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De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à colocação pronominal, assinale a alternativa correta.

Considere as afirmativas seguintes a respeito dos sinais de pontuação empregados no texto:
I. "A grande questão é a nutrição." (1º parágrafo) O emprego das aspas justifica-se por isolarem a ideia central do texto.
II. (embora o número absoluto seja alto e continue crescendo) (1º parágrafo) Os parênteses isolam um segmento de sentido restritivo ao que foi afirmado anteriormente.
III. Um grande grupo de pessoas nos países ricos também sofre de deficiência nutricional: os mais velhos. (3º parágrafo) O emprego dos dois-pontos introduz um segmento especificativo no contexto.
IV. um recurso comum (último parágrafo) Os travessões podem ser substituídos por vírgulas, sem prejuízo da correção e da estrutura da frase.
Está correto o que consta em
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

As palavras que completam correta e respectivamente as lacunas tracejadas das linhas 08, 10 e 18 são:
etéreo passivo corrupção
etério passivo corrupsão
etéreo pasivo corrupsão
etério passivo corrupção
etéreo pacivo corrupsão

Julgue os próximos itens, referentes a aspectos linguísticos do texto.
O advérbio Ademais (ℓ.8) poderia, sem prejuízo sintático ou alteração de sentido do texto, ser substituído por Além do mais.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta um ERRO de concordância verbal:
Trata-se de denúncias graves envolvendo mais um ministro do governo Dilma.
A possível instalação de uma estação do metrô na avenida Angélica e a reação por parte de moradores de Higienópolis gerou muita polêmica e manifestações, que foram veiculadas na mídia impressa e virtual.
Haverá propostas melhores para conservação da mata atlântica paranaense do que as que foram apresentadas hoje?
Eles estavam contentes, pois começaram o ano com carro e casa novos.

Ao reescrever um segmento do texto, NÃO houve respeito às normas de concordância verbal na construção da frase:
Esperavam-se que cada um deles aproveitariam a oportunidade para melhorar o seu nível profissional.
Mas, para surpresa geral, a maior parte deles quis aprender bem a sua língua e conhecer a literatura italiana.
Do mesmo modo que o Fausto, o Dom Quixote ou Machado de Assis, Os Lusíadas podem ser fruídos em todos os níveis.
Mas, noutros países, mesmo os analfabetos, quando lhes derem a oportunidade, hão de participar bem da literatura erudita.
É pressuposto de uma sociedade justa que sejam respeitados os direitos humanos, e tanto a fruição da arte como a da literatura são um direito inalienável.

Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
O acento grave, que é sinal indicativo de crase em acesso à Internet (l.9), justifica-se porque a regência do termo acesso exige complemento antecedido pela preposição a e a palavra Internet está antecedida por artigo definido feminino.

Atente para as afirmações a respeito da frase transcrita abaixo.
Ocultamo-lo da visão porque nos aflige; e se nos é agradável, lamentamos vê-lo escapar.
I. Os elementos grifados referem-se a um mesmo antecedente, ou seja, o presente.
II. Os verbos ocultar, afligir e lamentar estão flexionados nos mesmos tempo e modo.
III. Mantendo-se a correção e a lógica, o segmento porque nos aflige pode ser substituído por porquanto que aflige a nós.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.

Assinale a alternativa em que a preposição em destaque estabelece uma relação de sentido de modo dentro da frase.
(...) Era o maior peixeDEtodos ali,(...)
(...) Uai, aí eu escorri a água PARA ela morrer;(...)
(...) Deixaria a traíra numa lata d'água ATÉ o dia seguinte, (...).
(...) Era ATÉ meio besta como ele estava alegre com aquilo.(...)
(...) que agora tinha parado num canto, o rabo oscilandoDEleve,(...)
Assinale a alternativa em que a alteração da ordem das duas palavras implique mudança semântica.
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