Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
No texto CG3A1BBB, a oração ao se discutir uma proposta educacional baseada em competências (l. 25 e 26) exprime, no período em que ocorre, uma ideia de
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens a seguir.
No primeiro período do texto, há uma relação de oposição, construída com ênfase na palavra não e com elipse da expressão é público na segunda oração desse período.Língua Portuguesa - Período Composto - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2017
Orações coordenadas sindéticas adversativas e orações subordinadas adverbiais concessivas têm uma estrutura diferente, mas apresentam sentido semelhante. Considerando o exposto, assinale a alternativa em que a reescrita do período Como esperado, pessoas que estavam sozinhas disseram ter expectativas menores para a visita, mas o resultado final foi bem diferente das previsões está correta gramaticalmente.
Considere o período, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. No dia seguinte, não houve concentração juvenil, mas já na outra tarde, meio cautelosos, eles reapareceram.
I. Trata-se de um período com duas orações, composto por coordenação.
II. Meio é adjetivo e modifica a palavra cautelosos.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017
O primeiro parágrafo do texto contém um período composto por
O dia da criação (Vinícius de Moraes)
Leia os itens e, de acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta.
I - Nesse poema, há a repetição sistemática de uma oração: Porque hoje é sábado.
II - A relação estabelecida entre essa oração que se repete, os fatos e comportamentos descritos desempenha uma função explicativa: Ser sábado.
III - As afirmações e a oração porque hoje é sábado são coordenadas entre si. Cada uma delas é sintaticamente independente da oração identificada e se relaciona com ela por meio da conjunção explicativa porque.
IV - A opinião do eu lírico a respeito da criação dos seres humanos, no poema, deixa claro que ela deveria ter acontecido mesmo.
Em relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso fosse inserida uma vírgula após o vocábulo brasileiros (linha 4), de modo a isolar termo adverbial antecipado.
Sobre os sinais de pontuação utilizados no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em (e na alma não menos), os parênteses indicam intercalação de uma frase no período e podem ser substituídas por vírgulas.
( ) No segmento só na adultez e na maturidade, pior ainda, na velhice, as vírgulas separam uma expressão que retifica o que foi dito anteriormente.
( ) Os dois pontos, em O grande engodo da nossa cultura nos convoca: a endeusada juventude tem de ser a nossa meta., introduzem a fala da narradora da crônica.
( ) Em Esquecemos a solidão, a falta de afeto, a sensação de abandono, o medo do escuro, as vírgulas foram usadas para separar expressões explicativas.
Assinale a sequência correta.
Julgue os itens de 12 a 18 a respeito dos sentidos do texto e de seus aspectos linguísticos.
Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso o ponto que encerra o primeiro período do texto fosse substituído por dois pontos e feita a devida alteração de maiúscula e minúscula.Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto Nosso Rumo de Educação e Desenvolvimento Social (NOSSO RUMO) - 2017
Leia a oração abaixo.
Todos que chegaram atrasados, não conseguiram um bom lugar para assistir ao espetáculo.
Na sentença acima, ocorre um ERRO de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...