Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a palavra que permanece igual no plural, sem passar por modificações:
Táxi;
Mel;
Dólar;
Fax;
Álcool.
Assinale a alternativa em que ocorre ERRO de concordância nominal.
O diretor do colégio não considera oportuno os comentários absurdos dos pais.
A palavra francesa naif significa ingênuo, espontâneo, puro [...]
Apenas dois barcos antigos abastecem todas as comunidades ribeirinhas.
Estranhos gritos e música vinham, à noite, daquela velha casa abandonada.

Substituindo-se o segmento grifado pelo que está entre parênteses, o verbo que deverá flexionar-se em uma forma do plural está em:
... o momento em que se dispôs a pintá-la... (os momentos)
... sobre a qual uma avassaladora tormenta cósmica se estende... (avassaladoras tormentas cósmicas)
... uma dessas telas mostra a entrada de um café com mesas na calçada... (cafés com mesas na calçada)
... a sucessão de pinceladas, de linhas e cores, aos poucos definiu uma paisagem noturna... (as paisagens noturnas)
... tem diante de si a tela em branco... (telas em branco)

Estão plenamente observadas as normas de concordância verbal na frase:
Dentro da elite nunca se criticou, diante da rotina do sistema penitenciário brasileiro, os horrores a que os presos são submetidos.
Reserva-se ao pobre, tantas vezes identificado como potencialmente perigoso, as opções da resignação ou da marginalidade social.
Sem altos investimentos não haverão como minimizar os horrores que vêm caracterizando as nossas penitenciárias.
A nenhum dos intérpretes de um fato faltarão argumentos para considerá-lo segundo seu interesse e sua conveniência.
Ainda que não lhes convenham fazer altos investimentos, as elites terão que calcular os custos de tanta violência.

Considerando os poemas acima e as características da poesia modernista, julgue os itens de 111 a 114.
O resgate da memória, observado no poema de Drummond, e a religiosidade, marca da poesia de Jorge de Lima, são características da poesia modernista já presentes nas obras dos escritores pré-modernistas.
Marque a alternativa em que todas as palavras apresentam um dígrafo:
Enxergar luxo bucho olho
Bicho passo carro banho
Fixo auxílio tóxico exame
Três seis dois cinco
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012

Observe o trecho extraído do texto: A esse respeito destaca-se o conceito de mediação, melhor dizendo, da aprendizagem mediada, que é proporcionada a partir de situações colaborativas. A repercussão dessas teorias refletiu-se na ênfase aos significados e funções sociais da escrita na alfabetização.
Sobre esse trecho é correto afirmar.
1. Aprendizagem mediada equivale ao conceito de mediação.
2. Se a palavra conceito estivesse no plural, para efeitos de concordância verbal, haveria alteração do tempo verbal do verbo destacar que seria assim escrito: destacam-se os conceitos de mediação .
3. Em a repercussão dessas teorias o pronome sublinhado tem uma função anafórica, se olhado o contexto em que se insere: no parágrafo e no texto como um todo.
4. A expressão sublinhada no trecho exemplifica casos de regência nominal em que os complementos são construídos com preposição.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
O Prefeito do Municipal de Pratinha desejando padronizar o serviço público de sua cidade, publicou um documento, determinando que todos os funcionários da edilidade a partir do dia primeiro próximo, os mesmos serão obrigados a entrar na repartição com o seu documento que o identifique como servidor da repartição. Neste caso, o Chefe maior da Edilidade irá emitir um(a):
Portaria
Memorando
Certidão
Curriculum Vitae
Requerimento
No que se refere à correção gramatical, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.
I. Em vai me passar a perna (linha 13), o pronome oblíquo me pode tanto vir enclítico ao verbo ir quanto ao verbo passar;
II. Em levou a mão à cabeça do Discípulo (linha 35), o uso do acento grave se justifica porque o verbo levar, no enunciado em questão, exige preposição a e o substantivo cabeça aceita a anteposição do artigo feminino;
III. Em consolava-o o minuto e meio que já tinha guardado na mochila (linhas 42 e 43), se a expressão o minuto e meio for trocada por dois minutos, a locução tinha guardado deve obrigatoriamente ir ao plural;
IV. Em quando chegar a hora de a onça beber água (linha 43), a preposição de e o artigo a podem também estar em junção (da), haja vista se tratar de um fenômeno fonético-sintático já respaldado, inclusive, em gramáticas de referência.

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.
A vírgula logo após financeiros (l.6) justifica-se porque isola elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração de itens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...