Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os trechos a seguir constituem sequencialmente um texto adaptado de Renato Janine Ribeiro, Valor Econômico, 10/6/2013. Assinale a opção que foi transcrita com erro gramatical.

  • A. Medidas como o Programa Bolsa Família e as ações afirmativas para o ingresso no ensino superior reduzem as diferenças em relação ao nascimento.
  • B. Ambas deveriam ser plenamente endossadas por liberais autênticos. Um princípio básico do verdadeiro liberalismo é que, se a igualdade não é necessária no ponto de chegada, ela, no entanto, tem de existir no ponto de partida.
  • C. O ideário liberal recusam o paternalismo que há, por exemplo, quando perdoa-se a indolência e a incompetência no "ponto de chegada".
  • D. O liberal quer a concorrência. Mas ela só é legítima se todos partem do mesmo patamar. Se alguém começa a corrida com chumbo preso nas pernas, está prejudicado.
  • E. É a mesma coisa que alguém entrar na competição da vida com uma formação escolar deficiente. Com o Programa Bolsa Família, pretende-se reduzir a deficiência no primeiro ponto, as ações afirmativas no segundo.

Em – Jamais em minha vida achei na rua ou em qualquer parte do globo um objeto qualquer. –, o termo em destaque introduz ideia de

  • A.

    posse.

  • B.

    modo.

  • C.

    tempo.

  • D.

    direção.

  • E.

    lugar.

Quanto aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta.

  • A. No trecho “Projetos com esse caráter” (linha 3), a expressão “esse caráter” antecipa a ideia contida no trecho “a integração traz a praticidade” (linha 6).
  • B. No trecho “a fim de tornar o ambiente funcional e esteticamente confortável” (linhas 4 e 5), a substituição da expressão “a fim” por afim causa prejuízo à correção gramatical.
  • C. No período iniciado em “Outro destaque” (linha 21), a inserção de uma vírgula após a palavra “grega” (linha 22) não alteraria o sentido da oração.
  • D. No primeiro período do último parágrafo, a primeira ocorrência da partícula “que” (linha 25) faz referência à expressão “mobiliário clássico” (linha 24).
  • E. A supressão de ‘“tornando o ambiente uma mistura dos dois estilos’” (linhas 28 e 29) não causaria prejuízo ao sentido do texto.

 

Com referência às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 6 a 11.

Na linha 3, a partícula “se”, em “em se tratando” poderia ser deslocada para imediatamente após a forma verbal “tratando”, sem prejuízo da correção gramatical do texto desde que empregado o hífen.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas duas orações de cada item, analise o valor semântico da conjunção destacada, colocado entre parênteses.

1. • Se precisar que eu te ajude, venha até aqui. (condição)

• A não ser que me seja exigido, não participarei das comemorações. (condição)

2. • Organize as informações segundo a proposta do departamento! (conformidade de um fato em relação a outro)

• Quanto mais gritava menos era ouvido. (proporção)

3. • O ambiente ficou gelado depois que o sol se pôs. (tempo)

• A discussão teve início assim que o projeto foi aprovado. (causa)

4. • Como a profissão não interessava, não participou do certame. (causa)

• Eu não abro mão dos meus sonhos mesmo que os desafios aumentem. (causa)

5. • Esmerou-se tanto na tarefa que recebeu honra ao mérito. (consequência)

• Faça um sinal para que os funcionários entrem na sala no horário adequado. (tempo)

Estão corretas as análises das duas orações apenas em:

  • A. 1 e 2.
  • B. 2 e 3.
  • C. 4 e 5.
  • D. 1, 2 e 3.
  • E. 3, 4 e 5.

Leia os fragmentos do texto e assinale a alternativa correta.

I. “É que nunca o pensara antes, nem supunha que tal pensamento me ocorresse um dia, a sério.” (1º§)

II. “... a sensatez não explica a existência e muito menos a não existência.” (5º§)

III. “Ela é minúscula e sua teia tão tênue...” (10º§)

  • A. No fragmento I, a palavra destacada assinala uma concessão.
  • B. A palavra destacada no fragmento II é a única que coordena duas informações.
  • C. As palavras destacadas nos fragmentos II e III adicionam uma informação contrária.
  • D. Nos fragmentos I, II e III as palavras destacadas estabelecem a mesma relação de sentido.
  • E. As palavras destacadas nos fragmentos I, II e III do texto estabelecem diferentes relações de sentido.

No período – Quase igual ao horror pelos cães conhecidos, ou de conhecidos, cuja lambida fria, na intimidade que lhes tenho sido obrigado a conceder, tantas vezes, me provoca uma incontrolável repugnância. –, os termos em destaque, conforme o contexto que determina seus usos, classificam- -se, respectivamente, como

  • A.

    adjetivo, adjetivo e substantivo.

  • B.

    substantivo, adjetivo e substantivo.

  • C.

    adjetivo, substantivo e substantivo.

  • D.

    adjetivo, adjetivo e adjetivo.

  • E.

    substantivo, substantivo e adjetivo.

  • A.

    A descrição e a repetição, predominantes no poema, criam um efeito estético no qual o movimento é nulo e o silêncio impera.

  • B.

    Ao optar pelo soneto sem rima e métrica definidas, o poeta se aproxima do verso livre modernista.

  • C.

    As imagens poéticas sugerem uma íntima e gradativa relação entre a duração do dia e o nascimento, a vida e a morte do poeta.

  • D.

    A recorrência de imagens nebulosas e etéreas limita o poema à atmosfera incompreensível do sonho, sendo nulas as referências aos elementos da natureza.

  • E.

    Embora haja menção a símbolos religiosos, nesse poema, a espiritualidade é esvaziada pelo refrão.

Com referência a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A conjunção “Porém” (l.25) estabelece relação de subordinação sintática entre o parágrafo que ela inicia e o anterior.

  • B.

    O sentido do texto não seria contrariado se, em lugar de “estafante” (l.27), tivesse sido empregado o adjetivo cansativo.

  • C.

    Se o termo “bem-intencionada” (l.4) fosse substituído por bem-vinda, não haveria alteração do sentido original do texto.

  • D.

    Na linha 13, o sinal de dois-pontos introduz uma sequência de orações subordinadas adjetivas.

  • E.

    O termo “também” (l.19) assume valor de negação, porque está antecedido da conjunção “mas” (l.18).

Acerca das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Estaria igualmente correta e adequada ao texto a flexão da forma verbal “possuíssem” (l.13) no tempo presente do subjuntivo: possuam.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...