Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A palavra Assim articula os dois primeiros períodos do terceiro parágrafo do Texto I.

No contexto, esse conector estabelece uma relação de causa e efeito entre um(a)

  • A. tese e sua exemplificação
  • B. hipótese e sua incoerência
  • C. generalização e sua correção
  • D. conceito e sua crítica
  • E. pensamento e sua potencialização

No Texto I, o uso do travessão em “Como dizia um conhecido — para meu horror e indiferença dos demais participantes da conversa:” (l. 7-9) constitui recurso argumentativo, uma vez que

  • A. auxilia na descrição feita acerca do preconceito.
  • B. enfatiza o ponto de vista crítico do enunciador.
  • C. traduz a adesão do autor à informação exposta.
  • D. suspende o pensamento do enunciador sobre o tema.
  • E. desvela a discordância dos participantes da conversa.

Em “Um garoto negro termina um serviço que lhe havia sido solicitado e, orgulhosamente, garante ter feito ‘serviço de branco’” (l. 1-3, Texto I), o uso do advérbio destacado

  • A. confere à atitude do garoto um caráter laudatório.
  • B. evidencia uma dúvida quanto ao sentimento do garoto.
  • C. particulariza o sentido do verbo garantir no contexto.
  • D. marca crítica implícita do enunciador à postura do rapaz.
  • E. isenta o autor da responsabilidade do que afirma.

No Texto I, nas expressões “serviço de branco” (l. 3) e “mesmo sendo negras” (l. 5), o uso das aspas visa a

  • A. destacar palavras que assumem um sentido fora do comum no contexto.
  • B. assinalar o caráter simbólico com que tais termos são socialmente usados.
  • C. desmitificar a posição subalterna relegada ao negro na sociedade.
  • D. promover os tipos de serviço desempenhados por muitos negros.
  • E. exemplificar a inconsciência dos negros frente à sua condição social.

Com relação aos aspectos morfossintáticos do texto, julgue (C ou E) os seguintes itens.

Na linha 3, as vírgulas que isolam o termo “patética” foram empregadas para enfatizar o atributo de “exclamação”, mas a supressão dessa pontuação manteria a correção gramatical do trecho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos morfossintáticos do texto, julgue (C ou E) os seguintes itens.

O emprego de “concebera” (l.8), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo, justifica-se, no texto, como traço estilístico da linguagem culta formal, visto que, em normas estritamente gramaticais, não há respaldo para esse uso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a aspectos linguísticos do texto acima, julgue (C ou E) os itens subsecutivos.

Em “Como foi possível viver tanto tempo assim?” (l.24), o termo “assim”, empregado como recurso de ênfase, poderia ser retirado do trecho, sem prejuízo para o contexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a aspectos linguísticos do texto acima, julgue (C ou E) os itens subsecutivos.

No trecho “Se a gente não cuida (...) de altos e baixos” (l.5-8), o emprego de um ponto e vírgula após o vocábulo “apenas”, no lugar da vírgula, marcaria o final do primeiro período e o início da oração que se segue, mantendo-se a correção gramatical e favorecendo-se a compreensão do trecho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao poema acima, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Em “aposto no oposto de meu sim” (v.14), a função da palavra “aposto”, tal como se lê no verso, é especificar ou explicar um elemento do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto I acima, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Entre as funções das aspas, está a de salientar o sentido figurado de uma expressão, isolando na frase o termo desejado. Clarice Lispector se vale desse recurso ao explicar que sempre conservou “uma aspa à esquerda e outra à direita de mim” (l.4), além de se declarar satisfeita em projetar “Essa imagem de mim entre aspas” (l.14).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...