Questões de Língua Portuguesa

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A expressão “Encontros e Despedidas” relaciona-se diretamente com alguns vocábulos que, no texto, recuperam e reforçam o sentido sugerido pelo título. Assinale a alternativa que apresenta três substantivos que exemplificam essa relação.

  • A. “notícias” (linha 1), “mundo” (linha 1) e “lᔠ(linha 1).
  • B. “abraço” (linha 3), “apertar” (linha 3) e “gente” (linha 11).
  • C. “chegando” (linha 4), “planos” (linha 6) e “estação” (linha 10).
  • D. “trem” (linha 20), “hora” (linha 22) e “lugar” (linha 25).
  • E. “vai-e-vem” (linha 9), “plataforma” (linha 24) e “estação” (linha 10).

Segundo a norma-padrão da língua portuguesa e mantendo o mesmo sentido do texto, a pontuação está correta em:

  • A. Quando o estado inteiro dentro de dois meses, passar a trabalhar com a mesma ferramenta, serão eliminados em grande parte a pessoalidade e o voluntarismo.
  • B. Dentro de dois meses, assim que o estado inteiro passar a trabalhar com a mesma ferramenta, serão eliminados, em grande parte, a pessoalidade e o voluntarismo.
  • C. Quando o estado inteiro, passar a trabalhar com a mesma ferramenta, dentro de dois meses, serão eliminados em grande parte, a pessoalidade e o voluntarismo.
  • D. Serão eliminados dentro de dois meses e em grande parte, a pessoalidade e o voluntarismo assim que, o estado inteiro, passar a trabalhar com a mesma ferramenta.
  • E. Dentro de dois meses serão eliminados em grande parte, a pessoalidade e o voluntarismo quando o estado inteiro passar a trabalhar, com a mesma ferramenta.

A redação oficial tem como principais características

  • A. a informalidade, a transparência e a simplicidade.
  • B. a clareza, a concisão e a impessoalidade.
  • C. a formalidade, o rebuscamento e a objetividade.
  • D. a sofisticação, a centralização e a singularidade.
  • E. a ênfase, a subjetividade e a complexidade.

Considerando as relações estabelecidas pelo termo destacado em “No caso da segunda estudante, a AGU reiterou os mesmos argumentos, pois ela foi aprovada em apenas duas das seis matérias cursadas no primeiro semestre de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Bahia, [...]” (5º§), assinale a alternativa em que todas as palavras apresentadas poderiam substituí-lo, preservando a correção semântica.

  • A. seja / ou.
  • B. e / mas também.
  • C. por isso / portanto.
  • D. porque / porquanto.
  • E. não obstante / no entanto.

Assinale a opção em que o fragmento adaptado do Correio Braziliense, de 19 de março de 2014, foi transcrito com erros gramaticais.

  • A. A alta inflação, a elevada carga tributária e o aumento do endividamento das famílias têm tornado mais difícil o pagamento dos impostos nos últimos anos. A dívida ativa – cujo principal componente são os tributos não pagos por pessoas físicas e jurídicas – saltou 526,71% nas três esferas da união (estados, municípios e governo federal) entre 2000 e 2012.
  • B. O estoque acumulado da dívida ativa é praticamente equivalente ao que os três entes federais arrecadaram, juntos, em 2012: cerca de R$1,96 trilhão. Esse cenário cria uma situação insustentável dentro das fazendas públicas. Para se ter uma ideia, a expressão desses créditos financeiros seria suficiente para quitar a dívida pública líquida da União, dos estados e dos municípios em 2012.
  • C. O governo tem dificuldade para reaver esses créditos que compõem a dívida ativa. Em 2012, apenas 5,38% da dívida ativa foram recuperados pelas autoridades. Isso ocorre porque uma boa parte dessa dívida corresponde a processos que estão na justiça e aos chamados “créditos podres”.
  • D. No caso destes “créditos podres”, eles são um problema por que criam um suposto crédito falso, é um valor que o Estado não têm garantias de receber. Lembremos, ainda que a dívida ativa em geral seja composta de casos perdidos porque muitas empresas devedoras já fecharam as portas.
  • E. Mas há também outros fatos que explicam esse aumento da dívida, como as dificuldades enfrentadas por vários setores, principalmente o da indústria, que ainda não se recuperou da crise de 2009 e 2010. É importante, por isso, analisar caso a caso, mas, de modo geral, o crescimento da carga tributária também tem colaborado.

A linguagem publicitária muitas vezes se vale de recursos expressivos para construir suas mensagens. Selecione, entre as mensagens abaixo, a que se vale de palavras em sentido conotativo

  • A. Grapete: quem bebe repete.
  • B. Honda! Agora a nova onda se escreve com H.
  • C. Não fique aí parado! Vá hoje mesmo à liquidação das Casas Bahia.
  • D. Se um danoninho vale um bifinho, um bifinho vale um danoninho.
  • E. Viaje bem! Viaje Varig!

Considerando a norma-padrão e as construções linguísticas utilizadas no texto, assinale a alternativa correta.

  • A. A colocação do pronome em “Me dê um abraço” (linha 3) está correta.
  • B. No verso “Coisa que gosto é poder partir” (linha 5), não foi observada a regência do verbo gostar.
  • C. O verso “Quando quero” (linha 8) contém uma oração que introduz ideia de condição referente ao que é declarado no verso anterior.
  • D. O emprego de “Tem” como sinônimo de existir, na maioria dos versos da segunda estrofe, está correto.
  • E. Em “Tem gente a sorrir e a chorar” (linha 16), a conjunção em destaque foi empregada para reunir dois termos por meio da subordinação.

Leia esta passagem de A língua de Eulália: novela sociolinguística.

Considerando as regras de português padrão e as regras de português não padrão, assinale a alternativa que apresenta o procedimento de ensino e aprendizagem que o professor precisaria usar para ensinar a norma padrão para a personagem Eulália.

  • A. O professor identifica em “percurá os home” falada por Eulália uma regra de concordância de português não padrão, mas não intervém, para não a constranger; em um segundo momento, ele expõe a ela a regra de norma padrão de concordância e aplica exercícios de fixação para que Eulália a pratique.
  • B. O professor identifica em “os probrema” falada por Eulália o fenômeno do rotacismo, informa a ela que falou uma variedade do português que existe, porém o professor a conscientiza de que existe a variedade “problema”, usada em outras situações, que Eulália precisa aprender. Para isso o professor utiliza exercícios que contrastam as duas variedades.
  • C. O professor identifica em “môio ingrês” falada por Eulália o fenômeno fonético da assimilação, informa a ela que deve evitar essa variedade, preferindo a variedade padrão, que será ensinada por ele com exercícios que contrastam as duas variedades, substituindo a variedade não padrão pela variedade padrão, melhorando o repertório linguístico de Eulália.
  • D. O professor identifica em “os fósfro” falada por Eulália uma contração de proparoxítona para paroxítona como um problema de ortografia, mas não intervém, porque é uma variedade presente na cultura dela e iria constrangê la; após o diagnóstico, o professor ensina as regras de ortografia para Eulália com exercícios de fixação.

Considere o trecho “Um dos livros analisados, de autoria do ex-presidente de Harvard Derek Bok (The Politics of Happiness: What Government Can Learn from the New Research on Well-Being), constata que nos últimos 35 anos o PIB per capita dos americanos aumentou de 17 000 dólares para 27 000...”. Assinale a alternativa na qual a reformulação desse trecho está adequadamente pontuada e mantém as mesmas relações de sentido do original.

  • A. The Politics of Happiness: What Government Can Learn from the New Research on Well-Being, um dos livros analisados, de Derek Bok, ex-presidente de Harvard, constata que o PIB per capita dos americanos aumentou de 17 000 dólares para 27 000 nos últimos 35 anos...
  • B. Um dos livros analisados (The Politics of Happiness: What Government Can Learn from the New Research on Well-Being) de autoria do ex-presidente de Harvard Derek Bok, constata que, nos últimos 35 anos o PIB per capita dos americanos aumentou, de 17 000 dólares para 27 000...
  • C. De autoria do ex-presidente de Harvard, Derek Bok, The Politics of Happiness: What Government Can Learn from the New Research on Well-Being, um dos livros analisados constata: que nos últimos 35 anos o PIB per capita, dos americanos, aumentou de 17 000 dólares para 27 000...
  • D. Um dos livros analisados, The Politics of Happiness: What Government Can Learn from the New Research on Well-Being de autoria do ex-presidente de Harvard Derek Bok constata, que nos últimos 35 anos, o PIB per capita dos americanos aumentou de 17 000 dólares para 27 000...

A redação oficial também é caracterizada pela utilização do padrão culto de linguagem. Entende-se por padrão culto de linguagem aquele em que

  • A. figuras de linguagem são utilizadas em abundância.
  • B. se faz uso de contorcionismos sintáticos.
  • C. a simplicidade de expressão é inexistente.
  • D. as regras da gramática formal são observadas.
  • E. a linguagem simplista e informal é empregada largamente.
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