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Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado em uma forma do singular para preencher de modo adequado a lacuna da frase:
A Claude Lévi-Strauss não ...... (sensibilizar) os louvores com que nossa sociedade costuma homenagear o personalismo.
Intelectuais como Lévi-Strauss não se ...... (permitir) cultivar vaidades e futilidades, preferindo concentrarse em seu trabalho.
Não ...... (faltar) ao livro de memórias de Lévi-Strauss relatos de experiências pessoais que marcaram a vida do antropólogo.
...... (transparecer) nas páginas da biografia escrita por Wilcken a harmonia possível entre um homem de letras e um cientista.
Não ...... (constar) do livro de memórias de Lévi-Strauss confissões sentimentais ou apelos piegas.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em ...vontade de descobrir o FUNCIONAMENTO... (parágrafo 4), o sufixo - MENTO da palavra destacada tem o mesmo significado que na palavra:
acampamento.
armamento.
estabelecimento.
casamento.
alojamento.

Ao separarmos as sílabas da palavra maracatu, teremos:
Ma-ra-catu.
Mara-ca-tu
Ma-ra-ca-tu.
Mar-a-ca-tu.

Considere a frase Da primeira fase, ficaram trinta e tantas cartas; da segunda, pouco mais de uma dezena e as assertivas abaixo.
I. A autora valeu-se de duas distintas formas que a língua oferece para indicar "quantidade não precisamente determinada, mas superior à cifra fornecida".
II. A forma verbal pode, na dependência de contextos, equivaler a "procederam", "tiveram origem", ou a "foram conservadas", supondo-se, neste último caso, que outras cartas podem ter sido escritas, mas podem ter-se perdido.
III. A substituição de ficaram por "proviram" não afeta nem o sentido, nem a correção originais.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.

... de modo que ele próprio o anunciou no orçamento de 1925.
Considerando-se o contexto, o verbo grifado acima está empregado comotransitivo indireto pronominal.
transitivo indireto.
bitransitivo.
transitivo direto.
intransitivo.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012

O primeiro período do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Dotado o ser humano de inteligência e sabedoria, é capaz de criar.

Assinale a alternativa que apresenta o mesmo tipo de frase contido em A diretora da Fundação Pensamento Digital, Marta Voeclker, aponta que a escola pode mudar de paradigma a partir da tecnologia.
Por favor, faça-o participar das atividades interdisciplinares.
Bons ventos o levem!
Os esforços para melhorar o ensino devem ser valorizados.
Não compreendo por que a música não está na matriz curricular.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, que tratam da redação de correspondências oficiais em seus múltiplos aspectos.
No ofício, quando se indica o destinatário, deve-se incluir, além do nome e do cargo, o endereço da pessoa a quem o expediente é dirigido.

A expressão em que (l.4) poderia ser corretamente substituída por onde ou por no qual, sem que houvesse prejuízo à correção gramatical do texto.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:
Como antropólogo, Lévi-Strauss, revolucionou o conceito de cultura até então utilizado, em sentido muito restrito, em prejuízo por exemplo do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antropólogo foi estudar de perto participando de seu cotidiano.
Como antropólogo Lévi-Strauss revolucionou o conceito de cultura até então utilizado, em sentido muito restrito em prejuízo, por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos que, o antropólogo, foi estudar de perto, participando de seu cotidiano.
Como antropólogo, Lévi-Strauss revolucionou o conceito de cultura, até então utilizado em sentido muito restrito, em prejuízo, por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antropólogo foi estudar de perto, participando de seu cotidiano.
Como antropólogo, Lévi-Strauss revolucionou o conceito de cultura, até então, utilizado em sentido muito restrito, em prejuízo por exemplo, do reconhecimento do saber dos povos primitivos, que o antropólogo foi estudar, de perto, participando de seu cotidiano.
Como antropólogo Lévi-Strauss revolucionou o conceito de cultura até então, utilizado, em sentido muito restrito, em prejuízo por exemplo do reconhecimento do saber, dos povos primitivos, que o antropólogo foi estudar, de perto participando de seu cotidiano.
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