Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado em uma forma do singular para preencher de modo adequado a lacuna da frase:

  • A.

    A Claude Lévi-Strauss não ...... (sensibilizar) os louvores com que nossa sociedade costuma homenagear o personalismo.

  • B.

    Intelectuais como Lévi-Strauss não se ...... (permitir) cultivar vaidades e futilidades, preferindo concentrarse em seu trabalho.

  • C.

    Não ...... (faltar) ao livro de memórias de Lévi-Strauss relatos de experiências pessoais que marcaram a vida do antropólogo.

  • D.

    ...... (transparecer) nas páginas da biografia escrita por Wilcken a harmonia possível entre um homem de letras e um cientista.

  • E.

    Não ...... (constar) do livro de memórias de Lévi-Strauss confissões sentimentais ou apelos piegas.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em “...vontade de descobrir o FUNCIONAMENTO...” (parágrafo 4), o sufixo - MENTO da palavra destacada tem o mesmo significado que na palavra:

  • A.

    acampamento.

  • B.

    armamento.

  • C.

    estabelecimento.

  • D.

    casamento.

  • E.

    alojamento.

Ao separarmos as sílabas da palavra maracatu, teremos:

  • A.

    Ma-ra-catu.

  • B.

    Mara-ca-tu

  • C.

    Ma-ra-ca-tu.

  • D.

    Mar-a-ca-tu.

Considere a frase Da primeira fase, ficaram trinta e tantas cartas; da segunda, pouco mais de uma dezena e as assertivas abaixo.

I. A autora valeu-se de duas distintas formas que a língua oferece para indicar "quantidade não precisamente determinada, mas superior à cifra fornecida".

II. A forma verbal pode, na dependência de contextos, equivaler a "procederam", "tiveram origem", ou a "foram conservadas", supondo-se, neste último caso, que outras cartas podem ter sido escritas, mas podem ter-se perdido.

III. A substituição de ficaram por "proviram" não afeta nem o sentido, nem a correção originais.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, apenas.

... de modo que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925.

Considerando-se o contexto, o verbo grifado acima está empregado como

  • A.

    transitivo indireto pronominal.

  • B.

    transitivo indireto.

  • C.

    bitransitivo.

  • D.

    transitivo direto.

  • E.

    intransitivo.

O primeiro período do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Dotado o ser humano de inteligência e sabedoria, é capaz de criar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta o mesmo tipo de frase contido em “A diretora da Fundação Pensamento Digital, Marta Voeclker, aponta que a escola pode ‘mudar de paradigma’ a partir da tecnologia.”

  • A.

    Por favor, faça-o participar das atividades interdisciplinares.

  • B.

    Bons ventos o levem!

  • C.

    Os esforços para melhorar o ensino devem ser valorizados.

  • D.

    Não compreendo por que a música não está na matriz curricular.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, que tratam da redação de correspondências oficiais em seus múltiplos aspectos.

No ofício, quando se indica o destinatário, deve-se incluir, além do nome e do cargo, o endereço da pessoa a quem o expediente é dirigido.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A expressão “em que” (l.4) poderia ser corretamente substituída por onde ou por no qual, sem que houvesse prejuízo à correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    Como antropólogo, Lévi-Strauss, revolucionou o conceito de cultura até então utilizado, em sentido muito restrito, em prejuízo por exemplo do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antropólogo foi estudar de perto participando de seu cotidiano.

  • B.

    Como antropólogo Lévi-Strauss revolucionou o conceito de cultura até então utilizado, em sentido muito restrito em prejuízo, por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos que, o antropólogo, foi estudar de perto, participando de seu cotidiano.

  • C.

    Como antropólogo, Lévi-Strauss revolucionou o conceito de cultura, até então utilizado em sentido muito restrito, em prejuízo, por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antropólogo foi estudar de perto, participando de seu cotidiano.

  • D.

    Como antropólogo, Lévi-Strauss revolucionou o conceito de cultura, até então, utilizado em sentido muito restrito, em prejuízo por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antropólogo foi estudar, de perto, participando de seu cotidiano.

  • E.

    Como antropólogo Lévi-Strauss revolucionou o conceito de cultura até então, utilizado, em sentido muito restrito, em prejuízo por exemplo do reconhecimento do saber, dos povos primitivos, que o antropólogo foi estudar, de perto participando de seu cotidiano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...