Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012

Encontra-se no aumentativo a palavra
população
direção
são
abaixo
milhões

O termo destacado em: (...) termos gasto tanto dinheiro na construção DE HOSPITAIS (...) exerce função sintática de:
complemento nominal.
adjunto adverbial.
objeto indireto.
objeto direto.
predicativo

Com referência à ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 21.
O emprego do sinal indicativo da crase, obrigatório em indústria às avessas (l.5) e em à suprema descoberta (l.34-35), deve-se à formação de locuções adverbiais.
A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens subsequentes.
O emprego dos travessões, nas linhas 13 e 14, é suficiente para marcar a inserção de trecho de caráter explicativo, razão por que a vírgula depois do segundo travessão é de uso opcional e sua omissão não prejudicaria a correção do texto.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
A concisão, recurso que impõe objetividade à redação oficial, deve compreender o âmbito vocabular, evitando-se o emprego de construções redundantes e palavras desnecessárias.
A pontuação original foi alterada nos segmentos destacados. A alteração que preserva a correção original encontra-se em:
Mas a ideia de que o Brasil é uma espécie de paraíso, onde pouco se trabalha corresponde, em boa medida, a um preconceito...
O Brasil (país em que a empresa de componentes eletrônicos planeja investir uma soma bilionária para fabricar telefones e tablets) tem grande potencial...
A frase [...] insere-se, entre outras ressalvas feitas pelo empresário, quanto à possibilidade de o Brasil tornar-se fornecedor internacional de componentes eletrônicos.
É de perguntar: em que medida a globalização dos mercados [...] permitirá no futuro, a coexistência entre regimes infernais e paradisíacos nas relações de trabalho.
Sob crescente pressão pública, é possível que noções como a de Terry Gou, venham aos poucos, parecer bem menos modernas do que os produtos que fabrica.
Instruções para responder às questões de números 17 a 20.
Em cada uma dessas questões, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Os trabalhos de manutenção em toda a rede ...... na próxima semana.
deverá ser finalizado
deverá serem finalizados
deverão ser finalizado
deverá ser finalizada
deverão ser finalizados

Julgue os próximos itens, relativos às ideias do texto acima e às estruturas nele empregadas.
O emprego do sinal indicativo de crase em ligados à globalização (l.31) é facultativo, pois o termo globalização poderia ser empregado, nesse contexto, de forma indeterminada, indefinida e, consequentemente, sem o artigo definido.

Já existem pesquisas que se propõem ...... estudar quais características as fotos de um perfil de rede social podem transmitir ...... personalidade de seu usuário, e como esse conhecimento pode ser utilizado por ele para parecer, por exemplo, simpático, emocionalmente estável ou até mesmo aberto ...... novas experiências.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:a − à − a
à − à − a
a − a − à
à − à − à
à − a − à
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à repetição nos textos, Koch (2008, p. 93) discorre que a escola, tradicionalmente,
tem-na como relevante estratégia de ensino do texto escrito, o que já se dá nos anos iniciais, com as cartilhas, em que a repetição funciona como forma de produção de sentido e leva os alunos ao domínio dos padrões básicos de textualidade.
tem-se oposto ao seu uso nos textos escritos, mas considerado como estratégia de interação no caso dos textos orais. Tal encaminhamento tem permitido, por exemplo, que as crianças distingam a especificidade do texto falado e a do texto escrito.
tem-na absorvido como importante estratégia de ensino, uma vez que as crianças e as pessoas em geral mostram-se interessadas nessa forma de comunicação, o que se comprova, por exemplo, em situações formais ou em discursos altamente formalizados, em que a repetição é constituinte na produção de sentido.
tem-se afastado de sua abordagem como estratégia de ensino, seja no texto falado, seja no texto escrito, uma vez que ela não pode ser associada a uma estratégia cognitiva producente, como bem o atestam as teorias atuais ligadas ao processamento cognitivo do discurso.
tem-na criticado, associando-a a redundância e circularidade na exposição das ideias, ressalva feita aos casos em que se trata de emprego como recurso estilístico consciente. No entanto, as crianças e as pessoas em geral gostam de repetir provérbios e frases feitas, bordões etc., o que justifica tomá-la como forma de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...