Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Crase - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Considere as seguintes propostas de substituição de palavras do texto.
I - Substituição de anular (l. 31) por anulação.
II - Substituição de influenciavam (l. 44) por exerciam influência.
III - Substituição de ouvem (l. 51) por valorizam.
Quais dessas substituições criariam condições, no período em que fossem realizadas, para o uso do acento grave, indicador de crase?
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação gramatical correta para as conjunções se (l. 28), portanto (l. 59) e embora (l. 76).
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta uma frase gramaticalmente correta com sentido literal equivalente ao do período que inicia com Ela (l. 05) e termina com saúde (l. 09).
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 63, 69 e 73.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta um verbo conjugado no presente do modo indicativo e um verbo conjugado no presente do modo subjuntivo, respectivamente.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta uma versão gramaticalmente correta para a frase No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que passamos a chamar de Narciso (l. 06-07), caso o trecho passamos a chamar de Narciso fosse substituído por passamos a simpatizar.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Se as ocorrências da palavra você nas linhas 13, 15, 17 e 21 fossem substituídas por ocorrências da palavra tu, como ficariam as formas verbais chora (l. 13), chore (l. 15), era (l. 17) e poderia (l. 21), respectivamente, para fins de concordância?
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que contém uma versão correta do trecho Ah, não nos espanta que você chore por Narciso (l. 15) em discurso indireto.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.
( ) Os dois-pontos da linha 02 poderiam ser substituídos por um ponto e vírgula sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.
( ) O uso da vírgula depois de perto, na linha 05, é facultativo.
( ) As vírgulas depois de que e manhã (l. 04) estão sendo empregadas pelo mesmo motivo que as vírgulas depois de que (l. 09) e morreu (l. 10).
( ) Os travessões empregados nas linhas 10 e 11 poderiam ser substituídos por parênteses sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta uma frase com sentido literal equivalente ao da frase Quase todo mundo conhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago (l. 01-03).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...