Questões de Língua Portuguesa

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Considerando o emprego dos pronomes, assinale a alternativa que os classifica INCORRETAMENTE.

  • A. “Alguns” (l.02) – pronome indefinido.
  • B. “o” (l.07) – pronome demonstrativo.
  • C. “tais” (l.17) – pronome indefinido.
  • D. “várias” (l.24) – pronome indefinido.
  • E. “certa” (l.39) – pronome indefinido.

Pode-se retirar do Texto I qual preposição ou par de preposições em destaque, de acordo com a norma-padrão, sem que o sentido fique prejudicado semântica ou sintaticamente?

  • A. “para lhe sentir o cheiro... para admirar” (l.17-18)
  • B. “de canivete, de faca” (l.25-26)
  • C. “gostava de dar” (l.28)
  • D. “nos tempos em que fora” (l.30)
  • E. “Passou a atribuir” (l.38)

Sem prejuízo do sentido original do texto e de sua correção gramatical, o trecho “as que implicam mudanças geométricas e configuracionais das plantas” (l.19-21) poderia ser reescrito da seguinte forma: aquelas que resultam de mudanças geométricas e configuracionais das plantas.

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz das orientações presentes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens. Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza, concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a administração pública, como os da publicidade e da impessoalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à pontuação em “Já casado com a piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu um emprego de contínuo na UnB.” (linhas de 15 a 17), assinale a alternativa correta.

  • A. Entre “piauiense” e “Maria Sena”, poderia ter sido empregada uma vı́rgula.
  • B. O emprego da vı́rgula, nas duas ocorrências, é obrigatório.
  • C. O emprego da vı́rgula, nas duas ocorrências, é facultativo.
  • D. O emprego da vı́rgula, nas duas ocorrências, é proibido.
  • E. Antes de “na UnB” deveria ter sido empregada obrigatoriamente uma vı́rgula.

Considerando a norma-padrão e o emprego dos pronomes e das conjunções no segundo parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. O pronome destacado em “dessa população” (linha 7) retoma um termo apresentado no parágrafo anterior, por isso deveria ser substituído por <b>desta</b>.
  • B. A conjunção “Segundo” (linha 8) introduz ideia de comparação e poderia ser substituída por De acordo com.
  • C. O pronome “ela” (linha 8) refere-se a “população” (linha 7).
  • D. Em pelo menos uma das ocorrências, a conjunção “e” cumpre o papel de relacionar ideias opostas.
  • E. Em “isso aumenta a expectativa de vida.” (linhas 9 e 10), o pronome em destaque retoma a ideia contida no trecho “muitas doenças que matavam por falta de tratamento hoje são curáveis” (linhas 8 e 9).

Assinale a alternativa cujo referente dos pronomes esteja assinalado INCORRETAMENTE.

  • A. “deles (de + eles)” (l.02) – “verbos” (l.01).
  • B. ”a” (l.17) – “noção” (l.16).
  • C. “elas” (l.21) – “mulheres” (l.21).
  • D. “Seu” (l.26) – “transitivo” (l.26).
  • E. “mesma” (l.33) – “ação” (l.33).

As reticências utilizadas pelo autor no trecho “desabotoava a blusa até o estômago, enfiava a mão dentro dela e puxava para fora um seio lindo, liso, branco, aquele mamilo atrevido... E nós, meninos, de boca aberta...” (l. 50-53) assinalam uma determinada sensação.

O trecho em que semelhante sensação se verifica é:

  • A. “Se estou com fome e gosto de queijo, eu como queijo...” (l. 2-3)
  • B. “Procuro outra coisa de que goste: banana, pão com manteiga, chocolate...” (l. 4-5)
  • C. “Enquanto varria e limpava, sofria ouvindo o pianista tocando uma música horrível: Bach, Brahms, Debussy...” (l. 22-24)
  • D. “Mas eu comprava um mata-fome e ia para casa comendo o mata-fome bem devagarzinho...” (l. 64-66)
  • E. “Ridendo dicere severum: rindo, dizer as coisas sérias...” (l. 69-70)

 

A frase em que se reescreve o trecho retirado do Texto II “A partir de metodologias próprias, o museu capta, organiza e edita conteúdos disseminados em publicações” (l.12-14), mantendo as mesmas relações semânticas, é:

  • A. O museu capta, organiza e edita conteúdos para que, a partir das próprias metodologias, sejam disseminados em publicações
  • B. Com metodologias próprias, o museu realiza a captação, organização e edição de conteúdos que estão disseminados em publicações
  • C. A captação, organização e edição de conteúdos das metodologias próprias é realizada pelo museu na disseminação em publicações
  • D. Para captar, organizar e editar conteúdos, o museu usa metodologias próprias de disseminação em publicações
  • E. Quando dissemina conteúdos, o museu usa metodologias próprias para captar, organizar e editar em publicações

Nas estruturas “que se repetem” (l.4) e “que se revela” (l.6), o pronome “se” poderia ser deslocado, sem prejuízo da correção gramatical do texto, para imediatamente após as formas verbais “repetem” e “revela” — que repetem-se e que revela-se, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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