Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue os itens de 1 a 10.

A função da vírgula empregada após o termo “brasileiros” (linha 14) é separar termos em enumeração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 13 a 20 acerca dos sentidos e aspectos linguísticos do texto.

À linha 3, estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a expressão “a cada dia” fosse deslocada, com as vírgulas que a isolam, para imediatamente depois da forma verbal “aumentam”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o trecho a seguir: “Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem [...]” (2º§). Pode-se afirmar que as vírgulas foram empregadas com a mesma função vista em:

  • A. Ontem, segunda-feira, pude convencê-lo a mudar de atitude.
  • B. Comandante, estamos todos prontos para iniciar os trabalhos.
  • C. Persistindo tal problema, optaremos pela demissão em massa.
  • D. Jamais soube o que era ter um lápis, um caderno, uma mochila, uma caneta.

Releia o trecho a seguir.

“Os pesquisadores acreditam, contudo, que vermes intestinais – que atenuam as reações do sistema imunológico – podem ser mais comuns nos organismos dos integrantes do povo indígena, ajudando, assim, a proteger seus corações.”

Em relação ao uso dos travessões nesse trecho, analise as afirmativas a seguir.

I. Podem ser substituídos por vírgulas.

II. Isolam um aposto oracional.

III. Separam uma oração explicativa.

De acordo com a norma padrão, estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Releia o trecho a seguir.

“[...] diversas partes do córtex visual (região responsável pelo controle da visão) das crianças se modificavam com a idade.”

Em relação ao uso dos parênteses nesse trecho, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Podem ser substituídos por travessões.
  • B. Podem ser substituídos por aspas.
  • C. Inserem uma nova informação no texto.
  • D. Inserem uma explicação do autor.

A alternativa que apresenta um comentário correto acerca da pontuação de um trecho do texto é:

  • A. em ... muito antes de alguma autoridade nos dizer o que é “bem” e “mal” (e por vezes o que não é uma coisa nem outra)... (2º parágrafo), os parênteses intercalam uma expressão que precisa o sentido do vocábulo autoridade.
  • B. em Somos [...] seres morais: somos confrontados com o desafio do outro, o desafio da responsabilidade pelo outro... (1º parágrafo), os dois-pontos introduzem uma ressalva a uma afirmação de tom categórico.
  • C. em Somos, por assim dizer, inevitavelmente − existencialmente −, seres morais... (1º parágrafo), os travessões são usados para dar ênfase a uma palavra que expressa circunstância de modo.
  • D. em Esse fato primordial de nosso ser no mundo, em primeiro lugar, como uma condição de escolha moral... (3º parágrafo), as vírgulas destacam uma expressão com valor temporal, imprimindo no texto um tom de memória.
  • E. em ... uma ideia bastante clara do que envolve “atuar baseado na responsabilidade”. (3º parágrafo), as aspas demarcam uma expressão empregada com teor irônico e que, portanto, relativiza o que foi exposto anteriormente.

O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1º parágrafo) Quanto à pontuação do período acima, pode-se

I. acrescentar uma vírgula imediatamente antes da conjunção “e”, uma vez que separaria orações com sujeitos diferentes.

II. substituir a conjunção “e” por dois-pontos, pois o que se segue pode ser entendido como uma explicação da primeira parte da frase.

III. isolar com vírgulas a expressão “em contato”, uma vez que se trata de locução adverbial, sem alteração do sentido original.

Está correto o que consta em

  • A. II, apenas.
  • B. I, II e III.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

A seguir, você encontra quatro motivos para o emprego da vírgula e as quatro ocorrências da vírgula numeradas no texto, de (1) a (4). Relacione o motivo a cada uma delas e selecione a alternativa que completa os parênteses CORRETAMENTE, de cima para baixo.

A. Isolamento de adjunto adverbial.

B. Separação de oração coordenada.

C. Isolamento de oração subordinada adverbial. D. Separação de oração reduzida.

( ) Vírgula em (1).

( ) Vírgula em (2).

( ) Vírgula em (3).

( ) Vírgula em (4).

  • A. A – C – B – D.
  • B. B– D – A – C.
  • C. C – A – D – B.
  • D. B – A – D – C.
  • E. C – D – A – B.

A respeito da pontuação empregada nos excertos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. Em “Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que [...]”, as reticências foram empregadas para realçar o que foi exposto anteriormente.
  • B. Em “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar uma oração subordinada adverbial final.
  • C. Em “[...] você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições [...]”, a vírgula foi empregada para separar elementos de mesma função sintática.
  • D. Em “[...] porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente [...]”, os dois-pontos foram utilizados para anunciar uma enumeração.
  • E. Em “Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar o adjunto adverbial.

O emprego das reticências no título, sugere:

  • A. a incapacidade do autor em completar a ideia.
  • B. a caracterização de uma enumeração infinita.
  • C. um convite para que o leitor reflita sobre o tema.
  • D. a sinalização de um questionamento do leitor.
  • E. a representação de uma ideia polêmica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...