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Nas palavras anjinho, carrocinhas, nossa e recolhendo, podemos detectar oralmente o seguinte número de fonemas:
Três quatro dois quatro
Sete onze cinco dez
Cinco nove quatro oito
Três seis dois cinco

(...) ele afirma que não faz sentido nem obrigar uma pessoa a rezar nem proibi-la de fazê-lo.
Mantém-se, corretamente, o sentido da frase acima substituindo-se o segmento sublinhado por:
nem impor a alguém que reze, nem impedi-la de fazer o mesmo.
deixar de obrigar uma pessoa a rezar, ou lhe proibir de o fazer.
seja obrigar que uma pessoa reze, ou mesmo que o deixe de o praticar.
coagir alguém a que reze, ou impedi-lo de o fazer.
forçar uma pessoa para que reze, ou não fazê-la de modo algum.

... 43,9% do território amazônico está protegido.
O elemento em destaque exerce na frase acima a mesma função sintática que o segmento grifado exerce em:... Amapá, Roraima, Pará e Amazonas possuem mais da metade de seu território nessa categoria.
E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas...
Terras indígenas e unidades de conservação contribuem de modo quase parelho para o número total de áreas protegidas na Amazônia.
... nas quais é possível a extração controlada de madeira, por exemplo...
Quase metade da Amazônia brasileira pertence hoje à categoria de área protegida por lei contra a devastação...

O termo grifado abaixo liga orações estabelecendo relações semânticas entre elas, dando coerência ao texto. Sabendo disso, analise-o e assinale a alternativa que apresenta o valor semântico CORRETO que ele estabelece em: O diretor reconhece, porém, que o aumento das visitas não irá refletir de imediato na queda dos casos de dengue no município.
Conclusão.
Proporção.
Oposição.
Adição.


três designações denotativas e uma conotativa.
uma designação denotativa e três conotativas.
quatro designações denotativas.
duas designações denotativas e duas conotativas.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise as afirmativas abaixo sobre o processo sintático denominado Regência Verbal.
1. Na frase: Meu filho estuda muito, estudar tem sentido completo e não necessita complemento. É um verbo intransitivo. Muito é um adjunto adverbial e não um complemento verbal.
2. Na frase: O chefe de cozinha lhe ofereceu um prato saboroso, oferecer tem sentido incompleto e requer um complemento, que na frase é: um prato saboroso. É um verbo transitivo direto.
3. Na frase: Lavou-se, vestiu-se, calçou as botas temos exemplo de verbo pronominal.
4. Na frase: Flores, o presente que todas as mulheres gostam, gostar tem como termo regido a palavra flores e é transitivo direto neste caso específico, já que não apresenta preposição.
5. Está correta quanto à regência verbal a seguinte frase: Concentre sua atenção nos conteúdos que você tem maior dificuldade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
Dentre os documentos abaixo relacionados assinale o que é emitido por serventuário oficial, o qual cientifica-se da veracidade das informações, antes de emiti-lo.
Certidão
Requerimento
Ata
Edital
Portaria
No que se refere aos processos de referenciação, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.
I. Em Além disso, se não o comprasse ele (linha 07), o pronome oblíquo o se refere a um minuto e meio e o pronome pessoal ele se refere a Mestre;
II. Em outro o faria (linha 07), o pronome oblíquo o também se refere a um minuto e meio;
III. Em poderia considerar-se um milionário de minutos (linhas 08 e 09), a estratégia de não repetir lexicalmente o sujeito favorece a continuidade textual, uma vez que, no contexto, já está claro sobre qual sujeito se fala;
IV. Em São muito escrupulosos por lá (linha 46), os sujeitos (Mestre, Discípulo e Demo) não são repetidos lexicalmente porque o contexto deixa isso muito claro.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10

Em Ipod, iPad, iPhone, Bluetooth: não me perguntem a diferença entre uma coisa e outra. o uso dos dois-pontos ocorre para introduzir
a fala do personagem.
uma enumeração.
uma pergunta.
uma citação.
uma explicação.

Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 2, pode-se substituir diante das por perante as, sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do texto.{TITLE}
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