Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente o processo de formação das palavras destacadas em ESTRELUA bem merecia o REPARO de uma solidão.
composição por aglutinação, derivação parassintética.
derivação sufixal, composição por justaposição.
composição por justaposição, derivação por aglutinação.
derivação regressiva, derivação prefixal.
composição por aglutinação, derivação regressiva.

Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens que se seguem.
Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o período Tal materialidade (...) época determinada (l.29-33) poderia ser assim reescrito: O meio de comunicação, assim como as instituições responsáveis por reproduzir a cultura, é compreendido por essa materialidade, que, em um sentido amplo, abrange as relações entre meio de comunicação, instituições e hábitos mentais de certa época.
Texto para as questões 5, 6 e 7.

Na frase Terei imenso prazer em autografá-la o pronome oblíquo tem como referente:
Agendas
O livro
Exemplar
A obra

Com referência à ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 21.
Seriam mantidos os sentidos e a correção gramatical da oração iniciada por Desde que (l.3), se a forma verbal compra, nessa mesma linha, fosse substituída por compre.
No anteprojeto a comissão de juristas disse chegou a aumentar penas e dificultar a concessão de benefícios aos que já estão presos, além de considerar, equivocadamente, que a prisão pode ser a solução para todos os males. No entanto, segundo ele, há algo de bom no atual debate: a proposta de reforma do Código Penal trouxe à tona para discussão temas considerados tabus e há muito evitados: aborto, eutanásia e prostituição. Com relação aos componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens subsequentes.
Na linha 5, a ausência de vírgula depois do vocábulo demográfico indica que o pronome relativo que refere-se ao termo nuclear abundância (l.3).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
A forma de apresentação dos atos oficiais, observada nos padrões de diagramação estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República, é reflexo da necessidade de padronização das comunicações expedidas pelos órgãos públicos.Instruções para responder às questões de números 17 a 20.
Em cada uma dessas questões, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Se a equipe ....... rapidamente os reparos da rede, não ...... a falta de água que os moradores ...... .
fizer - houverá - receiam
fizer - houverá - receam
fizer - haverá - receiam
fazer - haverá - receam
fazer - houverá - receiam

Considerando os determinantes do substantivo, pode-se afirmar que, no início da narrativa, a traíra era realmente, para o protagonista, um peixe, conforme aponta o título do texto; mas, no desenrolar da trama, ele já poderia se referir à traíra como o peixe, como comprova a passagem E agora? disse para o peixe. Quê que eu faço com você?..., porque:
no início da narrativa, a indeterminação de sentido do artigo em relação ao peixe é usada para criar expectativa em torno da história, apontando para o distanciamento entre o protagonista e o peixe em questão. Logo depois, o artigo objetiva criar ambiguidade, dupla interpretação sobre isso.
no início da narrativa, o artigo faz referência precisa ao peixe, para atribuir um caráter mais pessoal, com forte conteúdo reflexivo, e mostrar a importância do peixe para o protagonista. Logo a seguir, o que se quer é a representação da voz que fala numa perspectiva mais impessoal.
no início da narrativa, o peixe é um desconhecido, igual a outros que a personagem principal viu. Depois, o artigo individualiza o peixe, não se trata mais de qualquer peixe, mas daquele ao qual a personagem se afeiçoou.
no início da narrativa, o artigo é usado com a finalidade de particularizar o ser ao qual se refere. Em seguida, generaliza o ser, aproximando-o do protagonista.
no início da narrativa, o artigo é utilizado para construir e manter presente a ideia de proximidade e cumplicidade entre o peixe e o protagonista. Depois, com a morte do peixe, o ar t igo assume uma caracter íst ica de distanciamento entre os dois.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as informações a seguir.
I. Texto de diálogo
Locutor 1: Aquele rapaz insiste em vê-lo; quer falar sobre o novo processo. Ele parece muito ansioso. É um tipo perigoso, Excelência.
Locutor 2: Ah não! Isso aí é um criminoso! Se um juiz recebe em seu gabinete um sujeitinho condenado por tráfico, o que vai ser da reputação do magistrado? Dispense o homem, dispense...
II. Ao tratar da construção de cadeias coesivas, Ingedore V. Koch (O texto e a construção dos sentidos, p. 54) afirma que a escolha dos elementos linguísticos usados para fazer a remissão, o tom e o estilo podem constituir índices valiosos das atitudes, crenças e convicções do produtor do texto, bem como ele gostaria que o referente fosse visto pelos parceiros.
Tendo em vista o comentário da autora, é correto afirmar que é índice de atitude
de empatia, na fala do Locutor 1, a remissão a rapaz pelas expressões ele e tipo.
elogiosa, na fala do Locutor 2, a remissão a juiz pela expressão sinônima magistrado.
pejorativa, na fala do Locutor 2, a remissão a rapaz pelas expressões isso aí e sujeitinho.
de informalidade, na fala do Locutor 1, a remissão ao Locutor 2 pelos pronomes lo (em vê-lo) e Excelência.
valorativa, na fala do Locutor 2, a remissão ao Locutor 1 pela expressão homem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...