Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No primeiro parágrafo do texto, no trecho: “deverão proceder ao enquadramento dos mesmos no Plano de Carreira”, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo de sentido, por “destes”.

  • B.

    A última oração do primeiro parágrafo, “de que trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.”, pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “de que se trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.”.

  • C.

    A primeira oração do segundo parágrafo do texto, “O enquadramento dos servidores será promovido em cada IFE”, pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Se promoverá o enquadramento dos servidores em cada IFE”.

  • D.

    Na primeira oração do segundo parágrafo do texto, “O enquadramento dos servidores será promovido em cada IFE pela Comissão nstituída nos termos do art. 19”, o autor deveria ter utilizado uma vírgula antes do trecho destacado.

Com base no texto antecedente, julgue os itens que se seguem.

Seriam preservados o sentido original do texto e sua correção gramatical caso o termo “Segundo” (l.16) fosse substituído, mantendo-se a vírgula que o isola, por Por conseguinte.

  • C. Certo
  • E. Errado

I. A guerra tradicional é um jogo masculino: as mulheres tribais nunca se reuniram em bandos para atacar tribos vizinhas. (2º parágrafo)

II. E então, surge uma questão mais ampla: gênero é realmente importante na liderança? (4º parágrafo)

A respeito do emprego dos dois-pontos nas frases acima, é correto afirmar:

  • A.

    Assinalam uma pausa mais forte em I e II e estarão corretamente substituídos por pontos e vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • B.

    Em I e II, introduzem segmentos de mesma função, e podem ser corretamente substituídos por vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • C.

    Estão empregados de acordo com sua função imediata, que é a de introduzir os elementos de um diálogo que, no texto, se dá entre o autor do livro e um eventual leitor.

  • D.

    Em I e II, há a mesma função explicativa para o sinal de dois-pontos, apesar da dúvida trazida pela questão colocada na 2º caso.

  • E.

    Introduzem segmento que determina relação de causa em I; em II, encontra-se uma especificação.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas. Se ele ______________ no processo, _______________ um resultado melhor.

  • A.

    intervier - obteríamos

  • B.

    interviesse - obteríamos

  • C.

    intervim - obteremos

  • D.

    intervir - obteríamos

  • E.

    intervir - obteremos

Assinale a alternativa que apresenta erro de acentuação.

  • A.

    Tendão/ clavícula/ claudicação.

  • B.

    Crepitação/ desinfecção/ dorsiflexão.

  • C.

    Luxação/ liofilização/ neurólise.

  • D.

    Mediope/ órtese/ protese.

Leia:

I. Calçados _____ Luís XV.

II. Peça desculpas _____ sua irmã.

III. A concórdia une _____ nações.

IV. Plantou videiras no pomar, _____ quais dedica muito carinho.

A sequência que preenche corretamente e respectivamente as lacunas é:

  • A.

    À, a, as, às.

  • B.

    A, a, as, às.

  • C.

    À, à, às, as.

  • D.

    À, à, as, as.

“Se eu já soubesse o que o poema diria, não precisaria escrevê-lo. Escrevo para desaprender o que eu achava que sabia sobre aquilo que me vai sendo ensinado enquanto escrevo.”

Antonio Carlos Secchin faz um interessante jogo de palavras ao falar do fazer poético. Nessas duas frases, observa-se o emprego expressivo de que classe gramatical?

  • A. Dos verbos, pela combinação das noções de escrever, ensinar, saber e desaprender.
  • B. Das conjunções, pela contraposição entre as relações condicionais, temporais e causais.
  • C. Dos pronomes pessoais, pelo excessiva inexperiência da primeira pessoa do singular.
  • D. Dos pronomes relativos, pelo tom generalizante das estruturas adjetivas restritivas.
  • E. Dos substantivos, pela reiteração temática exposta na valorização do poema.

Julgue os itens de 10 a 15, relativos às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

O trecho “criou em São Paulo (...) do país” (l.4-6) admite, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, a seguinte reescrita: criou em São Paulo os primeiros tribunais trabalhistas do país: os tribunais rurais.

  • C. Certo
  • E. Errado

“(...) Ao atingir a idade adulta, o índice de problemas emocionais (…)”.

A oração destacada possui a mesma classificação sintática da oração da assertiva:

  • A.

    O animal mata para se alimentar.

  • B.

    Pense bem, antes de falar.

  • C.

    A ser eu rei, não faria outra coisa.

  • D.

    Sem ser percebido, retirei-me discretamente.

Assinale a alternativa em que houver palavra com flexão em número incorreta:

  • A.

    As crianças usam sapatos cores-de-rosas e luvas verde-garrafa.

  • B.

    Os meninos eram mal-educados.

  • C.

    O artista era lindo, com olhos verde-mar.

  • D.

    As crianças nasceram surdas-mudas.

  • E.

    Eram academias recém-fundadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...