Questões de Língua Portuguesa

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O tempo verbal indicado por “estaria” em “[...] pois sua filha estaria doente [...]”, de acordo com o contexto, produz o mesmo efeito de sentido visto em (considerar os termos destacados)

  • A. Estaria feliz na casa que foi comprada?
  • B. Eles prometeram que estariam na palestra.
  • C. Estaria realizado se seguisse seus conselhos.
  • D. Hoje, pela manhã, confirmou que estaria no almoço.
  • E. Estaria o professor realmente doente quando não veio trabalhar?

  • A. O uso da preposição em “em que” (l. 5) torna-se desnecessário se, no lugar de que, o pronome utilizado for a qual.
  • B. O uso do modo subjuntivo em “tenham” (l. 6) remete à possibilidade de uma “República efetivamente democrática” (l. 5).
  • C. O advérbio “assim” (l. 8) tem a função coesiva de resumir e retomar as ideias do período sintático imediatamente anterior.
  • D. O uso do gerúndio em “gravando” (l. 11) imprime à oração uma ideia do modo de funcionamento do sistema tributário.
  • E. A retirada dos sinais de parênteses não prejudica sintaticamente a oração, mas sua presença diminui a relevância da ideia expressa por “proporcionalmente” (l. 12).

“Sofri, mas mesmo assim eu fui feliz” é o trecho inicial de uma antiga canção do tipo “dor de cotovelo”. A frase contém uma estrutura coordenativa em que se contrapõem as ideias de sofrer e de ser feliz, aparentemente incompatíveis. Assinale, numa das alternativas abaixo, a que apresenta essas mesmas ideias – reescritas numa estrutura subordinativa – que mantém esse contraste.

  • A. À proporção que eu vinha sofrendo, mesmo assim eu era feliz.
  • B. Caso de fato eu tivesse sofrido, mesmo assim eu teria sido feliz.
  • C. Em virtude de eu ter sofrido, mesmo assim eu fui feliz.
  • D. Justamente pelo fato de que eu ter sofrido, mesmo assim eu fui feliz.
  • E. Não obstante eu tenha sofrido, mesmo assim eu fui feliz.

Os vocábulos “deficiência” e “horários” são acentuados graficamente porque

  • A. ambos são paroxítonos terminados em ditongo crescente.
  • B. o primeiro possui um hiato formado por uma vogal tônica e o segundo é um proparoxítono.
  • C. ambos são oxítonos terminados em vogal seguida ou não de s.
  • D. o primeiro é um proparoxítono e o segundo é um monossílabo tônico terminado em vogal seguida de s.
  • E. ambos são substantivos derivados de adjetivo.

 

Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos e textuais do texto acima, julgue os próximos itens.

No trecho “Quanto ao gênero deles, não sei que diga que não seja inútil” (l.8-9) a vírgula separa orações coordenadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que se apresentam elementos corretamente analisados dessa letra de música que o professor precisa trabalhar em sala de aula a fim de fazer com que o aluno compreenda os efeitos de sentido pretendidos com o neologismo Cedotardar.

  • A. O neologismo Cedotardar foi formado por justaposição do advérbio “cedo”, mais o advérbio “tarde”, transformado em um verbo na desinência do infinitivo do verbo de tema-a. Esse neologismo gera efeitos de sentido antitéticos, confirmados pela leitura da letra de música, que apresenta um sujeito com sentimentos contraditórios de amor.
  • B. O neologismo Cedotardar foi formado por aglutinação do advérbio “cedo”, mais o advérbio “entardecer”, que perdeu os afixos. Esse neologismo gera efeitos de sentido metonímicos, confirmados pela leitura da letra de música, em que o sujeito é representado apenas por sentimentos dele.
  • C. O neologismo Cedotardar foi formado por justaposição do advérbio “cedo”, mais o advérbio “tarde”, transformado em um verbo na desinência do infinitivo do verbo de tema-a. Esse neologismo gera efeitos de sentido de angústia, confirmados pela leitura da letra de música, em que o sujeito se desespera diante do fim da vida, que para ele chegou cedo.
  • D. O neologismo Cedotardar foi formado por aglutinação do advérbio “cedo”, mais o advérbio “entardecer”, que perdeu os afixos. Esse neologismo gera efeitos de sentido de indecisão, confirmados pela leitura de letra de música, em que o sujeito abruptamente muda de opinião ao dizer que mentiu.

Observe:

I- “A quem pertencem essas terras?”

II- “Paulo ou Antônio será o presidente.”

III- “Nem eu nem ele o convidamos.”

Agora, assinale a alternativa certa quanto à concordância verbal:

  • A. Apenas I está incorreta.
  • B. Apenas III está incorreta.
  • C. I, II e III estão corretas.
  • D. I, II e III estão incorretas.

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Para autoridades superiores, bem como para o Presidente da República, utiliza-se

  • A. Reverendissimamente.
  • B. Atenciosamente.
  • C. Dignissimamente.
  • D. Cordialmente.
  • E. Respeitosamente.

O trecho destacado a seguir compõe o 4º§ do texto: “[...] que os documentos anexados para comprovar a enfermidade da filha [...]”. Para que tanto a correção gramatical quanto a correção semântica sejam preservadas, a reescrita aceitável está indicada em:

  • A. “[...] que os documentos anexados na comprovação à enfermidade da filha [...]”
  • B. “[...] que os documentos em anexos para comprovar a enfermidade da filha [...]”
  • C. "[...] os quais documentos em anexo para comprovar a enfermidade da filha [...]”
  • D. "[...] de que os documentos anexados a fim de comprovar a enfermidade da filha [...]”
  • E. “[...] que os documentos anexados para que fosse comprovada a enfermidade da filha [...]”

Analise as afirmações que são feitas sobre acentuação gráfica.

I. Caso o acento das palavras ‘trânsito’ e ‘específicos’ (l.25) seja retirado, essas continuam sendo palavras da língua portuguesa.

II. A regra que explica a acentuação das palavras ‘vários’ (l.41) e ‘país’ (l.40) não é a mesma.

III. Na palavra ‘daí’ (l.33), há um ditongo decrescente.

IV. Acentua-se a palavra ‘vêm’ (l.21) para diferenciála, em situação de uso, quanto à flexão de número.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e III.
  • B. Apenas II e IV.
  • C. Apenas I, II e IV.
  • D. Apenas II, III e IV.
  • E. I, II, III e IV.
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