Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere o trecho.
Em audiência pública realizada na última sexta-feira (24), o ministro Marco Aurélio se mostrou preocupado e afirmou que tem receio de que o julgamento do mensalão não termine até o final do ano.
Nesse trecho, a relação estabelecida entre as orações ligadas pela conjunção e é de
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta em relação à ocorrência de crase.
Os senhores saíram à francesa, pois estavam intimidados com suas esposas que calçavam sapatos à Luis XV.
Quando se referiam àquele lugar, sentiam o coração palpitar.
A professora aposentada, quando necessário, fazia às vezes da coordenadora.
No final do ano, os alunos do Ensino Médio irão à Feira de Profissões.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Assinale o diminutivo depreciativo:
Jornal jornaleco;
Chuva chuvisco;
Nó nódulo;
Bandeira bandeirola;
Raiz radícula.

... justamente onde funcionavam as principais repartições públicas da Colônia.
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:
O tráfico negreiro, por si só, era um dos setores mais dinâmicos da economia.
O Valongo deixou de ser porto negreiro em 1831 ...
Os historiadores estimam ...
... a prefeitura pôs em execução uma ampla reforma da decadente zona portuária.
... os burocratas começaram a ficar perturbados ...

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta quanto ao quarto e ao quinto parágrafos.
No trecho: Em que pese a informalidade do mercado, do quarto parágrafo, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por Graças à.
No trecho: o tutor terá de se resignar ao estilo de vida próprio dos adolescentes abastados, do quarto parágrafo, a forma verbal destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por se aferrar.
Um ajuste gramatical necessário ao período inicial do quinto parágrafo, recato e à discrição que deverão presidir as atividades do tutor é a anteposição da preposição com ao pronome sublinhado, para respeitar a regência do verbo presidir.
Na oração: ele terá de se comportar segundo uma espécie de autoridade tímida, é permitida a colocação do pronome destacado depois da forma verbal no infinitivo.

O que definia o século XIX era a mudança: mudança em termos de e em função dos objetivos das regiões dinâmicas do Atlântico norte, que eram, à época, o núcleo do capitalismo mundial.
Estrutura que considera, como a destacada acima, corretamente as regências, encontra-se em frases que seguem, com EXCEÇÃO desta única:
Comprovou que e alegou de que os documentos eram originais.
Segurou o menino com e pela mão esquerda.
Por conta de e para saldar as dívidas, penhorou seu único imóvel.
Necessitava de e exigia os documentos que haviam ficado retidos indevidamente.
Os estados se unificaram em e por uma sólida confederação.
Julgue os itens seguintes, relativos à redação de correspondências oficiais.
O caráter informal da comunicação por meio do correio eletrônico opõe-se a requisitos básicos da comunicação oficial como formalidade e padronização, razão por que esse meio não pode ser utilizado pelos órgãos da administração pública para transmissão de mensagens e documentos oficiais.
O próximo item apresenta fragmento adaptado de comunicação oficial; julgue-o no que se refere à adequação da sua linguagem a um documento oficial.
A definição do valor da multa e da destinação do valor arrecadado serão discutidos com a diretoria das empresas de telefonia, no próximo encontro, onde serão mostrados os resultados da última pesquisa de satisfação do usuário desses serviços no país.

Está INADEQUADO o emprego do elemento sublinhado na frase:
No ônibus de viagem, ao qual recorro regularmente, sou quase uma ilha em meio às mais variadas conexões.
Ao contrário de outros tempos, já não é mais ao crepúsculo que me atenho em minhas viagens.
A conectividade está nos conduzindo a um destino com o qual ninguém se arrisca a prever.
As pessoas absortas em suas conexões parecem imergir numa espécie de solidão com cujo sentido é difícil de atinar.
O cronista considera que nossas necessidades permanentes, às quais alude no último parágrafo, disfarçam- se em meio a tantas conexões.
Marque a opção cujas frases apresentam pronomes demonstrativos.
I. A mulher cujo filho ganhou na loteria foi morar no exterior.
II. São inconsequentes os que agem dessa forma.
III. Ele já sabia que tais notícias viriam à tona após sua renúncia.
IV. O garoto chegou a sua casa cansado.
V. Nesta tarde, teremos a confraternização da empresa.
I e V, apenas.
II, III e IV.
II, III e V.
I e IV, apenas.
III e V, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...