Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados do sítio http://www.todospelaeducacao.org.br/, que constituem, em seu conjunto, um texto. Assinale a opção em que o fragmento apresenta-se gramaticalmente correto.
Divididos de acordo com o nível de dificuldade de aprendizagem, os alunos participaram de jogos que exigiam cálculos matemáticos, como boliche, dados e argolas. Ao término de cada jogo, os alunos socializavam suas opiniões e registrava aquilo que havia achado mais fácil ou mais difícil no jogo, sempre justificando as respostas, explica Luciane.
Após proporcionar os alunos esse primeiro contato com os cálculos matemáticos, Luciane preparou uma segunda etapa composta por atividades em dupla, que os alunos tinham de trocar ideias sobre suas estratégias para resolver situaçõesproblema, também envolvendo os jogos.
No início foi difícil fazê-lo expressar a forma como pensavam, mas, no decorrer das aulas, foram ficando cada vez mais à vontade, conta. Por fim, a última etapa da sequência consistiu na elaboração, por parte dos alunos, de problemas envolvendo os jogos aprendidos. A ideia de Luciane garantiu a ela o Prêmio Educador Nota 10.
No início do ano letivo de 2012, um grande desafio esperava pela professora Luciane Fernandes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Raimundinho, em Marabá, interior do Pará: entre os trinta e quatro alunos de uma turma de 4.º ano, trinta não dominava os conhecimentos matemáticos adequados a série.
Ao assumir a turma, Luciane elaborou uma avaliação diagnóstica para compreender o desnível de conhecimento entre os estudantes. Por meio de uma atividade que envolvia problemas, a professora conseguiu mapear três perfis de alunos e criou, a partir do uso de jogos, uma sequência didática para vencer as dificuldades apresentadas.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 6.
No texto, o termo escusos (l.18) está empregado como sinônimo de perniciosos.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.
O texto de comunicações que seguem o padrão ofício, como são os casos do aviso e do memorando, é, em geral, constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão.
A respeito da redação de comunicações oficiais, julgue os itens a seguir.
I - Os avisos são expedidos exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
II - Em virtude da economia linguística, ideias secundárias que não tenham relação com as fundamentais devem ser abolidas do texto.
III - A impessoalidade e o uso do padrão culto de linguagem são premissas que reduzem a duplicidade e a dificuldade de interpretações de um texto oficial.
IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita por meio de memorandos, entre unidades administrativas de um mesmo ou de diferentes níveis hierárquicos.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Assinale a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase abaixo.
Reescrevendo a frase AGORA ele está congelado, petrificado. (parágrafo 5), a palavra em destaque pode ser substituída, mantendo o mesmo sentido, por:
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

Julgue os próximos itens, relativos ao texto acima.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir a expressão por que (l.6) pela palavra porque.

Julgue os próximos itens, relativos a aspectos linguísticos dos fragmentos de texto apresentados.
No fragmento IV, a expressão foi lançado (l.8) poderia ser corretamente substituída por lançou-se, sem prejuízo para o sentido do período.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

No que se refere à linguagem, à tipologia textual, às ideias e aos aspectos gramaticais do texto ao lado Teoria do Medalhão, de Machado de Assis , julgue os itens de 1 a 7.
A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho o meu desejo é que te faças grande (l.8-9) fosse reescrito da seguinte forma: o meu desejo é que sejas grande.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 7, a forma verbal espanta flexiona-se no singular para concordar com o sujeito oracional Ao que nele penetrou.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...