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Na linha 2, o termo que poderia ser substituído por cujo, haja vista se tratar de pronome relativo referente ao educador e escritor Paulo Freire.Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
No segmento o problema central do homem não era o simples alfabetizar, mas fazer com que o homem assumisse sua dignidade como detentor de uma cultura própria (l.27-29), seriam mantidas a correção gramatical e a coerência textual se fosse suprimida a forma com que se segue o verbo fazer e se fosse alterada a forma verbal assumisse por assuma.Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
O trecho o problema central do homem não era o simples alfabetizar, mas fazer com que o homem assumisse sua dignidade como detentor de uma cultura própria (l.27-29) constitui-se de duas orações coordenadas sindéticas e de uma oração subordinada reduzida de infinitivo.Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Em Paulo Freire acreditava que a melhor maneira de se ensinar é defender com seriedade e apaixonadamente uma posição (l.22-24), a oração introduzida por que exerce a função sintática de predicativo do sujeito Paulo Freire.Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
No primeiro parágrafo, a partícula se, nas suas três ocorrências, funciona como índice de indeterminação do sujeito e pode ser posposta às formas verbais que a acompanham.Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Na linha 1, mantêm-se a correção gramatical e os sentidos do texto ao se substituir a estrutura Quando se pensa pelo segmento Ao se pensar.O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.
Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
O texto do documento deve ser arrematado com o fecho Respeitosamente, visto que seu destinatário é uma autoridade hierarquicamente superior. Após o fecho, deve constar apenas o cargo do secretário, sem seu nome, a fim de se garantir o respeito ao princípio da impessoalidade nas comunicações oficiais.O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.
Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
A forma pela qual o ministro deve ser tratado no documento é Vossa Excelência, e o vocativo deve ser Senhor, seguido do cargo, ou seja, Senhor Ministro.O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.
Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
O tipo de comunicação adequado para a solicitação ao ministro é o aviso, o qual deve seguir o modelo do padrão ofício, acrescido de vocativo.O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.
Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
Na redação do documento, deve-se evitar prolixidade, solicitando-se objetivamente a celeridade no repasse de recursos, conforme o princípio da concisão.{TITLE}
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