Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a opção que está de acordo com a norma padrão da língua escrita.

  • A. A forma verbal “incluídos” poderia ser empregada no lugar do gerúndio “incluindo”(l.16).
  • B. Dada a dupla possibilidade de regência do verbo “lembrar”, é facultada a inserção do acento indicativo de crase em “as” no complemento verbal “as pessoas”(l.2 e 3).
  • C. Sem prejuízo semântico e sintático, o gerúndio “levando”(l.13) poderia ser substituído por “que leva”.
  • D. Sem prejuízo para as relações semânticas, a conjunção coordenativa “contudo” poderia ser inserida imediatamente após a forma verbal “haver”(l.2).
  • E. O termo “de uma ordem social”(l.18 e 19) é complemento de todos os núcleos nominais da sequência que o precede.

Assinale a alternativa na qual o vocábulo sublinhado está empregado em sentido figurado.

  • A.

    “A Justiça ainda carece de todos esses atributos

  • B.

    “Suas decisões devem ter a força da obrigatoriedade, gerar equidade e paz, de acordo com a lei, e ser imparciais.”

  • C.

    “Em uma linguagem mitológica, talvez devêssemos acrescentar a tais figuras o atributo de Hermes, o Deus da Velocidade.”

  • D.

    “A Justiça de hoje tem de ser de fácil acesso e célere”.

  • E.

    “Em nosso sistema constitucional integram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte.”

“A redação oficial, pelo fato de preocupar-se, acima de tudo, com a ________________, a ___________________ e a ______________________ das comunicações, pode ser considerada, em sentido amplo, como redação técnica.”

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.

  • A.

    sinceridade – saliência – eficácia

  • B.

    eficácia – serenidade – exatidão

  • C.

    eficácia – serenidade – exatidão

  • D.

    objetividade – eficácia – exatidão

  • E.

    plenitude – eficácia – exatidão

Reciclar os dejetos oriundos das criações animais e dos refugos das plantações deve ser encarado não como custo ou gasto “a mais”, mas sim como uma excelente oportunidade de gerar toda ou parte da energia necessária para executar as atividades econômicas (...)

Os termos em negrito podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido e da correção, respectivamente, por:

  • A. e − porém − a fim de
  • B. mas − todavia − a fim de
  • C. mas − porém − afim de
  • D. e − entretanto − afim de
  • E. porém − entretanto − a fim de

De acordo com as regras de pontuação da Língua Portuguesa, um dos empregos da vírgula é a separação do adjunto adverbial antecipado na estrutura da oração.

O trecho que exemplifica esse tipo de uso é:

  • A.

    “É natural que isso aconteça, quando mais não seja porque as certezas nos dão segurança e tranquilidade.” (l. 5-7)

  • B.

    “Com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, aquelas certezas inquestionáveis passaram a segundo plano,” (l. 18-20)

  • C.

    “Questioná-los, reavaliá-los, negá-los, propor mudanças às vezes radicais tornou-se frequente e inevitável.” (l. 21-23)

  • D.

    “essas mudanças não se deram do dia para a noite, nem tampouco se impuseram à maioria da sociedade.” (l. 27-29)

  • E.

    “Ocorre, porém, que essa certeza pode induzir a outros erros: o de achar que quem defende determinados valores estabelecidos está indiscutivelmente errado. (l. 45-48)

 

Julgue os próximos itens com base nas ideias do texto.

O trecho introduzido pela conjunção “Entretanto” (l.10) estabelece explícita divergência com as informações contidas no primeiro parágrafo do texto acerca do modo como se estruturam as atividades das universidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relatórios administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores. Eles podem ser, dentre outros, uma simples carta ou, ainda uma conferência, um quadro, um gráfico, uma tabela. Se o relato do fato ocorrer em conversa, o relatório administrativo será oral. Sendo assim, para maior eficácia de um relatório, ele deve ser elaborado a partir de técnicas como:

  • A.

    Esfriar a mensagem, em vez de mil palavras, usar duzentas, em vez de vinte páginas, usar gráficos, tabelas e outras ilustrações que causam maior impacto que as palavras. Considerar todas as informações, não deixando nenhum dado relevante ou irrelevante de fora do relatório.

  • B.

    Deve considerar o assunto, o enfoque, as circunstâncias, o receptor e reunir todas as informações antes de começar a redigi-lo. Considerar todas as informações, não deixando nenhum dado relevante ou irrelevante de fora do relatório.

  • C. Somente considerar informações úteis para a tomada de decisão do administrador, devendo poupá-lo de informações de que ele não precisa. Esfriar a mensagem, em vez de mil palavras, usar duzentas, em vez de vinte páginas, usar gráficos, tabelas e outras ilustrações que causam maior impacto que as palavras.
  • D.

    Além de habilidade para se comunicar, deve ter capacidade para analisar as situações e inferir delas as reais necessidades dos administradores. Não deve considerar tanto o assunto, o enfoque e as circunstâncias, e sim reunir todas as informações possíveis.

  • E. Esfriar a mensagem, em vez de mil palavras, usar duzentas, em vez de vinte páginas, usar gráficos, tabelas e outras ilustrações que causam maior impacto que as palavras. Não deve considerar tanto o assunto, o enfoque e as circunstâncias, e sim reunir todas as informações possíveis.

Garantir aos nossos filhos a sustentabilidade do meio ambiente é a maior herança que poderíamos deixar aos nossos filhos; assim como livrar os nossos filhos da dura realidade da fome e da miséria que ainda afligem algumas populações.

Substituem-se corretamente os termos em negrito por pronomes em:

  • A. Garanti-las aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos lhe deixar; assim como livrar-los da dura realidade da fome e da miséria que ainda lhes afligem.
  • B. Garantir-lhes aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos deixar-lhes; assim como livrar-lhes da dura realidade da fome e da miséria que ainda afligem-nas.
  • C. Garanti-la aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos deixar-lhes; assim como livrá-los da dura realidade da fome e da miséria que ainda as afligem.
  • D. Garantir-lhes aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos lhes deixar; assim como lhes livrar da dura realidade da fome e da miséria que ainda as afligem.
  • E. Garanti-la aos nossos filhos é a maior herança que poderíamos lhe deixar; assim como os livrar da dura realidade da fome e da miséria que ainda afligem- lhes.

Assinale a alternativa cuja sentença está de acordo com as regras da gramática normativa.

  • A. A viagem a Guiana Francesa foi cansativa, mas instrutiva.
  • B. Zé tentou resolver a situação, mas ficou à ver navios.
  • C. Muitos ex-jogadores de futebol ficam à mingua na velhice.
  • D. O encanador virá hoje a tarde para consertar as pias.
  • E. O cabo não obedeceu a tenente e foi exemplarmente punido.

Caso o autor do texto tivesse optado pela 2ª pessoa do plural, em vez do singular, as frases meus defeitos não são os que apontas e o que julgas qualidades em mim passariam a ter as seguintes formas verbais que lhes correspondem:

  • A.

    aponteis e julgueis.

  • B.

    apontardes e julgardes.

  • C.

    apontem e julguem.

  • D.

    apontais e julgais.

  • E.

    apontáveis e julgásseis.

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