Questões de Língua Portuguesa

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Quando os jornalistas são questionados, eles respondem de fato: “nenhuma pressão é feita sobre mim, escrevo o que quero”. E isso é verdade. Apenas deveríamos acrescentar que, se eles assumissem posições contrárias às normas dominantes, não escreveriam mais seus editoriais. O texto acima, reescrito corretamente e de maneira a conservar sentido semelhante encontra-se em:

  • A.

    Quando os jornalistas eram questionados, respondem mesmo que nenhuma pressão era feita sobre eles, porque escreviam como que queriam. Afirmação com a qual concordo, mas creio se deva acrescentar que, caso eles assumam posições contrárias às normas dominantes, talvez não escrevessem mais seus editoriais.

  • B.

    Ao serem questionados, os jornalistas respondem mesmo que nenhuma pressão é feita sobre eles, porque escrevem o que querem. Afirmação com a qual concordo, mas creio se devesse acrescentar que, caso eles assumissem posições contrárias às normas dominantes, não escreveriam mais seus editoriais.

  • C.

    Ao serem questionados, os jornalistas responderam mesmo que nenhuma pressão era feita sobre eles, porque escrevem o que querem. Afirmação verdadeira, por isso creio que eles deveriam acrescentar que, assumindo posições contrárias às normas dominantes, continuariam a escreveriam seus editoriais.

  • D.

    Quando os jornalistas foram questionados, responderam mesmo que nenhuma pressão é feita sobre eles, porque escreviam como que queriam. Afirmação verdadeira, mas creio que eles devem acrescentar que, ao assumir posições contrárias às normas dominantes, talvez não escrevessem mais seus editoriais.

  • E.

    Quando os jornalistas forem questionados, respondem mesmo que nenhuma pressão é feita sobre eles, porque escrevem como querem. Afirmação verdadeira, mas creio que eles devem acrescentar que, ao assumir posições contrárias às normas dominantes, talvez não escrevam mais seus editoriais.

Na frase – Porém, essa ocupação impede o bom desempenho nos estudos… – a palavra em destaque tem o mesmo sentido que

  • A.

    Portanto.

  • B.

    Por isso.

  • C.

    Mas também.

  • D.

    Todavia.

  • E.

    Embora.

 

Em relação às informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Identificam-se como referentes do sujeito elíptico da oração iniciada pela forma verbal “São” (l.4): “O monitoramento por imagens” (l.1), “o controle de emails” (l.3) e “as escutas e gravações de ligações telefônicas dos empregados” (l.3-4).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue a classificação das funções sintáticas desempenhadas pelas palavras destacadas e assinale a alternativa correta.

  • A. “... as respostas que encontram são mais loucas ainda.” (6º§) – sujeito
  • B. “... esqueça as galáxias e me explica a existência...” (10º§) – complemento verbal
  • C. “É impossível imaginar um tempo em que nada existia.” (5º§) – complemento nominal
  • D. “Não consigo impedir que certas perguntas me perturbem.” (7º§) – complemento nominal
  • E. “... alguém é capaz de dizer por que existe o mundo em vez de nada?” (5º§) – complemento verbal

Em relação às palavras lê e já, ambas retiradas do texto, é correto dizer que:

  • A.

    As duas são acentuadas por serem oxítonas.

  • B.

    Ambas são monossílabos átonos.

  • C.

    Ambas são acentuadas por serem monossílabos tônicos.

  • D.

    As duas são dissílabas.

  • E.

    Apenas uma delas é oxítona.

  • A.

    A pequena história narrada no poema relata um fato corriqueiro não sendo possível extrair dela elementos significativos de crítica social.

  • B.

    A presença de elementos prosaicos no texto ratifica a intenção dos modernistas da primeira geração de dessacralizarem a poesia, aproximando-a do cotidiano popular.

  • C.

    No poema, a tensão entre classes sociais distintas — “advogados” (v.4) e “carroceiro” (v.7) — é amenizada pela resolução final: “E castigou o fugitivo atrelado / Com um grandioso chicote” (v.9-10).

  • D.

    O vocábulo erudito “alimária”, no título do poema, aproxima a composição poética da tradição parnasiana.

  • E.

    O texto é um exemplo de poema-piada, característico do Barroco brasileiro e retomado pelos primeiros modernistas.

Sobre o uso dos pronomes e das conjunções no texto II, marque a alternativa correta.

  • A.

    O pronome “essas” (2º parágrafo), acompanhado de “substâncias”, foi utilizado para retomar “atrazina e ametrina” (1º parágrafo).

  • B.

    No trecho “em plantações de cana-de-açúcar e milho.” (1º parágrafo), o vocábulo em destaque é uma conjunção que introduz ideia de explicação.

  • C.

    Para tornar clara a relação de sentido entre os parágrafos, o segundo poderia ser introduzido pela conjunção adversativa Entretanto.

  • D.

    Se, no lugar de “outros” (2º parágrafo), fosse utilizado o pronome tais, o sentido do texto seria preservado.

  • E.

    A conjunção “como”, no trecho final do 2º parágrafo, une duas informações indicando a ideia de condição entre elas.

Considere o seguinte trecho do penúltimo parágrafo do texto:

Mas nem tudo é tão bonito. A engenhoca que permite ler, ouvir ou apreciar as maravilhas criadas pelo homem é a mesma que torna possível a alguém andar pela cidade com informações que, à pressão de uma tecla, podem derrubar presidentes, desarticular sistemas de defesa ou levar países à guerra.

Substituindo-se o termo em destaque, sem que tenha seu sentido alterado, a primeira frase do trecho está corretamente reescrita em:

  • A.

    Todavia nem tudo é tão bonito.

  • B.

    Porquanto nem tudo é tão bonito.

  • C.

    E nem tudo é tão bonito.

  • D.

    Assim nem tudo é tão bonito.

  • E.

    Porque nem tudo é tão bonito.

Em – ... “Responder com simplicidade e clareza às perguntas dos filhos”.... – a palavra em destaque expressa, no contexto em que é empregada, ideia de

  • A.

    finalidade.

  • B.

    causa.

  • C.

    meio.

  • D.

    posse.

  • E.

    modo.

 

Em relação às informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 5, o conectivo “já que” inicia oração que apresenta a conclusão da ideia apresentada na oração imediatamente anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado
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