Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa em que a pontuação está corretamente empregada, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Diante da testemunha, o homem, abriu a bolsa e, embora experimentasse a sensação de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando, encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.
Diante da testemunha, o homem abriu a bolsa e, embora experimentasse a sensação de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.
Diante da testemunha, o homem abriu a bolsa e, embora, experimentasse, a sensação de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.
Diante da testemunha, o homem abriu a bolsa e, embora, experimentasse a sensação de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando, encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.
Diante, da testemunha o homem abriu a bolsa e, embora experimentasse a sensação, de violar uma intimidade, procurou a esmo entre as coisinhas, tentando encontrar algo que pudesse ajudar a revelar quem era a sua dona.
A substituição de descoberta (l. 03) por descobertas exigiria a alteração de quantas outras palavras na mesma frase?

As lacunas tracejadas das linhas 11, 16 e 21, considerando a grafia das palavras, ficam correta e respectivamente preenchidas por:
empírico dezafiante prosseguir
impírico dezafiante proseguir
empírico desafiante prosseguir
impírico desafiante proseguir
empírico dezafiante pro-seguir

Analise as afirmações a seguir a respeito de palavras do fragmento destacado do texto: muitos dos alunos que procuram a escola de caligrafia são vestibulandos ou querem prestar concurso e provas (linhas 31 e 32).
I. Em muitos, ui representa um ditongo.
II. Em vestibulando, st representa um encontro consonantal perfeito.
III. Em querem, qu representa um dígrafo.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

Considerando que o termo em destaque em Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano. estabelece relação de condição entre as orações, assinale a alternativa que apresenta o trecho corretamente reescrito, e com seu sentido inalterado.
Como o motorista é reincidente em um ano, esse valor é dobrado.
Se o motorista for reincidente em um ano, esse valor é dobrado.
Porque o motorista é reincidente em um ano, esse valor é dobrado.
À medida que o motorista é reincidente em um ano, esse valor é dobrado.
Conforme o motorista for reincidente em um ano, esse valor é dobrado.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As opções abaixo constituem adaptações de trechos do jornal O Estado de Minas, de 25/3/2013. Assinale a opção gramaticalmente correta em relação ao emprego dos sinais de pontuação.
As autoridades precisam, também, mobilizar a população. A exitosa experiência brasileira em campanhas educativas, deve ser invocada para convocar o povo a se tornar aliado no combate ao inseto.
Atenção especial merece o lixo. Os resíduos modernos são inimigos do povo, independentemente da classe social. Cacos de louça, casca de ovo, embalagens plásticas, eletrodomésticos quebrados, eletroeletrônicos sem validade, móveis, copos e garrafas formam ambiente ideal para a cultura do Aedes aegypti.
Pneus abandonados ou transformados em floreiras ou balanços, caixas-dágua sem a devida vedação, vasos com pires de água são objetos corriqueiros em casas e jardins. Apesar do alerta, sobre: o risco que representam, faz parte da personalidade do brasileiro a tendência do comigo não acontece.
Enganam-se todos os que se imaginam longe do perigo da doença. Não só acontece com qualquer pessoa descuidada como abre a porta para que aconteça com os familiares os vizinhos os moradores do bairro e da cidade.
O governo, claro, não pode baixar a guarda em relação à dengue. Além das medidas preventivas, precisa manter, estoque de remédios, leitos disponíveis na rede hospitalar e equipes de atendimento treinadas e capazes de diagnosticar, prontamente os sintomas da pessoa infectada.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes. O memorando, uma forma de comunicação interna, caracteriza-se pela agilidade, razão por que devem ser simples os procedimentos burocráticos de sua tramitação.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Leia os trechos a seguir e assinale a alternativa em que, considerando o contexto, estão apresentados os sinônimos adequados e respectivos para as palavras destacadas. I. Aliás, se isso pode servir de algum CONSOLO à sua ignorância [...]
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
A mensagem consiste no expediente adequado para o chefe do Poder Executivo encaminhar projeto de lei ordinária ao chefe do Poder Legislativo.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

Assinale a alternativa em que a frase Reagindo a essa sensação de estar sendo atormentada, vez por outra, a vítima toma uma atitude radical. está corretamente reescrita, com relação ao uso da vírgula, e sem alteração de sentido.
Vez por outra, a vítima, reagindo a essa sensação de estar sendo atormentada, toma uma atitude radical.
A vítima, atormentada, vez por outra reagindo a essa sensação toma uma atitude, radical.
A vítima reagindo, a essa sensação, de estar sendo atormentada, vez por outra toma uma atitude radical.
Uma atitude radical, é tomada pela vítima, vez por outra, reagindo a essa sensação de estar sendo atormentada.
Vez por outra reagindo a essa sensação, de a vítima estar sendo atormentada, toma uma atitude radical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...