Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a coesão de períodos presentes nesse cartaz da campanha apresentada, no trecho mantenha-os sempre limpos e fechados, é correto afirmar que o pronome oblíquo equivale a
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Sem prejuízo do sentido original do texto e de sua correção gramatical, o trecho as que implicam mudanças geométricas e configuracionais das plantas (l.19-21) poderia ser reescrito da seguinte forma: aquelas que resultam de mudanças geométricas e configuracionais das plantas. Acerca da pontuação de períodos do texto, conforme a norma culta da língua portuguesa, assinale a alternativa correta.
INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. De acordo com o Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas, de Júnia França e Ana Cristina de Vasconcellos,
Assinale a opção em que a proposta de reescrita para trecho do texto está gramaticalmente correta e coerente com as ideias nele apresentadas.
Considerando aspectos gramaticais de elementos do texto, assinale a alternativa correta.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens de 9 a 11, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.
Nas sequências acreditava que os espaços urbanos (l.9-10) e ponderavam que as pessoas não passariam (l.12), o que introduz complementos oracionais para as formas verbais acreditava e ponderavam. A palavra mas, que inicia o último período do primeiro parágrafo do Texto II, apresenta o papel semântico de
Em relação ao texto acima, julgue os itens subsequentes.
Nas linhas 2, 5 e 8, para confere noção de finalidade aos trechos que introduz.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...