Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente o processo de formação das palavras destacadas em “ESTRELUA bem merecia o REPARO de uma solidão.”

  • A.

    composição por aglutinação, derivação parassintética.

  • B.

    derivação sufixal, composição por justaposição.

  • C.

    composição por justaposição, derivação por aglutinação.

  • D.

    derivação regressiva, derivação prefixal.

  • E.

    composição por aglutinação, derivação regressiva.

Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens que se seguem.

Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o período “Tal materialidade (...) época determinada” (l.29-33) poderia ser assim reescrito: O meio de comunicação, assim como as instituições responsáveis por reproduzir a cultura, é compreendido por essa materialidade, que, em um sentido amplo, abrange as relações entre meio de comunicação, instituições e hábitos mentais de certa época.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões 5, 6 e 7.

Na frase “Terei imenso prazer em autografá-la” o pronome oblíquo tem como referente:

  • A.

    Agendas

  • B.

    O livro

  • C.

    Exemplar

  • D.

    A obra

Com referência à ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 21.

Seriam mantidos os sentidos e a correção gramatical da oração iniciada por “Desde que” (l.3), se a forma verbal “compra”, nessa mesma linha, fosse substituída por compre.

  • C. Certo
  • E. Errado

“No anteprojeto a comissão de juristas – disse – chegou a aumentar penas e dificultar a concessão de benefícios aos que já estão presos, além de considerar, equivocadamente, que a prisão pode ser a solução para todos os males. No entanto, segundo ele, há algo de bom no atual debate: a proposta de reforma do Código Penal trouxe à tona para discussão temas considerados tabus e há muito evitados: aborto, eutanásia e prostituição”. Com relação aos componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.

  • A. A responsável pela ação de dizer algo na forma verbal “disse” é a comissão de juristas.
  • B. Após o termo “No anteprojeto” deveria obrigatoriamente haver uma vírgula.
  • C. O advérbio “equivocadamente” mostra uma opinião do autor da comissão de juristas.
  • D. O termo “no entanto” mostra um acréscimo ao que foi dito antes.
  • E. O emprego de dois pontos, ao final do segmento, equivale semanticamente a “ou seja”.

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 5, a ausência de vírgula depois do vocábulo “demográfico” indica que o pronome relativo “que” refere-se ao termo nuclear “abundância” (l.3).

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

A forma de apresentação dos atos oficiais, observada nos padrões de diagramação estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República, é reflexo da necessidade de padronização das comunicações expedidas pelos órgãos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções para responder às questões de números 17 a 20.

Em cada uma dessas questões, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Se a equipe ....... rapidamente os reparos da rede, não ...... a falta de água que os moradores ...... .

  • A.

    fizer - houverá - receiam

  • B.

    fizer - houverá - receam

  • C.

    fizer - haverá - receiam

  • D.

    fazer - haverá - receam

  • E.

    fazer - houverá - receiam

Considerando os determinantes do substantivo, pode-se afirmar que, no início da narrativa, a traíra era realmente, para o protagonista, “um peixe”, conforme aponta o título do texto; mas, no desenrolar da trama, ele já poderia se referir à traíra como “o peixe”, como comprova a passagem “– E agora? – disse para o peixe. – Quê que eu faço com você?...”, porque:

  • A.

    no início da narrativa, a indeterminação de sentido do artigo em relação ao peixe é usada para criar expectativa em torno da história, apontando para o distanciamento entre o protagonista e o peixe em questão. Logo depois, o artigo objetiva criar ambiguidade, dupla interpretação sobre isso.

  • B.

    no início da narrativa, o artigo faz referência precisa ao peixe, para atribuir um caráter mais pessoal, com forte conteúdo reflexivo, e mostrar a importância do peixe para o protagonista. Logo a seguir, o que se quer é a representação da voz que fala numa perspectiva mais impessoal.

  • C.

    no início da narrativa, o peixe é um desconhecido, igual a outros que a personagem principal viu. Depois, o artigo individualiza o peixe, não se trata mais de qualquer peixe, mas daquele ao qual a personagem se afeiçoou.

  • D.

    no início da narrativa, o artigo é usado com a finalidade de particularizar o ser ao qual se refere. Em seguida, generaliza o ser, aproximando-o do protagonista.

  • E.

    no início da narrativa, o artigo é utilizado para construir e manter presente a ideia de proximidade e cumplicidade entre o peixe e o protagonista. Depois, com a morte do peixe, o ar t igo assume uma caracter íst ica de distanciamento entre os dois.

Considere as informações a seguir.

I. Texto de diálogo

Locutor 1: – Aquele rapaz insiste em vê-lo; quer falar sobre o novo processo. Ele parece muito ansioso. É um tipo perigoso, Excelência.

Locutor 2: – Ah não! Isso aí é um criminoso! Se um juiz recebe em seu gabinete um sujeitinho condenado por tráfico, o que vai ser da reputação do magistrado? Dispense o homem, dispense...

II. Ao tratar da construção de cadeias coesivas, Ingedore V. Koch (O texto e a construção dos sentidos, p. 54) afirma que “a escolha dos elementos linguísticos usados para fazer a remissão, o tom e o estilo podem constituir índices valiosos das atitudes, crenças e convicções do produtor do texto, bem como ele gostaria que o referente fosse visto pelos parceiros”.

Tendo em vista o comentário da autora, é correto afirmar que é índice de atitude

  • A.

    de empatia, na fala do Locutor 1, a remissão a rapaz pelas expressões “ele” e “tipo”.

  • B.

    elogiosa, na fala do Locutor 2, a remissão a “juiz” pela expressão sinônima “magistrado”.

  • C.

    pejorativa, na fala do Locutor 2, a remissão a rapaz pelas expressões “isso aí” e “sujeitinho”.

  • D.

    de informalidade, na fala do Locutor 1, a remissão ao Locutor 2 pelos pronomes “lo” (em “vê-lo”) e “Excelência”.

  • E.

    valorativa, na fala do Locutor 2, a remissão ao Locutor 1 pela expressão “homem”.

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