Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a frase em que a palavra em destaque está corretamente flexionada no plural, de acordo com a norma culta da língua.

  • A. Os abaixo-assinado serão encaminhados às subprefeituras.
  • B. Para chegar ao alto da torre, tivemos de subir mais de cem degrais.
  • C. O projeto trará benefícios a todos os cidadãos.
  • D. Os escrivões desse cartório são funcionários muito antigos.
  • E. Os guarda-civis ameaçam entrar em greve.

Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém o sentido e a correção gramatical do trecho “o ministro do Reino e o chefe da oposição declaram, oficialmente, o país num estado deplorável de administração” (l.22-24).

  • A.

    oficialmente, o ministro do Reino, e também o chefe da oposição, declaram, o país num estado deplorável administrativo

  • B.

    o país é declarado, pelo ministro do Reino e chefe da oposição, oficialmente, deplorável, em estado administrativo

  • C.

    declarado estado deplorável, oficialmente, de administração do país, por Ministro, do Reino, e chefe, da oposição

  • D.

    o país é oficialmente declarado em estado administrativo deplorável tanto pelo ministro do Reino como pelo chefe da oposição

  • E.

    o estado administrativamente deplorável do país é declarado oficialmente, pelo ministro do Reino assim como pelo chefe da oposição

Considerando a função dos pronomes pessoais como complementos verbais, assinale a alternativa que expressa INCORRETAMENTE a relação entre o pronome e a função por ele desempenhada.

  • A.

    “A gente tropeça nele” (l. 13) – objeto indireto.

  • B.

    “E nós o abraçamos como salvação” (l. 29 e 30) – objeto direto.

  • C.

    “e nos dão aquela sensação deliciosa” (l. 39 e 40) – objeto indireto.

  • D.

    “da melhor maneira que nos foi possível” (l. 40) – objeto direto.

  • E.

    “melhor gastá-la com coragem” (l. 41) – objeto direto.

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

Em “com os do mundo desenvolvido” (l.6-7), identifica-se elipse da expressão “recursos humanos” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

No trecho do Texto II “tô enrolado no trânsito”, a palavra enrolado poderia ser substituída, sem alteração do sentido, por

  • A.

    atrapalhado

  • B.

    impaciente

  • C.

    impaciente

  • D.

    inseguro

  • E.

    imóvel

Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20.

O texto do documento apresentado está adequadamente desenvolvido, com apresentação e detalhamento do assunto que motivou a comunicação, de forma clara, direta e concisa, e com conclusão que reitera a solicitação feita.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Além da polidez com que o assunto deve ser tratado em uma comunicação oficial, o emprego adequado dos pronomes de tratamento é determinante para conferir formalidade ao texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da adequação da linguagem e do formato do texto ao tipo de comunicação oficial, julgue o item a seguir.

O documento hipotético acima constitui um atestado que deve ser firmado por servidor em razão do cargo ocupado, ou da função exercida. Nesse tipo de documento, declara-se, a favor de outrem, a verdade de um fato, uma situação ou a existência de obrigação não necessariamente constante em livros ou documentos, geralmente de natureza transitória, passível de modificações frequentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Correspondência Oficial pode ser:

  • A.

    somente externa.

  • B.

    somente interna entre dois órgãos.

  • C.

    particular e interna.

  • D.

    somente interna entre dois setores.

  • E.

    interna ou externa.

Quanto ao emprego dos pronomes, no trecho destacado, a reescrita inadequada é referida no item:

  • A.

    A experiência humana se agrega ali.

  • B.

    Ali, agrega-se a experiência humana.

  • C.

    Ali, se agrega a experiência humana.

  • D.

    Ali, a experiência humana se agrega.

  • E.

    Ali, a experiência humana agrega-se.

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