Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

vossa Excelentíssimo seu Vossa Excelência podeis
sua Excelentíssimo seu Vossa Excelência pode
vossa Meritíssimo seu Vossa Excelência podeis
vossa Ilustríssimo vosso Vossa Senhoria pode
sua Meritíssimo vosso Vossa Eminência podeis
Nos itens a seguir, são apresentadas propostas de trechos de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial.
Tendo em vista a proximidade das esperadas festas de comemoração do aniversário de 50 anos da nossa instituição, tenho o prazer de informar que este setor terá seu horário de atendimento reduzido em função da necessidade dos preparativos da referida festa.
Na teoria dos três estados, ...... Comte sintetizava sua visão da história humana, há muitas teses controversas, ...... contestação muita gente já se aplicou.
Preenchem de modo correto e coerente as lacunas da frase acima, respectivamente:

Atente para as seguintes afirmações sobre a pontuação empregada no texto.
I. Os homens que se tornaram conhecidos por terem abalado o mundo de forma decisiva no passado tinham começado como reis, como Alexandre, ou patrícios, como Júlio César ... (1º parágrafo) O segmento em destaque poderia ser isolado por vírgulas, sem prejuízo para o sentido e a correção.
II. Para os franceses ele foi também algo bem mais simples: o mais bem-sucedido governante de sua longa história. (2º parágrafo) Uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo franceses, sem prejuízo para a correção e a lógica.
III. Ele destruíra apenas uma coisa: a Revolução de 1789, o sonho de igualdade, liberdade e fraternidade, do povo se erguendo na sua grandiosidade para derrubar a opressão. (3º parágrafo) Os dois-pontos introduzem no contexto um segmento explicativo.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II e III, apenas.

têm - vêm - referem
tem - vem - referem
têm - vem - refere
tem - vêm - refere
têm - vem - referem

Qual das frases a seguir NÃO pode ser transposta para a voz passiva?
O Estado de Indiana, nos Estados Unidos, adotou, em julho, o Common Core State Standard (linha 01).
A decisão trouxe novamente ... tona a discussão sobre o desaparecimento da letra de mão (linhas 05 e 06).
O professor encara a medida adotada nos Estados Unidos como um erro (linha 11).
Steve Jobs fez um discurso na Universidade Stanford (linha 22).
Talvez ainda seja cedo demais (linha 42).
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013

Em Além disso, é importante realizar campanhas de educação no trânsito para evitar a ocorrência de acidentes envolvendo motoristas, pedestres e ciclistas., a expressão destacada siginifica
aliás.
porém.
porque.
ainda que.
enquanto isso.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Conforme os sentidos do texto, a palavra acintosamente (l.5) está sendo empregada com o sentido de atenuadamente.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013

Considere o período inicial do texto: Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos.
Assinale a alternativa que apresenta outra forma gramaticalmente correta de escrevê-lo, ainda que alterando um pouco o sentido.Nas viradas de ano, fazem-se muitos votos.
Nas viradas de ano, faz-se muitos votos.
Nas viradas de ano, existe muitos votos.
Nas viradas de ano, precisam-se de muitos votos.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Já há alguns anos, foi abolido, nas comunicações oficiais, o uso do tratamento Digníssimo(DD.) a autoridades como Presidente da República, Ministros de Estado, Governadores e outras.
Tal fato se deve pelo seguinte motivo:Trata-se de forma de tratamento muito antiga, já eliminada dos dicionários.
Embora se trate de cargos elevados, nem todos os seus ocupantes são dignos desse tratamento.
A dignidade é condição imprescindível para que se ocupe um cargo público.
Considera-se mais apropriado substituir o tratamento Digníssimo por Vossa Senhoria.
Trata-se de acordo entre o Brasil e Portugal para distinguir a correspondência oficial desses países.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...