Questões de Língua Portuguesa

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Texto para as questões 5, 6 e 7.

Em relação à acentuação, marque a alternativa em que a palavra foi acentuada pelo mesmo motivo da palavra “autógrafos” (os acentos foram retirados propositalmente).

  • A.

    Semaforo

  • B.

    Nobel

  • C.

    Secretaria

  • D.

    Nuvem

Marque a opção que apresenta classificação INCORRETA da palavra destacada.

  • A.

    Adeus, astros da noite! (interjeição)

  • B.

    Vestimo-nos conforme a moda consequente e o estado de espírito corrente. (preposição)

  • C.

    Outrora as pessoas falavam demais. (advérbio)

  • D.

    O que era simples regato tornou-se torrente. (artigo definido)

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo adequado a lacuna da seguinte frase:

  • A.

    As acusações que ...... (promover) quem defende o "assembleísmo" baseiam-se na decantada "soberania" das assembleias.

  • B.

    Não ...... (convir) aos radicais da meritocracia admitir que pode haver boas resoluções obtidas pelo critério do voto.

  • C.

    Por que ...... (haver) de caber a um simples passageiro as responsabilidades do comando de uma aeronave?

  • D.

    O que aos bons políticos não ...... (poder) faltar, sobretudo nos momentos de decisão, é o espírito público.

  • E.

    Não ...... (caber) às associações de classe, em assembleias, avaliar o mérito técnico, julgar a qualificação profissional de alguém.

Enquanto o primeiro é regido por valores como amor e lealdade, o segundo tem como marca indexadores monetários e contratos. (L. 25-27) Assinale a alternativa que poderia substituir Enquanto no período anterior, sem modificação de sentido.

  • A. Como
  • B. Já que
  • C. Ao passo que
  • D. Quando

Para responder às questões de 30 a 33, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.

Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Estaria o autor sugerindo que, em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.

Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

  • A.

    Como poderíamos explicar o fato de que, em outras palavras, um texto que, aborda a rivalidade entre autor e revisor, entre outros temas, acaba levando a melhor o revisor subversivo? Estaria o autor sugerindo que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.

  • B.

    Poderíamos explicar o fato de um texto que, entre outros temas, aborda, em outras palavras, a rivalidade entre autor e revisor, onde o revisor subversivo acaba levando a melhor? Estaria sugerindo o autor que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não exatamente.

  • C.

    Em outras palavras, como se explicar que é o revisor subversivo que acaba levando a melhor em um texto em que, entre outros temas, é abordada a rivalidade entre autor e revisor? Estaria o autor sugerindo que abra mão, em algum nível subterrâneo, da autoridade e dos direitos associados, geralmente, à autoria? Não, exatamente.

  • D.

    Como, em outras palavras, poderíamos explicar o fato de que, entre outros temas, um texto do qual acaba levando a melhor o revisor subversivo da rivalidade entre autor e revisor? Estaria sugerindo que o autor abra mão, em algum nível subterrâneo da autoridade e dos direitos associados à autoria geralmente? Não, exatamente.

  • E.

    Em outras palavras, como poderíamos explicar, o fato de, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, ser o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Em algum nível subterrâneo, estaria o autor sugerindo que, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Exatamente não.

 

Julgue os itens de 1 a 10, relativos ao texto acima.

O trecho “em conjunto com a economia e com o bem-estar da sociedade local” (l.27-29) é complemento do termo nominal “compreensão” (l.26).

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta no que se refere a elementos constitutivos de frases, orações e períodos do texto.

  • A.

    Na linha 29, os termos “o governo” e “a oposição” exercem a função de sujeito da oração a que pertencem.

  • B.

    A oração “que precede o seu projeto de reforma administrativa” (l.4-5) e a locução “do seu projeto de reforma administrativa” (l.17-18) esclarecem a significação do termo antecedente “relatório” (l.4 e 17).

  • C.

    No período “Ora, nem a reforma do Sr. Luciano se efetuará, nem a reforma do Sr. Sampaio se realizarᔠ(l.25-26), o emprego do pronome “se”, nas duas ocorrências, é exemplo de repetição de elemento gramatical como recurso de ênfase.

  • D.

    Em suas duas ocorrências, as formas verbais “Registremos” (l.1 e 14) e “Vamos guardá-la” (l.2 e 15), equivalentes no que se refere a tempo verbal, introduzem enunciados que expressam ordem.

  • E.

    O advérbio “Aí” (l.7) reforça a localização espacial dos elementos referidos pelo pronome demonstrativo “esta”, na expressão “esta preciosa declaração” (l.1), e evoca sinal gestual.

Assinale a alternativa em que a palavra COMO expressa a mesma ideia que em: ~

COMO todos sabem, o papel da mulher tem se modificado através dos anos.

  • A.

    Como a mulher conseguiu se desvencilhar desta situação?

  • B.

    O rapaz seguiu para a direita como o haviam orientado.

  • C.

    Como não me respondeu, resolvi procurá-lo pessoalmente.

  • D.

    Não só trabalha, como continua a cuidar dos filhos.

  • E.

    Como o texto estava em inglês, precisávamos traduzi-lo.

Analise, nos próximos excertos de textos da redação oficial e da empresarial, o emprego dos pronomes pessoais de tratamento e oblíquos.

Assinale a alternativa na qual as normas prescritas para o emprego desses pronomes são respeitadas.

  • A.

    Contamos com a colaboração de V.S. para a lisura do processo eleitoral.

  • B.

    Ficamos honrados com Vossa iniciativa […] após analisarmos Vossa proposta.

  • C.

    Sua presença na reunião é imprescindível, pois a comissão organizadora do evento precisa discutir consigo as atribuições específicas de cada comissão.

  • D.

    Na sua comunicação, Vossa Excelência ressalva a necessidade de que, na definição da demarcação das terras indígenas, sejam consideradas as características socioeconômicas regionais.

  • E.

    Analisando o currículo, notamos que o Senhor tem boas qualificações e é um dos melhores representantes do mercado de construção.

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

De acordo com o MRPR, os fechos “Atenciosamente” e “Respeitosamente” são restritos a comunicações oficiais emitidas pelos Poderes Executivo e Judiciário.

  • C. Certo
  • E. Errado
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