Questões de Língua Portuguesa

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Considerando o emprego das virgulas em língua portuguesa, analise as assertivas a seguir:

I. O emprego das vírgulas nas linhas 11 e 13 devese à mesma situação de ocorrência: a separação de adjuntos adverbiais deslocados.

II. Na linha 14, as vírgulas poderiam ser substituídas por travessões sem prejuízo da correção gramatical do período.

III. Na linha 25, a expressão “por exemplo”, por estar intercalada ao período, deve ser separada por vírgulas.

Caso o iniciasse, não seria necessário o emprego da vírgula. Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas II e III.

 

No que se se refere às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os próximos itens.

No trecho “a obrigação de sonhar” (l.16), a correção gramatical seria mantida se a preposição “de” fosse substituída por em.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na frase a seguir, a regência da forma verbal em destaque está adequada à norma-padrão da língua:

  • A. Lembro-me perfeitamente de minha professora, a dona Clotilde.
  • B. Os professores devem assistir às crianças, investindo, com isso, em nosso futuro.
  • C. Devemos aspirar professores que tenham amor pelo ensino.
  • D. Ensinar é um ato que obedece a lei do amor.
  • E. Informei a todos do que ocorreu na sala com dona Clotilde.

Para evitar a ambiguidade do verbo poder no trecho “O homem sempre contou histórias antes mesmo de poder escrevê-las” (l.13-14), esse verbo deve ser substituído por

  • A. ser possível
  • B. ter a ocasião de
  • C. suspender
  • D. suportar
  • E. saber

A frase abaixo que NÃO está estruturada na voz passiva é:

  • A. “...pode ser usado para defender a descriminalização de qualquer atividade...”.
  • B. “...se a maconha é menos nociva que o tolerado álcool, pode ser liberada”.
  • C. “Se tais atividades são admitidas,...”.
  • D. “O consumo e comercialização da maconha devem ser liberados sim...”.
  • E. A questão relevante aqui deveria ser: devemos criminalizar atividades...”.

“Como nas Jornadas de Junho, as pessoas foram aderindo à medida que os protestos apareciam como expressões de recusa à liderança dos partidos políticos tradicionais. Sob o impacto daquela onda que tomou conta do país, e aguardando coisa pior com a aproximação da Copa, a imprensa voltou os olhos para os “rolezinhos” depois que um deles acabou em correria e gente presa, provocando a convocação de mais e maiores rolês”.

A opção em que o conectivo sublinhado mostra seu significado de forma correta é:

  • A. como – modo
  • B. à medida que – proporção
  • C. sob – posição superior
  • D. com – companhia
  • E. depois que – lugar

Reconstroem o pátio da escola − entender essa estranha melancolia − restabelecer o elo

Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos grifados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em:

  • A. Reconstroem-no - entendê-la - restabelecê-lo
  • B. Reconstroem-lhe - a entender - restabelecer-lhe
  • C. O reconstroem - entender-lhe - restabelecê-lo
  • D. Reconstroem-no - lhe entender - restabelecer-no
  • E. O reconstroem - entendê-la - restabelecer-lhe

Analise as assertivas a seguir acerca do emprego de sinais de pontuação.

( ) Na linha 13, o emprego das aspas deve-se à citação literal de um discurso de outrem.

( ) Na linha 16, o emprego dos parênteses deve-se à ocorrência de uma expressão explicativa, e eles poderiam ser substituídos por um duplo travessão.

( ) Na linha 30, o emprego do ponto de interrogação deve-se à ocorrência de uma pergunta em ordem direta.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V.
  • B. V – V – F.
  • C. V – F – F.
  • D. F – F – V.
  • E. F – V – V.

A palavra fotográfica recebe acento gráfico em função da posição de sua sílaba tônica, o que faz dela uma proparoxítona. O mesmo ocorre com a seguinte palavra do texto:

  • A. possível
  • B. fotoxópi
  • C. alguém
  • D. líderes
  • E. está

Na oração Sucintas revisões das trajetórias das comunidades ágrafas revelam-se fantásticas, o termo que obriga a flexão de gênero do adjetivo fantástica é

  • A. sucintas
  • B. revisões
  • C. trajetórias
  • D. comunidades
  • E. ágrafas
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