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Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços do texto, de acordo com a ordem em que eles aparecem:

Considerando as disposições constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, relativos ao exemplo de memorando acima e a aspectos referentes a esse padrão de documento.
A forma de tratamento Vossa Senhoria poderia ser substituída por Vossa Excelência, em virtude de referir-se a autoridade de hierarquia superior da instituição.
Quanto à repetição da expressão "principalmente no interior", isolada por aspas, é correto afirmar que se trata de
insistência desnecessária, a se considerarem os comentários referentes à enorme popularidade atingida pelo rádio.
recurso estilístico para realçar, com viés pejorativo, a pouca instrução dos ouvintes do rádio, na maioria, analfabetos.
justificativa aceitável para o fato de o autor não ter sido reconhecido pelos ouvintes, na época, como um prestigiado cronista.
ironia com relação ao bordão repetido por todos sobre a penetração do rádio como meio de comunicação na época.

Analise as assertivas a seguir sobre a pontuação do texto.
I. As vírgulas da linha 02 estão sendo utilizadas em substituição à forma verbal protege.
II. As três primeiras vírgulas da linha 15 separam termos de mesma função sintática.
III. Na linha 10, o ponto depois de ciências poderia ser substituído por ponto e vírgula sem causar incorreção à frase.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que contém uma palavra que, em relação à acentuação gráfica, CONTRARIA a norma padrão:
A educação corporativa e os sistemas de gestão tem um papel essencial nisto.
Essa nova visão pressupõe um processo de profunda mudança na cultura organizacional e, consequentemente, nos processos, produtos e, em última análise, nos modelos de negócio.
As empresas podem, por exemplo, provocar momentos de formação sobre o tema da responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, convidando seus públicos de interesse a refletirem sobre sua atuação em relação a essas questões.
O público interno reconstrói um contexto organizacional mais inclusivo e viável.
Vêm sendo extremamente manipuladas as contas relativas às questões sociais.
Língua Portuguesa - Crase - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012

Assinale a opção em que NÃO ocorre o acento da crase, como acontece em ela parece que voltou a viver.
Obedeçam a professora.
Estavam junto a porta.
Vou aquele cinema.
Estava a beira de um ataque de nervos.
Não assisto a filmes de suspense.
O elemento em destaque está empregado corretamente na frase:
O desempenho de ummaualuno deixa a desejar.
Um mal professor não é capaz de incentivar os alunos.
O aluno respondeu mauaos questionamentos do professor.
O maudesse curso reside na falta de bibliotecas.
O curso presencial foi mau recebido pelos alunos.



Está adequada a flexão de todos os verbos da frase:
É possível que ele requera imediatamente sua aposentadoria; otimista, espera que o pedido não lhe seja denegado.
O autor estaria disposto a trabalhar no que lhe conviesse, depois de aposentado, para assim imunizar-se contra os males do ócio.
Se o autor manter com disciplina o cômputo diário do que resta para aposentar-se, fará contas pelos próximos seis meses e 28 dias.
Se nos propormos a trabalhar depois de aposentados, evitaremos os males que costumam acometer os ociosos.
Os que haverem de se aposentar proximamente serão submissos a uma averiguação, a fim de serem saldadas as dívidas pendentes.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao primeiro e ao segundo parágrafos.
O trecho justificada pelo fato de os professores portugueses necessitarem de coisas trazidas da Europa, do primeiro parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: justificada pelo fato dos professores portugueses necessitarem de coisas trazidas da Europa.
No trecho: coisas trazidas da Europa, às quais estavam acostumados, enquanto os nacionais consumiam produtos locais, mais baratos, do primeiro parágrafo, suprimir a primeira e a última ocorrência da vírgula não caracteriza erro gramatical, mas implica alteração de sentido.
O trecho Uma questão curiosa (...) é de como ocorria a relação entre as aulas dadas, do segundo parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: Uma questão curiosa (...) refere-se à relação entre as aulas dadas.
O trecho Se lembrarmos que quem deveria providenciar o pagamento dos professores era um órgão central pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: Se lembrarmos de que aquele que deveria providenciar o pagamento dos professores era um órgão central.
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