Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no excerto do poema Improviso do mal da América, de Mário de Andrade, julgue (C ou E) os próximos itens.
No verso As mulheres fumam feito chaminés sozinhas (v.18), a posição do adjetivo resulta em ambiguidade estrutural.Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. Em comunicações entre chefes de poder, empregam-se o vocativo Excelentíssimo Senhor, seguido do respectivo cargo, e o fecho Atenciosamente.
Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. A mensagem e o ofício possuem praticamente a mesma estrutura, mas suas finalidades são diferentes: a mensagem é usada para comunicação entre autoridades de mesma hierarquia, sendo dispensada a assinatura do seu signatário; o ofício é utilizado para comunicação com o público, sendo obrigatória a assinatura do seu signatário.
Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. No âmbito da administração pública, arquiva-se, se necessário, a cópia xérox do fax, meio de comunicação utilizado para transmissão de mensagens urgentes e para o envio de documentos que não possam ser encaminhados por meio eletrônico.
No que se refere aos aspectos linguísticos e às ideias do texto acima, julgue os próximos itens.
O vocábulo finalmente (l.1) poderia ser corretamente empregado entre vírgulas.No que se refere aos aspectos linguísticos e às ideias do texto acima, julgue os próximos itens.
O emprego do sinal indicativo de crase em às lojas (l.15) é facultativo, de modo que sua supressão não prejudicaria a correção gramatical do período.Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere aos aspectos linguísticos e às ideias do texto acima, julgue os próximos itens.
Na linha 12, o pronome se poderia ser deslocado para imediatamente após a forma verbal converteu, escrevendo-se converteu-se, sem prejuízo da correção gramatical do texto.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens subsequentes, referentes às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.
A forma verbal Há (l.16) poderia ser substituída por Existe sem que houvesse prejuízo para a correção gramatical do período.Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma pronominal lo, em fazê-lo (l.4), refere-se a tema (l.3), e as formas as e lhes (l.14) referem-se a organizações (l.14).Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto nem alteração de seu sentido original caso o período Os responsáveis (...) de RH (l.12-13) fosse reescrito da seguinte forma: A responsabilidade pela gestão de pessoas em uma organização não cabe aos gestores, mas à área de RH.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...