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Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República,
a identificação do tipo e do número do expediente deve ser alterada para: Ofício n.º 265/2013/GC-EAS.
Em relação às exigências da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.
Os ministros de Estado recebem o tratamento de Vossa Excelência, e o vocativo empregado em comunicações a eles dirigidas deve ser Excelentíssimo Senhor Ministro.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

Assinale a alternativa em que a frase do texto se mantém correta após o acréscimo das vírgulas.
Assim que o código é digitado, familiares cadastrados, recebem automaticamente, uma mensagem dizendo que a criança foi encontrada.
Um geolocalizador também, avisará, os pais de onde o código foi acionado.
Se a criança se perder, quem encontrá-la, verá na pulseira instruções para que envie, uma mensagem eletrônica ao grupo ou acione o código na internet.
O sistema permite, ainda, cadastrar o nome e o telefone de quem a encontrou e informar um ponto de referência.
De fabricação chinesa, a nova pulseirinha, chega primeiro às, areias do Guarujá.
Assinale a alternativa que apresenta referente que corresponde à expressão utilizada no texto.

I. Poderiam ser transviados, mas não tinham uma retórica própria e não configuravam um estágio da vida. (l. 04 e 05)
II. Aos poucos, neste início de século 21, os jovens voltam a ser jovens, inspirados acreditem nas rebeliões árabes. (l. 16-17)
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas seguintes assertivas a respeito de palavras acentuadas nos períodos acima.
( ) No período I, todas as palavras acentuadas admitem, em outros contextos, grafia sem acento, assumindo classe gramatical diferente da que têm no fragmento.
( ) Em II, somente uma das palavras que recebem acento gráfico admite, em contexto diferente, grafia sem acento gráfico, passando a representar um verbo.
( ) Tanto em I quanto em II, há palavras que, em outros contextos, sem acento gráfico, assumem classe gramatical diferente daquelas que têm nos fragmentos.
( ) Em I, apenas uma das palavras que recebem acento gráfico, em outros contextos, admite grafia sem acento gráfico, passando a representar um substantivo abstrato.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V V V V.
F F F F.
V F V F.
F V F V.
F V V F.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas:
Não diga ____ ela que eu fui ______ academia.a à
a a
à à
à a
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

Considere o trecho:
Leve para casa ponderou meu conselheiro, como quem diz: É sua. Mas acrescentou: procure direito e o endereço aparece. Sem que seja alterado o sentido do texto e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o termo em destaque pode ser corretamente substituído por:Porém.
Portanto.
Porquanto.
Por isso.
Pois.

Em ... aproximar a fonte da comida... (1º§), o termo em destaque possui a mesma função sintática que o destacado em
A iniciativa é nova
vivem de hortas e estufas
Cláudia Vioni faz parte do time
investem nas plantações urbanas
reproduzem uma tendência mundial
Em relação às exigências da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.
A forma de tratamento Magnífico destina-se a autoridades do Poder Legislativo, principalmente ao presidente da Câmara dos Deputados e ao do Senado Federal.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa cuja frase está com pontuação correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Rostos, de crianças e jovens, poderão ser, envelhecidos.
Avatar, filme de ficção científica, teve o mesmo programa de computador.
O estúdio Artes Forenses, vai poder facilitar o trabalho da polícia.
Identificar criminosos; é uma tarefa difícil, e cara.
Há pessoas, desaparecidas: faz muito tempo.
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