Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados do sítio http://www.todospelaeducacao.org.br/, que constituem, em seu conjunto, um texto. Assinale a opção em que o fragmento apresenta-se gramaticalmente correto.

  • A.

    Divididos de acordo com o nível de dificuldade de aprendizagem, os alunos participaram de jogos que exigiam cálculos matemáticos, como boliche, dados e argolas. “Ao término de cada jogo, os alunos socializavam suas opiniões e registrava aquilo que havia achado mais fácil ou mais difícil no jogo, sempre justificando as respostas”, explica Luciane.

  • B.

    Após proporcionar os alunos esse primeiro contato com os cálculos matemáticos, Luciane preparou uma segunda etapa composta por atividades em dupla, que os alunos tinham de trocar ideias sobre suas estratégias para resolver situaçõesproblema, também envolvendo os jogos.

  • C.

    “No início foi difícil fazê-lo expressar a forma como pensavam, mas, no decorrer das aulas, foram ficando cada vez mais à vontade”, conta. Por fim, a última etapa da sequência consistiu na elaboração, por parte dos alunos, de problemas envolvendo os jogos aprendidos. A ideia de Luciane garantiu a ela o Prêmio Educador Nota 10.

  • D.

    No início do ano letivo de 2012, um grande desafio esperava pela professora Luciane Fernandes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Raimundinho, em Marabá, interior do Pará: entre os trinta e quatro alunos de uma turma de 4.º ano, trinta não dominava os conhecimentos matemáticos adequados a série.

  • E.

    Ao assumir a turma, Luciane elaborou uma avaliação diagnóstica para compreender o desnível de conhecimento entre os estudantes. Por meio de uma atividade que envolvia problemas, a professora conseguiu mapear três perfis de alunos e criou, a partir do uso de jogos, uma sequência didática para vencer as dificuldades apresentadas.

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 6.

No texto, o termo “escusos” (l.18) está empregado como sinônimo de perniciosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.

O texto de comunicações que seguem o padrão ofício, como são os casos do aviso e do memorando, é, em geral, constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da redação de comunicações oficiais, julgue os itens a seguir.

I - Os avisos são expedidos exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

II - Em virtude da economia linguística, ideias secundárias que não tenham relação com as fundamentais devem ser abolidas do texto.

III - A impessoalidade e o uso do padrão culto de linguagem são premissas que reduzem a duplicidade e a dificuldade de interpretações de um texto oficial.

IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita por meio de memorandos, entre unidades administrativas de um mesmo ou de diferentes níveis hierárquicos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Assinale a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase abaixo.

Essa constatação, carregada de estranha obviedade, obriga-nos quase ___ tratar como uma circunstância paralela e eventual aquela que deve ser considerada ___ marca humana por excelência: ___ capacidade de reflexão e consciência.

  • A. à - a - a
  • B. à - à - a
  • C. a - a - a
  • D. a - à - a
  • E. a - a - à

Reescrevendo a frase “AGORA ele está congelado, petrificado.” (parágrafo 5), a palavra em destaque pode ser substituída, mantendo o mesmo sentido, por:

  • A. Imediatamente
  • B. Neste instante
  • C. Porquanto
  • D. Neste ínterim
  • E. De repente

 

Julgue os próximos itens, relativos ao texto acima.

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir a expressão “por que” (l.6) pela palavra porque.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a aspectos linguísticos dos fragmentos de texto apresentados.

No fragmento IV, a expressão “foi lançado” (l.8) poderia ser corretamente substituída por lançou-se, sem prejuízo para o sentido do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à linguagem, à tipologia textual, às ideias e aos aspectos gramaticais do texto ao lado — Teoria do Medalhão, de Machado de Assis —, julgue os itens de 1 a 7.

A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho “o meu desejo é que te faças grande” (l.8-9) fosse reescrito da seguinte forma: o meu desejo é que sejas grande.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 7, a forma verbal “espanta” flexiona-se no singular para concordar com o sujeito oracional “Ao que nele penetrou”.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...