Questões de Língua Portuguesa

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Considere as seguintes propostas de substituição de palavras do texto.

I - Substituição de anular (l. 31) por anulação.

II - Substituição de influenciavam (l. 44) por exerciam influência.

III - Substituição de ouvem (l. 51) por valorizam.

Quais dessas substituições criariam condições, no período em que fossem realizadas, para o uso do acento grave, indicador de crase?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. Apenas II e III.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação gramatical correta para as conjunções se (l. 28), portanto (l. 59) e embora (l. 76).

  • A. condicional – conclusiva – concessiva
  • B. condicional – consecutiva – adversativa
  • C. consecutiva – conclusiva – concessiva
  • D. consecutiva – adversativa – conclusiva
  • E. condicional – conclusiva – adversativa

Assinale a alternativa que apresenta uma frase gramaticalmente correta com sentido literal equivalente ao do período que inicia com Ela (l. 05) e termina com saúde (l. 09).

  • A. Ela leva em conta que, na maioria das vezes, a publicidade infantil é contrariamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente e só deve ser usada para campanhas de utilidade pública sobre alimentação, educação e saúde.
  • B. Ela leva em conta que a publicidade infantil, na maioria das vezes, é contrária ao que o Estatuto da Criança e do Adolescente e só deve ser usada para campanhas de utilidade pública sobre alimentação, educação e saúde.
  • C. Ela leva em conta que, na maioria das vezes, a publicidade infantil é contrária ao Estatuto da Criança e do Adolescente e que só deve ser usada para campanhas de utilidade pública sobre alimentação, educação e saúde.
  • D. Ela leva em conta, na maioria das vezes, que a publicidade infantil é, contrariamente ao que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, e só deve ser usada para campanhas de utilidade pública sobre alimentação, educação e saúde.
  • E. Ela leva em conta, na maioria das vezes, que a publicidade infantil é contrária ao Estatuto da Criança e ao do Adolescente e que só deve ser usada para campanhas de utilidade pública sobre alimentação, educação e saúde.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 63, 69 e 73.

  • A. tem – proíbe – mostre
  • B. têm – proíbe – mostre
  • C. têm – proíbe – mostrem
  • D. têm – proíbem – mostre
  • E. tem – proíbem – mostrem

Assinale a alternativa que apresenta um verbo conjugado no presente do modo indicativo e um verbo conjugado no presente do modo subjuntivo, respectivamente.

  • A. passamos (l. 07) – debruçava (l. 23)
  • B. espanta (l. 15) – deitava (l. 28)
  • C. poderia (l. 21) – procurava (l.05)
  • D. disse (l. 25) – tinha (l. 18)
  • E. tem (l. 08) – chore (l. 15)

Assinale a alternativa que apresenta uma versão gramaticalmente correta para a frase No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que passamos a chamar de Narciso (l. 06-07), caso o trecho passamos a chamar de Narciso fosse substituído por passamos a simpatizar.

  • A. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que passamos a simpatizar.
  • B. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, por que passamos a simpatizar.
  • C. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, em que passamos a simpatizar.
  • D. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, com que passamos a simpatizar.
  • E. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, de que passamos a simpatizar.

Se as ocorrências da palavra você nas linhas 13, 15, 17 e 21 fossem substituídas por ocorrências da palavra tu, como ficariam as formas verbais chora (l. 13), chore (l. 15), era (l. 17) e poderia (l. 21), respectivamente, para fins de concordância?

  • A. chora – chore – eras – poderia.
  • B. choraste – chorava – era – poderias.
  • C. choras – chores – eras – poderias.
  • D. choras – chores – eras – poderia.
  • E. choras – choras – era – poderias.

Assinale a alternativa que contém uma versão correta do trecho “Ah, não nos espanta que você chore por Narciso” (l. 15) em discurso indireto.

  • A. As Oréiades disseram que não lhes espantava que o lago chorasse por Narciso.
  • B. As Oréiades disseram que não as espantava que o lago chorasse por Narciso.
  • C. As Oréiades disseram que não lhes espanta que o lago chore por Narciso.
  • D. As Oréiades diriam que não as espanta que o lago chore por Narciso.
  • E. As Oréiades disseram que “não nos espanta que você chore por Narciso”.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.

( ) Os dois-pontos da linha 02 poderiam ser substituídos por um ponto e vírgula sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.

( ) O uso da vírgula depois de perto, na linha 05, é facultativo.

( ) As vírgulas depois de que e manhã (l. 04) estão sendo empregadas pelo mesmo motivo que as vírgulas depois de que (l. 09) e morreu (l. 10).

( ) Os travessões empregados nas linhas 10 e 11 poderiam ser substituídos por parênteses sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. F – F – V – V.
  • B. F – V – V – V.
  • C. F – V – F – F.
  • D. V – V – F – F.
  • E. V – F – F – V.

Assinale a alternativa que apresenta uma frase com sentido literal equivalente ao da frase Quase todo mundo conhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago (l. 01-03).

  • A. Nem todo mundo desconhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago o dia todo.
  • B. Quase ninguém desconhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que ia contemplar seu rosto num lago todos os dias.
  • C. Quase todo mundo conhece a história grega (original) sobre Narciso: um belo rapaz que, quase todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago.
  • D. Todo mundo conhece a história quase original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago.
  • E. Quase todo mundo conhece a história grega (original) sobre Narciso: um belo rapaz que contemplava, o dia todo, seu rosto num lago.
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