Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego de aspas nas linhas 4, 5 e 8 tem a mesma justificativa, qual seja: indicar citação de fala de uma pessoa específica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mantém-se o respeito às normas de concordância verbal caso a forma do verbo grifado seja substituída pela que está entre parênteses ao final da frase:

  • A.

    Os governos e os parlamentos devem achar que ... (deve)

  • B.

    ... porque essa consciência nos torna mais fortes. (tornam)

  • C.

    ... a astronomia é uma das ciências que custam mais caro ... (custa)

  • D.

    E tudo isso para astros que [...] jamais desempenharão qualquer papel nelas. (desempenhará)

  • E.

    ... é isso que se precisa dizer. (precisam)

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

A flexão no plural da forma verbal “atrapalham” (l.3) deve-se ao emprego de “limites” (l.2).

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale, a seguir, a única palavra transcrita do texto que se encontra no masculino.

  • A.

    bicicleta

  • B.

    Holanda

  • C.

    poluição

  • D.

    educação

  • E.

    congestionamento

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens, relativos à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Porque a verdade é que eu também não sei.” A respeito desse período, analise as afirmativas a seguir.

I. O período é composto por coordenação.

II. O QUE é uma conjunção integrante.

III. A segunda oração é subordinada substantiva predicativa.

A alternativa que indica apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) é:

  • A. II
  • B. II e III
  • C. III
  • D. I e III
  • E. I

Assinale a alternativa cuja preposição em destaque expressa circunstância de lugar.

  • A. As grandes cidades brasileiras estão congestionadas e em processo de deterioração…
  • B. Seria natural que, como em outras grandes cidades, o centro de São Paulo fosse a região mais adensada da metrópole.
  • C. … dificultando o escasso investimento em transporte coletivo e aumentando a necessidade do transporte individual.
  • D. … é importante também considerar e estudar em profundidade o planejamento urbano.
  • E. … mas também da necessidade de maior número de viagens em função da distância cada vez maior entre os destinos da população.

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

Sem provocar erro gramatical, a forma verbal “aumentaria” (l.6) poderia ser flexionada no plural, passando a concordar com o antecedente “serviços” (l.5).

  • C. Certo
  • E. Errado

A expressão “articulações de vulto” é sinônimo de:

  • A. Articulações pequenas.
  • B. Articulações simples.
  • C. Articulações ingênuas.
  • D. Articulações infantis.
  • E. Articulações grandes e complexas.

Julgue os próximos itens, relativos a correspondência oficial.

O fecho de uma correspondência para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior deve ser: Renovo meus protestos da mais alta estima e consideração.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...