Questões de Língua Portuguesa

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Considerando a coesão de períodos presentes nesse cartaz da campanha apresentada, no trecho “mantenha-os sempre limpos e fechados”, é correto afirmar que o pronome oblíquo equivale a

  • A. los.
  • B. eles.
  • C. lhes.
  • D. neles.
  • E. por eles.

  • A. deixam … indica … deixarão
  • B. deixa … indica … deixará
  • C. deixam … indicam … deixará
  • D. deixam … indicam … deixarão
  • E. deixa … indicam … deixarão

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Sem prejuízo do sentido original do texto e de sua correção gramatical, o trecho “as que implicam mudanças geométricas e configuracionais das plantas” (l.19-21) poderia ser reescrito da seguinte forma: aquelas que resultam de mudanças geométricas e configuracionais das plantas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da pontuação de períodos do texto, conforme a norma culta da língua portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O ponto final inserido entre o primeiro e o segundo períodos do texto (linha 3) pode ser retirado e substituído por travessão, já que essas informações são basilares.
  • B. No primeiro período do texto (linhas de 1 a 3), todas as vírgulas podem ser substituídas por ponto e vírgula.
  • C. Segunda a norma-padrão, antes e depois da expressão “de 2014” (linha 6), é admitida a inserção de vírgulas facultativas.
  • D. O termo “em 2013” (linha 13) deve ser isolado por vírgula, pois se trata de adjunto adverbial de tempo.
  • E. As vírgulas que antecedem “para o da Educação” (linha 9), “para o do Desenvolvimento Social” (linha 10) e “para o de Ciência, Tecnologia e Inovação” (linha 11) podem corretamente ser substituídas por pontos e vírgulas.

INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. De acordo com o Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas, de Júnia França e Ana Cristina de Vasconcellos,

  • A. o resumo crítico é a apresentação sintética dos tópicos relevantes de um documento, isenta de informações quantitativas e qualitativas; não dispensa a consulta do original.
  • B. o resumo é a apresentação concisa de um texto, deve ser redigido de forma cursiva e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo apenas as informações mais significativas.
  • C. o resumo indicativo é autossuficiente, podendo ser entendido sem depender da consulta ao texto original; pode incluir objetivos, metodologia, resultados e conclusão.
  • D. o resumo informativo deve ser redigido por especialistas e constitui-se em uma análise de um documento; é chamado de recensão quando analisa apenas uma determinada edição.

Assinale a opção em que a proposta de reescrita para trecho do texto está gramaticalmente correta e coerente com as ideias nele apresentadas.

  • A. “entre 2002 e 2012 (...) para 3,6%” (l.6-8): “em 2002, 8,8% de brasileiros viviam com menos de R$ 70; em 2012, essa proporção reduziu-se para 3,6%.
  • B. “o referido programa (...) ao menor custo” (l.10-12): a desigualdade e a pobreza é reduzida de maneira mais eficiente por meio do referido programa.
  • C. “Os dados da pesquisa (...) a maioria dos países europeus gasta mais que isso” (l.16-19): Em comparação à outros países europeus, o Brasil gasta um valor menor do seu PIB para manter o Bolsa Família e o BPC, o que comprova o caráter sustentável do programa.
  • D. “um quarto de toda a população brasileira” (l.28): um quarto de toda a população brasileira que recebem o benefício do Bolsa Família.
  • E. “Somente em 2012 (...) essa finalidade” (l.19-22): O governo dos Estados Unidos da América gastaram, somente em 2012, U$ 315 bilhões, aproximadamente 2% de seu PIB, com programas de transferência de renda.

Considerando aspectos gramaticais de elementos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. O termo “brasileiro”, sintaticamente, consiste em adjunto adnominal.
  • B. A inserção de vírgulas antes e depois da palavra “brasileiro” mantém a correção gramatical da informação.
  • C. Morfologicamente, o vocábulo “dadas” é classificado como verbo.
  • D. O termo “de qualidade” representa adjunto adverbial que expressa uma circunstância de modo relacionada à sigla “SUS”.
  • E. A conjunção “e” foi erroneamente empregada, prejudicando a coesão da informação; por isso, deve ser retirada da frase.

 

Julgue os itens de 9 a 11, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.

Nas sequências “acreditava que os espaços urbanos” (l.9-10) e “ponderavam que as pessoas não passariam” (l.12), o “que” introduz complementos oracionais para as formas verbais “acreditava” e “ponderavam”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A palavra mas, que inicia o último período do primeiro parágrafo do Texto II, apresenta o papel semântico de

  • A. contradizer as informações articuladas.
  • B. indicar a causa do que se enuncia antes.
  • C. retomar as informações anteriores.
  • D. enfatizar a informação seguinte.
  • E. apontar o efeito do que se expôs.

Em relação ao texto acima, julgue os itens subsequentes.

Nas linhas 2, 5 e 8, “para” confere noção de finalidade aos trechos que introduz.

  • C. Certo
  • E. Errado
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