Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta uma análise sintática INCORRETA para a oração extraída do texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013

Atente para as seguintes afirmações:
I. Na frase Isso me fez lembrar uma visita que recebemos em casa, eu ainda menino, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por aonde eu ainda era menino. II. Transpondo-se para a voz passiva a frase Socorreu- me a filha adolescente, a forma verbal resultante será tendo-me socorrido. III. No contexto, a expressão Brasileiro é assim mesmo é um caso típico de generalização abusiva, como a que também ocorre em os alemães são pragmáticos. Está correto o que se afirma APENAS emI.
II.
III.
I e II.
II e III.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

Sem que haja alteração do sentido do texto, no trecho Cada um se esforça, em princípio, para reduzir suas produções sonoras e espera, em retribuição, que os vizinhos tenham a mesma preocupação. os termos em destaque poderiam ser substituídos por
apesar de reduzir.
embora se reduzam.
a fim de reduzir.
caso se reduzissem.
contudo se reduzem.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As opções a seguir são adaptações de trechos de um texto do jornal O Tempo (MG), de 22/3/2013. Assinale a opção gramaticalmente correta.
O desmatamento e a urbanização acelerados, com a consequente poluição, torna crescente a degradação dos suprimentos. Continuando esse processo, estima-se que, em 50 anos, a água será um bem raro para metade da população mundial.
Há necessidade de serem adotadas por governos, empresas e cidadãos, práticas econômicas no uso da água, com preservação dos mananciais, racionalidade no manejo, redução do desperdício, despoluição dos depósitos e incremento da reutilização.
Não há meio mais eficiente, para convencer a sociedade da urgência desses procedimentos que a escacez. Providências têm sido tomadas. Desde 1997, o Brasil tem sua Lei das Águas, estabelecendo uma política nacional de recursos hídricos.
Apesar de dois terços do planeta serem cobertos de água, apenas 0,008% dela é potável. Grande parte está degradada pela ação humana. O que sobra então é um bem à cujo acesso a população cada vez mais terá dificuldade.
Cada ser humano precisa de 110 litros de água por dia para seu consumo pessoal. O brasileiro gasta 200 litros por dia. O país tem 12% da água doce do mundo, por isso gozamos de uma situação privilegiada. Entretanto, 40% da água de que dispomos são desperdiçada.

... estudou para ser monge beneditino no Colégio São Bento, em São Paulo, onde chegou a escrever um livro sobre a ordem. No entanto, acabou seguindo o caminho da poesia em meio à agitação cultural e política dos anos 1960 e 1970. (1º parágrafo)
Considerado o contexto, o sentido dos elementos grifados acima pode ser adequadamente reproduzido, na ordem dada, por:disposição − tumulto
escola − confronto
equilíbrio − burburinho
congregação − efervescência
prudência − radicalismo
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes. Para se comunicar com autoridade de mesma hierarquia, um ministro do Supremo Tribunal Federal deve redigir aviso, documento que segue o padrão ofício, com acréscimo de vocativo.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Assinale a alternativa em que o vocábulo destacado possui valor anafórico.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
Aviso é o documento expedido por ministros de Estado a quaisquer autoridades da administração pública.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em As grandes cidades brasileiras estão congestionadas e em processo de deterioração agudizado pelo crescimento econômico da última década. , sem que seja alterado o sentido do trecho, o termo em destaque pode ser corretamente substituído por:
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
Outros estudos como os realizados, por médicos das clínicas universitárias de Regensburg e Tübingen confirmam tal fenômeno.
O corpo fica mais suscetível a infecções e surgem dores que, como explica o especialista, não deveriam existir.
Medo significa estresse para o corpo e pode consequentemente, debilitar o sistema imunológico.
Mas até mesmo, a comunicação médico-paciente, se o médico não for cuidadoso pode desencadear medos no paciente.
Podemos segundo o neurologista Magnus Heier, criar sintomas ou fazê-los desaparecer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...