Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em “O episódio despertou a solidariedade até do presidente do arquirrival Atlético-MG.” (l. 31-32 do Texto II), a palavra destacada apresenta o valor semântico de

  • A. tempo
  • B. modo
  • C. inclusão
  • D. meio
  • E. origem

Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.

A concordância de “são capturados” (l.2), “podem” (l.3) e “transportados e introduzidos” (l.3) é feita com base em referentes diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe as palavras abaixo, retiradas do texto:

 são (l.13).

 cumprimento (l.14).

 influencia (l.27).

 intenção (l.39).

Analise as afirmações abaixo:

I. Apenas uma palavra possui outra homônima.

II. Duas palavras possuem parônimos.

III. Em apenas uma palavra é possível inserir um acento circunflexo e obter outra palavra da língua portuguesa.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. I, II e III.

No excerto “Os que estão relacionados às meninas aparecem, normalmente, entre os 8 e os 14 anos; nos meninos, eles despontam entre os 9 e os 15 anos.”, o termo em destaque

  • A. exerce função de artigo, pois define o substantivo “menino” apresentado posteriormente.
  • B. exerce função de pronome demonstrativo, pois refere-se à expressão antecedente “sinais comuns da puberdade” e pode ser substituído por “aqueles”.
  • C. está no plural para concordar com o substantivo “meninos”.
  • D. é um pronome pessoal do caso oblíquo e tem função de complementar o verbo a ele relacionado.
  • E. se for substituído por “sinais comuns da puberdade”, além de tornar o texto repetitivo, o sentido se alterará.

No fragmento “Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, (...)“ (6º §), o termo em destaque poderia ser substituído, mantendo a equivalência de sentido, por todas as palavras abaixo, com EXCEÇÃO de:

  • A. Foro
  • B. Jurisdição
  • C. Domínio
  • D. Atribuição
  • E. Representação

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Nas estruturas “que se repetem” (l.4) e “que se revela” (l.6), o pronome “se” poderia ser deslocado, sem prejuízo da correção gramatical do texto, para imediatamente após as formas verbais “repetem” e “revela” — que repetem-se e que revela-se, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à concordância verbal estabelecida entre vocábulos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. O verbo “elaborada” (linha 4) pode ser flexionado no masculino plural, pois também concorda com “10 feitos científicos” (linha 3).
  • B. Na linha 11, o verbo “atacar” pode ser corretamente substituído por atacarem, uma vez que também concorda com “tumores”.
  • C. No trecho “há décadas” (linhas 6 e 7), caso o verbo haver seja substituído por fazer, mantém-se a flexão no singular.
  • D. Por concordar com “imunoterapia” (linha 9), o verbo “revelaram” (linha 12) também pode ser flexionado no singular.
  • E. Na linha 12, caso “essa técnica” seja retirada do período, a expressão “é muito promissora” deve ser substituída por são muito promissores, concordando assim com “Vários testes clínicos” (linha 9).

INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. As citações são trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização de um trabalho acadêmico. Em relação às citações, assinale a afirmativa CORRETA.

  • A. Deve ser citada, obrigatoriamente, a fonte de onde foi extraída a informação, respeitando-se, dessa forma, os direitos autorais.
  • B. Devem constituir um parágrafo independente, recuado, as citações curtas, dispensando o emprego de aspas, nesse caso.
  • C. Devem reproduzir as ideias e informações do documento, sem a transcrição das próprias palavras do autor, as citações diretas.
  • D. Devem ser inseridas no texto, as citações longas, entre aspas duplas ou aspas simples, indicando uma citação no interior da citação.

Acerca das características fundamentais da redação oficial apresentadas no MRPR, julgue os itens subsequentes. A formalidade das comunicações oficiais não se limita ao emprego adequado dos pronomes de tratamento, devendo-se observar, também, a polidez, a civilidade e a obediência às regras de impessoalidade e ao padrão culto da linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os seguintes itens.

Sem prejuízo para o sentido original e para a correção gramatical do texto, o período “Em muitos casos (...) trabalho” (l.13-15) poderia ser reescrito da seguinte forma: Em muitos casos, o catador é dependente químico ou alcoólatra, e não tem horários estabelecidos para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...